terça-feira, 12 de dezembro de 2023

A MEDITAÇÃO COMO UMA BÚSSOLA


A verdadeira tragédia da nossa época é que estamos tão cheios de desejos de felicidade, de sucesso, de riqueza, de poder, que estamos sempre a imaginar como poderíamos ser. Portanto, raramente nos conhecemos como somos e aceitamos a nossa situação no presente. Talvez sejamos pecadores e, se assim for, é importante que saibamos disso. Mas muito mais importante para nós é saber, através da experiência pessoal, que Deus é a base do nosso ser e que estamos enraizados Nele. Cada um de nós é convidado a aprender na meditação, na nossa quietude na Presença de Deus, que Nele temos tudo o que precisamos.

A oração tem muito pouco a ver com pedir isto ou aquilo. A oração é algo muito mais simples que isso. É ser um com Deus. E por que é tão difícil para nós? Penso que a dificuldade reside no fato de os homens do século XX viverem imersos numa sociedade materialista que valoriza tudo em termos de posse. Mesmo que sejamos mais espirituais na nossa visão da vida, podemos facilmente nos tornar materialistas espirituais. Em vez de acumular dinheiro, tentamos "entesourar" a graça ou a virtude. Mas o caminho da oração é o oposto, é o caminho da entrega, do despojamento. Essa ideia é extremamente difícil de aceitarmos, pois fomos educados para o sucesso, fomos ensinados que o mais importante é vencer e não perder. No entanto, Jesus nos diz que se quisermos encontrar a nossa vida, devemos primeiro perdê-la. Pronunciar e repetir o nosso mantra (*) é exatamente a nossa resposta a este mandamento de Jesus: estar completamente entregue a Ele, à Sua disposição, dar-Lhe toda a nossa atenção, a Ele o nosso coração, permanecer num estado de consciência indivisível, ou seja, ser um com Ele.

O mantra é como a agulha de uma bússola: ele sempre aponta na direção do seu próprio destino. Aponte sempre a verdadeira direção que você deve seguir, longe do ego, dentro de Deus. Se você pronunciar o mantra com generosidade, fidelidade e amor, ele sempre o apontará na direção de Deus.

Trecho “O abandono do desejo”, do livro “Fome de Profundidade e Significado”, de John Main OSB, (Cingapura: Medio Media, 2007), pp. 163-4.


Transcrição de Carla Cooper




Fonte: WCCM Espanha - Comunidad Mundial para la Meditación Cristiana
http://wccm.es/
Traduzido por WCCM España e para o português por este blog.
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal




Nota:
Para mais detalhes ver:

* CAMINHO DO MANTRA: https://coletaneas-espirituais.blogspot.com/2022/09/mantra-duas-maneiras-de-ser-particula-e.html

* JOHN MAIN E A MEDITAÇÃO CRISTÃ: https://coletaneas-espirituais.blogspot.com/2020/05/john-main-e-meditacao-crista.html


* Mantra, aqui neste contexto, é uma ou mais palavras, numa determinada língua, que tenha algum significado na condução da nossa meditação.

ENQUANTO AS MENTALIDADES NÃO MELHORAREM, NADA VERDADEIRAMENTE MELHORARÁ


Já houve tantas revoluções na História!

Quantas vezes os humanos fizeram a experiência de provocar mudanças! Mas a situação nunca teve melhorias muito profundas. Por quê? Porque, apesar dessas mudanças, os humanos não saíram do círculo vicioso das suas cobiças e dos seus instintos mal dominados.

Enquanto as mentalidades não melhorarem, nada melhorará verdadeiramente. É preciso sair da região dos apetites inferiores. Então, sim, as mudanças serão verdadeiras melhorias. Mas com os mesmos materiais, com os mesmos elementos, sejam quais forem as combinações, continuareis a viver as mesmas desordens e as mesmas tribulações.



Omraam Mikhaël Aïvanhov




Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

QUAL O SIGNIFICADO DA MANJEDOURA ONDE O MENINO JESUS FOI COLOCADO ? (A MÍSTICA DO NATAL)


Na história do Natal, lemos que o Menino Jesus foi colocado em uma manjedoura porque não havia mais quartos nas hospedarias. A manjedoura onde os animais se alimentam representa a mais inferior natureza dos desejos humanos.

Antes que o Cristo Interno possa nascer, os desejos inferiores devem ser expurgados e purificados. Assim, a purificação se torna um dos passos mais importantes no caminho da conquista. O corpo físico deve-se conservar limpo através de alimentação sadia, a mente iluminada por pensamentos puros e a vida enobrecida pelo serviço amoroso e desinteressado.

Durante o processo de purificação, o fogo espiritual espinhal é despertado dentro do canal espinhal e inicia sua ascensão até a cabeça. Este acontecimento desperta os centros pineal e pituitário na cabeça. É a brilhante luz destes dois centros que forma o halo representado na cabeça dos santos. Quando esta luz aumenta em intensidade e brilho, ela ilumina o plexo que conecta estas duas glândulas que formam a manjedoura no interior da cabeça (é importante notar que, no idioma egípcio, a palavra manjedoura significa luz). Então, este plexo de luz no interior da cabeça se transforma na nova manjedoura para o Cristo Nascente, pois agora, foi preparada a verdadeira hospedaria para Ele. Agora, há um quarto para Ele na hospedaria.

Assim, nós encontramos na bela história do Natal uma descrição oculta do nascimento do Cristo dentro de cada homem. Aqui é encontrado o verdadeiro significado do mais santo e elevado Natal para o Cristo que existe no interior de cada um e de toda a humanidade.


Corinne Heline



Fonte: "Questions and Answers on the Bible"
Fratenidade Rosacruz Max Heindel
https://fraternidaderosacruz.org.br/
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/jesus-cristo-deus-sagrado-esp%C3%ADrito-4671798/