O dia de Pentecostes é celebrado imediatamente após a Ascensão e é uma festa para envolver-se com o Espírito Santo. Yeshuah diz: “A paz que está com você é a minha paz que eu dou a você”. Quando Yeshuah volta ao Pleroma, a imagem da Pomba que vem das alturas nos concebeu a promessa de sua paz. O Espírito Santo é sempre a Presença feminina de Deus, também chamada Shechinah no misticismo hebraico. É a realização do caráter secreto da vida, porque por meio de sua forma mais santa de poder, toda a vida se torna sagrada. Este dia é uma das primeiras datas para a cerimônia de Confirmação, Iniciação de fogo e função intuitiva. Esta é a data que também coincide com Shavuot, a Festa hebraica que comemora a entrega da Lei (Torá) a Moisés.
LEITURAS
(At 2,1-11) 1Tendo-se completado o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um ruído como o agitar-se de um vendaval impetuoso, que encheu toda a casa onde se encontravam. 3Apareceram-lhes, então, línguas como de fogo, que se repartiam e que pousaram sobre cada um deles. 4E todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia se exprimissem. 5Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos vindos de todas as nações que há debaixo do céu. 6Com o ruído que se produziu a multidão acorreu e ficou perplexa, pois cada qual os ouvia falar em seu próprio idioma. 7Estupefatos e surpresos, diziam: "Não são, acaso, galileus todos esses que estão falando? 8Como é, pois, que os ouvimos falar, cada um de nós, no próprio idioma em que nascemos? 9Partos, medos e elamitas; habitantes da Mesopotâmia, da Judéia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frigia e da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia próximas de Cirene; romanos que aqui residem; 11tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes, nós os ouvimos apregoar em nossas próprias línguas as maravilhas de Deus!"
(1Cor 12,3b-7;12-13) 3Ninguém pode dizer: "Jesus é Senhor" a não ser no Espírito Santo. 4Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo; 5diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo; 6diversos modos de ação, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. 7Cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos. 12Com efeito, o corpo é um e, não obstante, tem muitos membros, mas todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, formam um só corpo. Assim também acontece com Cristo. 13Pois fomos todos batizados num só Espírito para ser um só corpo, judeus e gregos, escravos e livres, e todos bebemos de um só Espírito.
(Evangelho de Tomás/Tomé 29) Disse Jesus: Se a carne foi feita por causa do espírito, é isto maravilhoso. Mas, se o espírito foi feito por causa do corpo, é isto a maravilha das maravilhas. Eu, porém, estou maravilhado diante do seguinte: Como é que tamanha riqueza foi habitar em tanta pobreza?
COMENTÁRIO
A linguagem das festividades da Ascensão e Pentecostes é exclusiva de Lucas e as duas festividades constituem um único ato, que não pode ser visto separadamente: O INÍCIO DA IGREJA.
Lucas, que é um escritor muito habilidoso, fez a festa coincidir com a antiga festa pré-existente, o Pentecostes judaico, dando-lhe uma nova dimensão e significado. A festa de Pentecostes era a FESTA DOS FRUTOS ou da COLHEITA. Os judeus comemoravam também a festa da RECEPÇÃO DA LEI (Aliança), a Torá, que os constituiu como "Povo de Deus".
Lucas procura fazer-nos ver que o Espírito Santo é o «fruto» autêntico e definitivo da vida de Jesus, ou seja, a vida de Jesus não deve ser entendida apenas como sua experiência, mas como experiência que se "projeta" para toda a Humanidade, constituindo-a no novo e definitivo "Povo de Deus".
"Pentecostes" significa "50". Na linguagem popular, os números são carregados de simbolismo. "cinquenta" manifesta um novo começo que é o resultado de uma plenitude. Os "frutos" são também "sementes" de nova vida. "50" sugere a continuação da PLENITUDE já expressa no "7". 7 × 7 = 49: é a PLENITUDE. Então vem o "50", que recomeça a partir da PLENITUDE. A cada 50 anos a vida do povo se renova. (Ano jubileu - Levítico 25,10). Israel, como o "Povo Escolhido", atinge sua plenitude em Jesus Cristo. No novo Pentecostes reinicia o "Povo Eleito", só que agora universal e definitivo.
A UNIVERSALIDADE é uma característica marcante deste Novo Povo, expressa pelo simbolismo das linguas. "Residiam em Jerusalém judeus devotos de todas as nações debaixo do céu." Com a recepção do Espírito Santo descobrem que "todos se entendem". É a correção do que aconteceu quando a humanidade, na ânsia de "ser como os deuses", quis construir uma torre "que alcançasse o céu". A "Torre" simboliza "Poder", e o poder é inútil para o entendimento." A Torre de Babel é uma história mítica para expressar a diversidade de línguas, que impede que as pessoas compreendam-se umas às outras. E como não se entendiam, dispersaram-se.
O novo Pentecostes muda esta situação. Congrega a todos. As línguas tocam a cada pessoa da nova comunidade. São línguas vivas, de fogo. Graças a essas línguas, todos se entendiam e eles ouviram "as maravilhas de Deus proclamadas em suas próprias línguas". O que impede a compreensão não é a variedade de idiomas, mas a busca pelo poder ("torre"). Se o Espírito nos abre ao Amor, a variedade de idiomas não é um problema.
De fato, o Espírito repousa sobre todos. Além disso, nos outros Evangelhos, Jesus dá o Espírito a todos os discípulos... Sem distinção... Se continuássemos lendo veríamos como Pedro toma a palavra e dirige um discurso em que tenta explicar a cena que foi vivenciada. É que, para alguns, nunca parecia muito bom que o Espírito atuasse em todos igualmente.
Vimos o que diz São Paulo aos Coríntios na sua primeira Carta da Leitura escolhida para hoje: O Espírito nos dá a todos os seus dons, a cada um de uma maneira diferente. Recomenda-se a leitura capítulo 12, onde o apóstolo que caiu do cavalo explica as diferentes formas que o Espírito Santo deve agir em nós. Aqui devemos mencionar aqueles vícios que surgiram ao longo dos anos, consistindo em confundir universalidade com uniformidade e confronta-os precisamente com esta carta de São Paulo.
Infelizmente, os homens, perdidos pelo desejo de poder e riqueza, reconstruíram a TORRE DE BABEL e nós a instalamos no coração do Império ou dos Impérios. Felizmente, o Espírito Santo continua a agir nos corações dos homens justos e a verdadeira Igreja de Cristo nunca cessou de estar na Terra, porque ela veio estabelecer-se com força para sempre. Parafraseando o apóstolo Tomé, Jesus admirou-se que esta grande riqueza viesse ficar nesta grande pobreza.
ORAÇÃO
Deus nosso, que pelo mistério desta festa santificas a tua Igreja estendida entre as nações, derramai sobre toda a Terra os dons do Espírito Santo e infundi nos corações dos vossos fiéis as maravilhas que obrastes no início da pregação evangélica. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, e é Deus, para todo o sempre. Amém.
Fonte: Ekklesia Gnostica Apostolica Rosae+Crucis
Capilla de la Magdalena
Albons (Girona) España
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Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/pentecostes-esp%c3%adrito-santo-5066275/