sexta-feira, 19 de julho de 2013

COMUNICAÇÕES

"Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus." - (1 JOÃO, cap. 4, v 1)


Os novos discípulos do Evangelho, em seus agrupamentos de intercâmbio com o mundo espiritual, quase sempre manifestam ansiedade em estabelecer claras e perfeitas comunicações com o Além.

Se muitas vezes aparecem fracassos, nesse particular, se as experimentações são falhas de êxito, é que, na maioria dos casos, o indagador obedece muito mais ao egoísmo próprio que ao imperativo edificante.

O propósito de exclusividade, nesse sentido, abre larga porta ao engano. Através dela, malfeitores com instrumentos nocivos podem penetrar o templo, de vez que o aprendiz cerrou os olhos ao horizonte das verdades eternas.

Bela e humana a dilatação dos laços de amor que unem o homem encarnado aos familiares que o precederam na jornada de Além-Túmulo, mas é inaceitável que o estudante obrigue quem lhe serviu de pai ou de irmão a interferir nas situações particulares que lhe dizem respeito.

Haverá sempre quem dispense luz nas assembléias de homens sinceros, O programa de semelhante assistência, contudo, não pode ser substancialmente organizado pelas criaturas, muita vez inscientes das necessidades próprias. Em virtude disso, recomendou o apóstolo que o discípulo atente, não para quem fale, mas para a essência das palavras, a fim de certificar-se se o visitante vem de Deus.



Francisco Cândido Xavier/Emmanuel



Fonte: do livro "Caminho, Verdade e Vida" 
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

EGOÍSMO FINAMENTE DISFARÇADO

O desânimo de Arjuna era um caso de egoísmo finamente disfarçado. Ele foi um herói, até que chegou ao campo de batalha e tornou-se um covarde. Era tudo sobre "eu e meu", "eu vou para o inferno, eu preferiria implorar, eu não vou lutar contra o meu tio, meu guru, meu primo etc." "Eu e meu" são duas presas venenosas; elas devem ser removidas para que você se torne inofensivo. Krishna aconselhou Arjuna: "Você não está matando, por isso não seja vaidoso; eles são imortais; a sentença de morte de seus corpos já foi pronunciada e você está apenas executando a vontade de Deus!" Krishna tornou Arjuna consciente de si mesmo e removeu seus delírios. Arjuna percebeu que era apenas um instrumento nas mãos do Senhor. Você também deve aprender com essa lição, caso contrário, não haverá fim ao seu sofrimento. Sempre reze "Thamaso maa jyothirgamaya" - Conduza-me da escuridão para a luz. O egoísmo são as trevas (thamas); Rendição (Sharanagathi) é a luz.





Sathya Sai Baba



Fonte: www.sathyasai.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

LIBERDADE DO CONDICIONAMENTO

O desejo de libertar a si mesmo do condicionamento apenas favorece o condicionamento. Mas se, em vez de tentar suprimir o desejo, a pessoa compreender todo o processo do desejo, nessa própria compreensão vem a liberdade do condicionamento. Liberdade do condicionamento não é um resultado direto. Compreende? Se eu me determino deliberadamente a me libertar de meu condicionamento, esse desejo cria seu próprio condicionamento. Posso destruir uma forma de condicionamento mas fico preso em outra. Ao contrário, se houver uma compreensão do desejo em si, que inclui o desejo de ser livre, então essa própria compreensão destrói todo o condicionamento. Liberdade do condicionamento é um subproduto; não é importante. A coisa importante é compreender o que cria o condicionamento.



J. Krishnamurti



Fonte: The Book of Life
http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal