segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

UMA CHAMADA À PLENITUDE DA VIDA


Uma das coisas que aprendemos na meditação é a prioridade do ser sobre a ação. Na verdade, nenhuma ação tem verdadeiro significado se não brotar do fundo do nosso ser.

Esta é a razão pela qual a meditação é um caminho que nos leva da superficialidade à profundidade. E somos convidados para isso. Aprender a ser é aprender a viver a vida ao máximo. É o aprendizado de começar a ser gente plena. O que há de misterioso na revelação cristã é que quando vivemos plenamente as nossas vidas, experimentamos as consequências eternas da nossa própria criação. Desta forma, não vivemos como se estivéssemos esgotando um tempo limitado de vida que recebemos ao nascer. O que Jesus nos ensinou é que nos tornamos infinitamente cheios de vida quando permanecemos unidos com a fonte do nosso ser, o nosso Criador, aquele que se descreve como “Eu Sou”.

A arte de viver, de viver a nossa vida como seres humanos, é a arte de viver a novidade eterna da nossa origem e de viver plenamente a partir do nosso centro, o nosso espírito, que brota da mão criativa de Deus. O que há de terrível na vida moderna e materialista é que ela pode tornar-se tão superficial que nos priva do reconhecimento da profundidade do nosso ser e das possibilidades que existem para cada um de nós. Este reconhecimento ocorre, gradualmente, se passarmos algum tempo iniciando na disciplina da meditação.

Os cristãos são guiados para esta fonte do nosso ser através de Jesus, o homem plenamente realizado, a pessoa totalmente aberta a Deus. Quando meditamos, podemos não reconhecer o nosso guia. É por isso que o caminho cristão é sempre um caminho de fé.

Porém, à medida que nos aproximamos do centro do nosso ser, quando entramos nas profundezas do nosso coração, somos capazes de reconhecer o nosso guia, o nosso professor interior. E ali, no fundo de nós, somos recebidos pelo Ser que chama cada um de nós à plenitude pessoal do ser. As consequências ou resultados da meditação são esta plenitude de vida: harmonia, unidade e energia, uma energia divina que encontramos no nosso próprio coração, no nosso próprio espírito. Essa energia é a energia de toda a criação. E como Jesus nos diz, essa energia é a energia do Amor.



Transcrito por Carla Cooper



Fonte: “A Call to the Fullness of Life”, trecho do livro “Christ Moment”, de John Main (Nova York: Continuum, 1998), pp. 110-111.
WCCM Espanha - Comunidad Mundial para la Meditación Cristiana
http://wccm.es/
Traduzido por WCCM España e para o português por este blog.
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/ioga-zen-medita%C3%A7%C3%A3o-lua-relaxamento-5046282/



Nota: Para mais detalhes ver:

* CAMINHO DO MANTRA: https://coletaneas-espirituais.blogspot.com/2022/09/mantra-duas-maneiras-de-ser-particula-e.html

* JOHN MAIN E A MEDITAÇÃO CRISTÃ: https://coletaneas-espirituais.blogspot.com/2020/05/john-main-e-meditacao-crista.html

AMARRAS COM O MUNDO TERRENO


Todos os dias devemos lutar contra as nossas próprias trevas, contra aquilo que de mais denso há em nós. Sim, lutar todos os dias. Perguntar-me-eis: «Mas até quando isso irá durar?» Enquanto o homem vier encarnar-se na Terra, deverá ter um corpo físico, e um corpo, por natureza, é pesado, grosseiro, não pode escapar à ação da matéria. No dia em que cortar definitivamente as amarras com o mundo terreno, no final da sua evolução (terrestre), o homem escapará a esse esmagamento, a essa escuridão, mas, enquanto estiver na Terra, não poderá escapar-lhe; não há que ter ilusões nesse sentido. A única diferença está em que o verdadeiro espiritualista, que está consciente destes processos, luta, aferra-se ao Senhor, à luz, ao amor, à esperança, à fé. Ele ora, medita e, interiormente, vai conseguindo libertar-se cada vez mais desse peso.



Omraam Mikhaël Aïvanhov




Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal