domingo, 8 de dezembro de 2013

VER A PRESENÇA DE DEUS

A vida que experimentamos aqui nesta Terra frequentemente está coberta com véus de negatividade. De fato, num mundo onde o caos é abundante, desde terremotos até grandes inundações, ataques terroristas e guerras, podemos nos perguntar se há alguma forma segura de estarmos protegidos.

Segundo os cabalistas, temos o poder, através de nossas ações positivas e de nossa habilidade e desejo de compartilhar com os outros, de criar um escudo espiritual que nos proteja de qualquer coisa negativa que cruze em nosso caminho. Por quê? Porque vivemos num mundo de manifestação, num mundo onde o Criador se revela através de nossas ações positivas.

Muitas vezes pedimos para ver a Deus, como um auxílio para sentir Sua Presença. Mas em nossa busca, frequentemente deixamos passar por alto as oportunidades de experimentar o Criador que está exatamente diante de nós a todo o momento.




Karen Berg



Fonte: Centro de Cabala
www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: www.imageafter.com

TODO PENSAMENTO É DISTRAÇÃO

Uma mente que é competitiva, presa no conflito de vir a ser, pensando em termos de comparação, não é capaz de descobrir o real. Pensamento-sentimento que é intensamente vigilante está no processo de constante autodescoberta - em que a descoberta, sendo verdadeira, é libertadora e criativa. Tal autodescoberta gera liberdade da ganância e da complexa vida do intelecto. É esta complexa vida do intelecto que encontra gratificação no hábito: curiosidade destrutiva, especulação, mero conhecimento, capacidade, mexerico e assim por diante; e estes obstáculos impedem a simplicidade da vida. Um hábito, uma especialização confere esperteza à mente, um meio de focar o pensamento, mas não é o florescimento do pensamento-sentimento na realidade. A liberdade da distração é mais difícil já que não compreendemos completamente o processo de pensar-sentir que se tornou nele mesmo um meio de distração. Estando sempre incompleto, capaz de curiosidade especulativa e formulação, ele tem o poder de criar seus próprios obstáculos, ilusões, que impedem a vigilância do real. Assim ele se torna sua própria distração, seu próprio inimigo. Como a mente é capaz de criar ilusão, este poder deve ser compreendido antes de poder ficar totalmente livre das próprias distrações por ele criadas.




J. Krishnamurti




Fonte: The Book of Life
www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: www.imageafter.com

IMERSO EM "ANANDA"

Assim como um peixe que pode viver apenas quando está imerso em água, quando sente o elemento em torno dele, assim também o homem é um ser que pode viver apenas quando imerso em Ananda (bem-aventurança); é preciso ter Ananda não apenas em casa, na sociedade e no mundo, mas mais do que tudo, no coração. Na verdade, Ananda no coração produz Ananda em tudo; o coração é a fonte da alegria. Tal fonte tem de ser atingida pela meditação constante, recitação e pelo convívio intermitente com a glória, a graça e as manifestações inesgotáveis do Senhor, ou seja, smarana, chethana e manana. Abrace o objetivo; o devoto nunca deve voltar a trás. Nunca dê lugar à dúvida ou ao desespero.




Sathya Sai Baba




Fonte: www.sathyasai.org.br
Fonte da Gravura: www.imageafter.com

A VIDA SÓ SE TORNA UMA DANÇA QUANDO É UMA AVENTURA

O homem moderno é o primeiro em toda a história que não tem uma ideia do sagrado, que vive uma vida muito mundana. Ele está interessado em dinheiro, poder, prestígio, e acha que isso é tudo. É uma noção muito estúpida.

Sua vida é repleta de coisas pequenas, muito pequenas. Ele não tem ideia de coisa alguma maior que ele mesmo. Negou Deus, disse que Deus está morto. Negou a vida após a morte, negou a vida interior.

Ele só acredita em negar o centro; por isso, vemos tédio em toda parte. Isso é natural, porque, sem algo maior com que você possa se identificar, sua vida vai ser entediante, chata.

Uma vida só se torna uma dança quando é uma aventura. E só pode se tornar uma aventura quando há algo maior que você para ir atrás, para alcançar.

O sagrado significa simplesmente que nós não somos o fim, que somos apenas uma passagem, que nem tudo já aconteceu, muito ainda está por vir.

A semente tem de se tornar um broto, o broto tem de se tornar uma árvore, e essa árvore tem de esperar pela primavera e tem de se abrir em milhares de flores e lançar sua alma no cosmos. Só então haverá realização.

E o sagrado não está longe, só temos de começar a procurá-lo. No início tateamos no escuro, é claro, mas logo as coisas começam a entrar em sintonia, logo passamos a vislumbrar o além, uma música inaudível vai chegando ao nosso coração.

Ela agita nosso ser, começa a nos dar uma nova cor, uma nova alegria, uma nova vida.




Osho, em "Meditações Para o Dia"




Fonte: www.palavrasdeosho.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal