quinta-feira, 16 de abril de 2015

AÇÃO E RELAÇÃO SÃO SINÔNIMOS - MOVIMENTO DENTRO E FORA DO TEMPO

Para a maioria de nós vida é ação, e por ação queremos dizer alguma coisa que foi feita, está sendo feita, ou será feita. Sem ação você não pode viver. Ação não significa apenas movimento físico, ir daqui para lá; existe também a ação do pensamento, a ação de uma ideia, a ação de um sentimento, do ambiente, da opinião, a ação da ambição, do alimento e de influências psicológicas das quais a maioria de nós não tem consciência. Existem as ações da mente consciente e as ações da mente inconsciente. Existe também – não existe? – a ação da semente na terra, a ação do homem que consegue um emprego e se agarra a ele pelo resto da vida; existe a ação das ondas batendo na costa, a ação do tempo ameno, da chuva; existe toda a ação da Terra e dos céus. Assim, ação é uma coisa ilimitada. Ação é um movimento dentro e fora do tempo. E eu estou pensando alto com vocês; estou explorando. Vim aqui com um pensamento, ação, e quero discuti-la com vocês, investigá-la, explorá-la calmamente, devagar, de modo que vocês e eu possamos compreendê-la juntos. Mas quando você reduz a ação meramente a: “O que vou fazer? Devo fazer isto ou não devo fazer aquilo? Isto é certo ou aquilo?” então a ação se torna uma coisa muito pequena. Naturalmente, nós temos que agir no tempo; eu tenho que parar no fim do horário; a pessoa tem que ir ao escritório, à fábrica, fazer refeições, em determinada hora. Tem que haver ação no tempo, e isso é tudo que conhecemos, não é? Você e eu realmente não conhecemos nada além da ação que é reconhecida e está no campo do tempo. Por tempo queremos dizer ontem, hoje e amanhã. Amanhã é o futuro infinito, ontem é o passado infinito, e hoje é o presente; e o conflito entre o futuro e o passado produz uma coisa que chamamos ação. Assim, estamos sempre perguntando como agir dentro do campo do tempo, do reconhecimento. Estamos sempre perguntando o que fazer: casar ou não casar, ceder às tentações ou resistir, tentar e ficar rico ou buscar Deus. As circunstâncias – que são, realmente, o mesmo que tempo – me forçam a aceitar um emprego porque tenho uma família e tenho que sustentá-la, e há, então, todo o conflito, confusão e labuta. Assim, minha mente está presa no campo da ação no tempo. Isso é tudo que conhecemos; e cada ação produz seu próprio resultado, seus próprios frutos, novamente no tempo. Esse é um passo, não é? Ver que estamos presos na ação do tempo. (Collected Works, Vol. XI", 108, Action)

Nós lidamos com a ação em todos os níveis de nosso ser – não apenas o ato físico, mas o emocional, o psicológico, o mental, o inconsciente, o ato consciente – porque isso é vida. Vida é toda relação ou ação. Você não pode fugir destes dois fatos, já que ação e relação são sinônimos. Por “ação” queremos dizer aquilo que foi feito, e aquilo que há para fazer, e aquilo que vai ser feito. É um movimento, um movimento contínuo ou um movimento desarticulado. Com a maioria de nós, é desarticulado. Nós vivemos em diferentes níveis; há o escritório, há a família, há a opinião pública, há meus medos e meus deuses, minhas opiniões, meus julgamentos, meu condicionamento; e existem as várias pressões, influências da sociedade e assim por diante. Nós vivemos em níveis diferentes, desarticulados, sem relação uns com os outros. (Collected Works, Vol. XIV, Action)

Por que é que nós, seres humanos, não temos sido capazes de resolver este problema do relacionamento embora tenhamos vivido nesta Terra durante milhões de anos? É porque cada um tem sua própria imagem específica construída pelo pensamento, e o nosso relacionamento está baseado em duas imagens: a imagem que o homem cria sobre a mulher, e a imagem que a mulher cria sobre o homem. Portanto, neste relacionamento somos como duas imagens vivendo juntas. Isso é um fato. Se você se observar muito cuidadosamente, se me permite salientar, você verá que criou uma imagem dela e ela criou uma imagem, uma estrutura verbal, sua. Portanto o relacionamento dá-se entre estas duas imagens. Estas imagens foram construídas pelo pensamento. E pensamento não é amor. (The Network of Thought, p 87)




J. Krishnamurti





Fonte: http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura:
http://www.taringa.net/posts/ciencia-educacion/16865761/Jiddu-Krishnamurti.html
http://fightlosofia.com/krishnamurti-en-imagenes-krishnamurti-in-pictures/