sábado, 3 de outubro de 2015

DO SILÊNCIO VEM O SAGRADO

A crença é tão desnecessária quanto os ideais. Ambos dissipam a energia que é necessária para acompanhar o desdobramento do fato, o “que é”. Crenças, como ideais, são fugas do fato e na fuga não há fim para o sofrimento. O fim do sofrimento é a compreensão do fato de momento a momento. Não existe sistema ou método que vá dar compreensão, mas apenas uma conscientização sem escolha do fato. Meditação de acordo com um sistema é evitar o fato do que você é... (Notebook, 41, Meditations)

O que é religião? É a investigação, com toda a atenção da pessoa, com a soma de toda sua energia, para encontrar aquilo que é sagrado, chegar àquilo que é divino. Isso só pode acontecer quando existe liberdade do ruído do pensamento, o fim de pensamento e tempo, psicologicamente, interiormente, mas não o fim do conhecimento no mundo onde você tem que funcionar com conhecimento. Aquilo que é divino, que é sagrado, que é verdade, só pode existir quando há completo silêncio... Desse imenso silêncio vem aquilo que é sagrado. (The Wholeness of Life, 145)




J. Krishnamurti





Fonte: http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura:
http://www.taringa.net/posts/ciencia-educacion/16865761/Jiddu-Krishnamurti.html
http://fightlosofia.com/krishnamurti-en-imagenes-krishnamurti-in-pictures/

ESQUECIMENTO DE NOSSA VERDADEIRA NATUREZA

As pessoas se esqueceram de sua verdadeira natureza e acreditam que são o corpo, os sentidos, etc. Quando estes (instrumentos) anseiam por prazeres objetivos, as pessoas ignorantemente se convencem de que desejam esses prazeres! Sob essa noção equivocada, elas procuram satisfazer os desejos. Elas se iludem achando que podem garantir bem-aventurança (ananda) saciando o corpo e os sentidos. No entanto, elas são recompensadas com desilusão, derrota e desastre, e colhem prazer e dor. Embora o mundo objetivo pareça real, é preciso estar ciente de que ele está nos enganando. Como resultado, tem-se que desistir do desejo de obter prazer a partir dos objetos que surgem e atraem, tanto agora como no futuro. O falso conhecimento (a-jnana) só pode ser destruído quando se conhece o princípio do Atma (o Ser Divino). Quando o falso conhecimento desaparece, a tristeza produzida pelo envolvimento da pessoa com os altos e baixos do mundo em constante mudança (samsara) também é destruída.




Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Tumblr.com

O AMOR É MAIS FORTE DO QUE A MORTE

É muito doloroso perder os seres que se ama. Mas é o próprio amor que permite ultrapassar essa dor. Vós pensais que, pelo contrário, quanto mais se ama, mais se sofre? No momento, sim, sem qualquer dúvida. Mas, se amastes verdadeiramente um ser, a morte não pode separar-vos dele, com o tempo cria-se entre ele e vós uma outra forma de relação; uma presença constante. E durante a noite, enquanto dormis, estais também com ele, a vossa alma reúne-se a ele. De manhã, quando despertais, talvez não vos lembreis desse encontro, pois as viagens da nossa alma durante o sono só raramente nos vêm à consciência, mas com o tempo sentireis cada vez mais a força dessa ligação. Deus não fixou limites para o amor. O amor é mais forte do que a morte. Os seres que alimentaram entre si um amor verdadeiro nunca se deixam, a sua alma transpõe todos os obstáculos da matéria.




Omraam Mikhaël Aïvanhov






Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal