quarta-feira, 23 de outubro de 2013

ESCORPIÃO - FIRMAR-SE E LUTAR

A reflexão acerca do significado interno, subjetivo do signo de Escorpião pode se iluminar se levarmos em conta o papel dos dois signos anteriores, os quais, segundo a chave psicológica que vimos utilizando, ocupariam no desenvolvimento da consciência um “momento” sutilmente prévio.

Em Virgem, o ser imbuído na matéria toma contato com a alma, a luz interna que o atrai magneticamente e o impulsiona à discriminação em busca do essencial, atividade típica do signo. Por sua vez, Libra estabiliza o que foi indagado e abre as portas para a reversão do movimento evolutivo, outorgando silêncio e uma base oculta, “substância”, “ar”, a todo esforço posterior.

Em Escorpião tudo isso é posto à prova; é a energia que faz conhecer o “inferno”, que põe à luz do dia tudo o que impede e obstrui e, assim, obriga a tomar uma decisão, que não pode ser outra senão lutar e demonstrar que a alma prevalece. Luta-se para afirmar a consciência, o que se percebe como superior, e neste processo a alma se revela cada vez mais no plano físico.

Esta expansão do fio da consciência no plano físico é de grande utilidade na vida interna, porque o triunfo é enlaçado não à luta, mas à proximidade da alma. Através do esforço nos três mundos, só o que se alcança é gerar um vazio dinâmico, uma invocação para que a alma se faça presente e inunde com sua Presença o campo de batalha da consciência, trazendo por sua própria elevação a cessação do conflito.

Em tudo isto Marte, que é o regente esotérico do signo, exerce um papel ativo; como já dissemos antes, a colocação atual de Plutão (planeta do 1º Raio de Vontade ou Poder) como regente convencional pode responder ao que o comum da humanidade já está sensível, a determinado grau de Vontade Divina, algo nunca antes experimentado. Graças a Plutão expulsa-se todo o indesejável; é um planeta de morte e destruição, agente da necessidade por parte do ser superior de alcançar uma expressão mais plena em nível mental, emocional e físico.

Marte é um planeta do 6º Raio de Devoção e Idealismo e está muito vinculado ao plano emocional; por ser “não sagrado”, seu efeito se faz sentir na matéria e não na consciência. Marte ativa a natureza inferior, coloca-a bem à mão do ser, que poderá se esquivar da batalha (é sempre uma decisão própria), mas jamais da consciência do que deve ser submetido. Isto fala de uma interessante oportunidade para o progresso interno e maior irradiação externa. No entanto, estamos dispostos a pagar o preço, a lutar?

E nos leva à relação com Touro, o oposto complementar. Este signo é regido internamente por Vulcano, outro planeta de 1º Raio, mas ao ser sagrado seu efeito tem a ver com a extensão da vontade desde a Mônada para o menos elevado da alma, de onde se pode tomar contato. Não se triunfa somente com este desejo, mas também com Vontade, e a vontade demanda antes de tudo compreensão, abertura e visão, elementos brindados por Touro.

Curiosamente, Escorpião se vincula com ele através das sucessivas “derrotas”; a superação raramente é linear, caracteriza-se por ciclos e frequentes quedas, que obrigam a começar de novo, quando nos valemos da humildade aprendida em Virgem. Cabem aqui duas citações: em primeiro lugar, Vicente Beltrán Anglada dizia que “o iniciado é um guerreiro coberto de cicatrizes”, o que nos fala claramente da inevitável passagem pelo estado de consciência de Escorpião, em que a própria alma nos coloca em uma situação de exigência, a fim de que evoquemos o mais elevado e comprovemos, a nós próprios, a Inevitabilidade do triunfo do Plano.

Por outro lado temos a frase de Napoleão Bonaparte, que tinha Escorpião como Ascendente (marcando o caminho da sua alma), e que disse: “o importante não é vencer, mas nunca se dar por vencido”. Esta conexão interna que garante a imortalidade, o dinamismo, a perene presença da alma, a própria Vida, é a que, mediante Escorpião, é vertida na consciência diurna, dotando o discípulo de uma ferramenta muito importante para o avanço espiritual. A recordação da experiência em Escorpião, ou a vivência direta, se está no Sol ou no Ascendente, é o que, de maneira potente ou silenciosa, possibilita “inclinar a balança” em momentos críticos, com plena confiança no êxito, com uma autoridade muito peculiar que emana da experiência própria.

É necessário se lançar à batalha com todas as armas que se têm, toda a aspiração e toda a vontade, sem se esquecer de que a chave está no triunfo não da personalidade, mas da alma, que se revela a si mesma através do amor e da compreensão subjacentes a todo esforço.

De alguma maneira se poderia dizer que tudo o que façamos em um nível não será senão um meio para liberar o campo e abrir um vórtice que permita a rápida irrupção da alma, pondo subitamente fim à atividade nos três mundos através da união. Isto tem uma dimensão teórica, mas fundamentalmente uma dimensão prática e psicológica: superar a “luta” nascida da separatividade, a consciência fragmentada, e ganhar o céu por direito próprio, aproximando-se do próprio centro de sabedoria que amorosamente situa-se no centro do tempo no presente.

Trata-se de uma reunião com o mais elevado de nós mesmos, através do esforço na matéria; por isso O Tibetano diz que Marte rege os cinco sentidos; se lembrarmos que é regente do signo, compreenderemos como, através da atividade nos planos mundanos, se irá levando ao limite essa identificação, para depois se tomar consciência de que o que se acreditava correto é um obstáculo para uma percepção mais direta, e despedir com o 1º Raio proveniente de Plutão e Vulcano. Ali se produz uma transformação, processo que, como se sabe na astrologia convencional, é regido por Escorpião.

Em suma, é um signo que nos ensina não tanto a lutar, mas sim a estar absolutamente dispostos a fazê-lo; é a verdadeira Jihad islâmica, a luta interna contra o inferior dentro de si mesmo. Estar dispostos a pagar o preço, a renunciar ao conhecido, é o grande desafio que nos propõe este período, e a recompensa por “surgir vitorioso da batalha” (tal o lema esotérico) é o sincero desdobramento de uma energia de realização maior em todas as dimensões da consciência, da mais grosseira à mais elevada.





Martín Dieser





Fonte do Texto e da Gravura:
LOGOS - Grupo de Investigação em Astrologia Esotérica
http://logosastrologiaesotericaport.blogspot.com.br/2010/11/escorpiao-firmar-se-e-lutar.html

ESCORPIÃO - TRIUNFO INEVITÁVEL


Escorpião é o signo dos desafios e provas, dos conflitos e lutas, e acima de tudo, do triunfo. A energia de Escorpião assegura e promove a vitória do bem — dentro de cada ser humano. Tais energias estarão intensamente ativas de 23 de outubro a 21 de novembro deste ano, encorajando-nos a enfrentar as lutas e provas necessárias para o bem triunfar em nós e através de nós.

Um dos principais dons de Escorpião é a coragem. A palavra “coragem” deriva de “coração”, e coração significa centro. Geralmente, associamos coração com sentimentos, emoções, paixões, sonhos, aspirações; e realmente, o mais comum é centrarmos nossas vidas nisso tudo. Mas o verdadeiro e mais profundo centro do nosso ser é outro. Está além de todas as nossas experiências físicas, emocionais e mentais. Tem a ver com valores e princípios, ou seja, com o amor, a sabedoria, a verdade, a beleza, a justiça, a alegria etc. Ter coragem é ser capaz de permanecer no próprio centro ao enfrentar os desafios e lutas da vida; é apoiar-se em valores e princípios.

Costumamos dar um sentido excessivamente pessoal aos confrontos da vida. Vemos apenas as personalidades, e não aquilo que elas representam. Pensamos em termos de conflito entre pessoas, entre grupos, classes sociais, nações. Mas poderíamos perceber que, por trás disso tudo, há simplesmente um confronto de ideias, de valores e princípios. Assim, poderíamos manter os conflitos livres de toda a carga dos nossos afetos e desafetos, nossas paixões, ambições, medos, raiva, que apenas distorcem a questão e desviam a nossa atenção do que realmente está em jogo.

Todo conflito é, na verdade, uma oportunidade de interação, aprendizado mútuo, transformação e busca do bem maior. Não se trata de competição, de uns vencerem e outros perderem. Trata-se de os valores e princípios mais amplos e profundos prevalecerem. Quando isto acontece, todos vencem, mesmo aqueles que representavam os valores e princípios menores.

A vitória do bem sempre está garantida, desde que a verdadeira batalha seja travada. Ela acontece dentro de cada ser humano. A questão é permanecermos em nosso próprio centro, identificados com o bem maior, e não com os efêmeros e ilusórios benefícios ou malefícios pessoais.

Escorpião nos convida a submeter à prova as nossas teorias, crenças e ideais. Incentiva-nos a confrontar tudo isso com a realidade e aprender com a experiência. Habitualmente, supomos que já sabemos o que é o bem maior, já conhecemos e vivemos de acordo com os valores e princípios mais elevados. Mas, certamente, ainda temos muito a aprender e ainda podemos ampliar muito a nossa visão. A experiência nos conduzirá a isto, mas será preciso muita coragem e humildade para abandonar aquilo que não se provar útil.

Toda a humanidade é atualmente um grande campo de experimentações. As ideologias estão sendo postas em prova, as crenças (religiosas e científicas) estão sendo postas em prova. Antigas tradições, novas descobertas, teorias, experiências, hábitos — tudo está interagindo e se transformando mutuamente. Só podemos esperar um resultado: um ser humano melhor e um mundo melhor. Ele virá inevitavelmente, mas pode ser logo ou num futuro distante, dependendo da medida da nossa coragem.

Toda confronto sempre conduz ao triunfo do bem. Se o bem não triunfou, então a batalha ainda não terminou. Coragem!



Ricardo A. Georgini
ricardogeorgini@yahoo.com.br




Fonte do Texto e da Gravura: 
LOGOS - Grupo de Investigação em Astrologia Esotérica
http://logosastrologiaesotericaport.blogspot.com.br/2010/10/escorpiao-triunfo-inevitavel.html

EGO, APEGO E OSTENTAÇÃO SÃO ATRIBUTOS RAJÁSTICOS

Vocês devem renunciar a apego, ódio e ego. São esses atributos de apego e ego que realizam estragos a uma pessoa e a lançam no atoleiro da ilusão. Ego leva à ostentação e ostentação fortalece o ego. Uma pessoa nunca pode experimentar a bem-aventurança divina enquanto for influenciada pelo ego. O Senhor Krishna revela a Arjuna na Gita: "Ego, apego e ostentação são atributos rajásicos (de natureza apaixonada). Estes três são muito perigosos e trazem o desastre! Se alguém cultiva esses hábitos, consciente ou inconscientemente, não está traindo os outros, mas está enganando a si mesmo! Decida e alcance a vitória sobre o ego. Com fé firme, faça um esforço intenso para se livrar das más qualidades. Eu os abençoo a realizarem suas convicções com sucesso e conseguirem esta vitória com maior facilidade!"



Sathya Sai Baba



Fonte: www.sathyasai.org.br
Fonte da Gravura: www.morguefile.com


COMO O SUBTERFÚGIO SE REBELA CONTRA O SUBTERFÚGIO?

Perguntaram a Osho:

Os padres, freiras e parentes responsáveis pela minha forma­ção agora estão velhos e acabados. A maioria já morreu. Parece que não vale a pena rebelar-se contra esses velhos impotentes. Agora eu sou o padre e as doutrinas. Sinto que me rebelar contra qualquer coisa que esteja fora de mim mesmo é perda de tempo e simplesmente não faz sentido. Isso faz com que a situa­ção fique muito mais frustrante e complicada. Parece que o eu tem de lutar contra o eu. Reconheço que não se trata do eu essen­cial — a face original — que tem de se rebelar. E o eu que foi edu­cado — o subterfúgio. Mas esse é o único “eu” que eu tenho ou conheço com o qual me rebelar. Como o subterfúgio se rebela contra o subterfúgio?

A rebelião de que estou falando não é para ser feita contra ninguém. Não é uma rebelião de fato, mas só uma compreensão.

Você não precisa lutar contra os padres, freiras, parentes exteriores, não. Nem tem de lutar contra os padres, freiras e parentes interiores. Porque, seja exterior ou interior, não importa, eles estão separados de vo­cê. O exterior está separado, o interior também está separado. O in­terior é só um reflexo do exterior.

Você está totalmente certo ao dizer que “parece que não vale a pena rebelar-se contra esses velhos impotentes”. Não estou falando para você se rebelar contra esses velhos impotentes. E não estou falando, também, para você se rebelar contra tudo o que enfiaram na sua cabeça. Se você se rebelar contra a sua própria mente, será uma rea­ção, não uma rebelião.

Perceba a diferença. A reação é resultado da raiva; a reação é violenta. Na reação, você fica cego de raiva. Na reação, você começa a ir para o outro extremo.

Por exemplo, se os seus pais lhe ensinaram a ter higiene e a tomar banho todo dia, e mais isto e aquilo, e você aprender desde pequeno que Deus gosta de limpeza, e um dia você começa a se rebelar, o que você vai fazer? Vai parar de tomar banho. Começará a viver na imundície. Você vai para o outro extremo.

Ensinaram-lhe que Deus gosta de limpeza; agora você acha que Deus gosta da imundície, que Deus adora a sujeira. Você foi de um extremo ao outro. Isso não é re­belião. Isso é fúria, é raiva, é vingança.

Enquanto está reagindo aos seus pais e às suas chamadas ideias de limpeza, você ficará apegado a essas mesmas ideias. Elas ainda assombram você, ainda têm influência sobre você, ainda o dominam, ainda são decisivas. Elas ainda decidem a sua vida, embora você agora seja contra elas; mas elas ainda decidem. Você não consegue tomar banho despreocupadamente; você sempre se lembra dos seus pais, que costumavam obrigá-lo a tomar banho todo dia. Agora você não toma banho nunca.

Quem está dominando você? Os seus pais, ainda. O que eles lhe fizeram, você ainda não consegue apagar. Isso é reação, não é rebelião.

Então o que é rebelião? Rebelião é entendimento puro. Você simplesmente entende o que aconteceu. Então deixa de ser neuroticamente obcecado por limpeza, só isso. Você não fica sujo. A limpe­za tem a sua própria beleza. Ninguém deve ser obcecado por ela, porque obsessão é doença.

Por exemplo, uma pessoa lava as mãos o dia inteiro — então ela é neurótica. Lavar as mãos não é ruim, mas só lavar as mãos o dia in­teiro é loucura. Mas se, em vez de lavar as mãos o dia inteiro, você co­meçar a não lavá-las nunca, a deixar para sempre de lavá-las, então vo­cê fica preso a outro tipo de loucura, o contrário do primeiro.

A pessoa de entendimento lava as mãos quando é necessário. Quando não é necessário, ela não fica obcecada com isso. Ela simples­mente lida com isso de modo natural, espontâneo. Vive com inteligência, só isso.

Não existe muita diferença entre obsessão e inteligência se você não observar com muito cuidado. Se você depara com uma cobra na estrada e dá um pulo, você pula de medo. Mas esse medo é inteligência. Se você não é inteligente, é burro, você não vai dar um pulo para trás e correrá risco inutilmente. A pessoa inteligente dará um pulo no mesmo instante — há uma cobra ali. Ela pula de medo, mas esse me­do é inteligente, positivo, benéfico.

Contudo, esse medo pode ser obsessivo. Por exemplo, você não consegue ficar sentado dentro de casa. Sabe-se lá. A casa pode vir abaixo. E as casas às vezes vêm abaixo, isso é verdade. Às vezes elas vêm abaixo; isso não está errado. Você pode argumentar, dizendo, “Se ou­tras casas vieram abaixo, por que não esta?” Agora você tem medo de viver sob um teto — ele pode despencar. Isso é uma obsessão. Agora não é inteligente.

As pessoas podem ficar obsessivas com relação a qualquer coisa. Qualquer coisa que possa ser inteligente dentro de certos limites po­de se tornar neurótica se você passar desses limites. A reação é passar para o outro extremo. A rebelião é um entendimento muito profun­do, uma profunda compreensão, de um certo fenômeno. E a rebelião sempre mantém você no meio-termo; ela lhe dá equilíbrio.

Você não está lutando contra alguém; contra as freiras, os padres, os pais exteriores ou interiores. Você não está lutando contra ninguém, porque numa luta você não sabe onde vai parar. Numa luta, a pessoa perde a consciência; numa luta, ela começa a passar para o ou­tro extremo. É fácil de ver.

Por exemplo, basta sentar-se com os amigos e, a certa altura, dizer  “Não vale a pena ver aquele filme que eu vi ontem”. Pode ser que esse tenha sido só um comentário que você fez de passagem, mas al­guém diz, “Você está errado. Também vi o filme. É um dos filmes mais belos que já fizeram”. Agora você foi provocado, desafiado; você fica com vontade de brigar. Você diz, “Ele não vale nada, é a coisa mais inútil que eu já vi!” E então começa a criticá-lo.

E, se o outro também insistir, você ficará cada vez mais irritado e começará a dizer coisas que nem sequer tinha pensado em dizer. E, mais tarde, se você fizer uma retrospectiva e analisar todo o fenômeno que aconteceu, ficará surpreso ao constatar que a menção de que não valia a pena assistir ao filme foi um comentário muito ameno, mas, ao acabar a discussão, você havia passado para o outro extremo. Você usou tudo o que sabia, todas as palavras grosseiras que conhecia. Você fez todo tipo de condenação; lançou mão de toda a sua perspicácia para condenar o outro. Mas não estava disposto a fazer isso logo de início. Se ninguém tivesse discor­dado de você, você poderia ter esquecido tudo, poderia nunca ter si­do tão mordaz nos seus comentários.

Acontece — quando começa a brigar, você tende a ir ao extremo.

Não estou ensinando você a lutar contra os seus condicionamentos. Compreenda-os. Mostre inteligência ao lidar com eles. Sim­plesmente veja como eles dominam você, como eles influenciam o seu comportamento, como moldam a sua personalidade, como conti­nuam a afetar você sem que perceba. Simplesmente observe! Medite a respeito. E um dia, quando já tiver visto o mecanismo dos seus condimentamentos, de repente você chega a um equilíbrio. A sua própria compreensão torna você livre.

Compreensão é liberdade e essa liberdade eu chamo de rebelião.

O verdadeiro rebelde não é alguém que luta; é uma pessoa de entendimento. Ela simplesmente fica mais inteligente, não com mais raiva, com mais fúria. Você não pode transformar a si mesmo ficando com raiva do passado. Assim o passado continuará dominando você, ele continuará sendo o centro do seu ser, continuará sendo o seu fo­co. Você continuará focado, ligado ao passado. Pode passar para o ex­tremo oposto, mas ainda estará ligado ao passado.

Cuidado! Esse não é o caminho do meditador, não é o caminho da rebelião pelo entendimento. Simplesmente compreenda.

Você passa ao lado de uma igreja e desperta em você um desejo pro­fundo de entrar e rezar. Ou você passa ao lado de um templo e inconscientemente se curva diante da divindade do templo. Simplesmente ob­serve. Por que você está fazendo essas coisas? Não estou dizendo para ir contra isso, estou dizendo para observar. Por que você se curva diante do templo? — porque lhe ensinaram que esse templo é o templo certo, que a divindade desse templo é a verdadeira imagem de Deus. Será mesmo? Ou simplesmente lhe disseram que era e você acreditou? Observe!

Ao ver que você está simplesmente repetindo um programa que lhe foi dado, que só está tocando uma fita na sua cabeça, que está no automático, como um robô, você pára de se curvar. Não que você te­nha de se esforçar, você simplesmente esquecerá tudo. A coisa irá desaparecer, deixará você sem deixar rastro.

A reação deixa um rastro, a rebelião não deixa; é liberdade absoluta.

E você também pergunta “Contra quem lutar?” Essa pergunta só surge se tiver de haver uma luta. Como não vai haver uma luta, essa pergunta não surgirá. Você tem simplesmente de ser uma testemunha.

E o testemunho é a sua face original; aquele que testemunha é a sua consciência verdadeira.

Aquilo que você testemunha é o condicionamento. Aquele que testemunha é a fonte transcendental do seu ser.




Osho, em "Coragem: A  Coragem de Ser Você Mesmo"




Fonte: www.palavrasdeosho.com
Fonte da Gravura: www.morguefile.com

TEMOS DATA E HORA CERTA PARA DESENCARNAR?

Quando encarnamos, recebemos uma carga de fluidos vital (fluido da vida).  Quando este fluido acaba, morremos. Somos como a pilha que com o tempo vai descarregando. Chegamos ao ponto que os remédios já não fazem mais efeito. Daí não resta outra alternativa senão trocar de “roupa” e voltar para a escola planetária. 

Mas a quantidade de fluido vital não é igual em todos seres orgânicos. Isso dependerá da necessidade reencarnatória de cada um de nós. Quando chegamos à Terra cada um tem uma estimativa de vida. Vai depender do que viemos fazer aqui.  

André Luiz, através da psicografia de Chico Xavier, explica que poucos são completistas, ou seja, nascemos com uma estimativa de vida e, com os abusos, desencarnamos antes do previsto, não completamos o tempo estimado, isso chama-se suicídio indireto. 

Se viemos acertar as pendências biológicas por mau uso do corpo, como o suicídio direto ou indireto, nós vamos ficar aqui pouco tempo. É só para cobrir aquele buraco que nós deixamos. Exemplo: Se nossa estimativa de vida é 60 anos e nós, por abusos, desencarnamos aos 40 anos, ficamos devendo 20 anos. Então, na próxima encarnação viveremos somente 20 anos.  Mas há outros indivíduos que vem para uma tarefa prisional. E daí vai ficar, 70, 80, 90, 100 anos. 

Imaginamos que quem vira os 100 anos está resgatando débitos, porque vê as diversas gerações que já não são as suas. E o indivíduo vai se sentindo cada vez mais um estranho no ninho. Os jovens o olham como se ele fosse um dinossauro. Os da sua idade já não se entendem mais porque já faltam certos estímulos (visuais, auditivos etc.). Já não podem visitar reciprocamente, com raras exceções. Tornam-se pessoas dependentes dos parentes, dos descendentes para levar aqui e acolá. Até para cuidar-se e tratar-se. Então, só pode ser resgate para dobrar o orgulho, para ficar nas mãos de pessoas que nem sempre gostam dela. Alguns velhos apanham, outros são explorados na sua aposentadoria, outros são colocados em asilos onde nunca recebem visitas. Em compensação, outros vêm, cuidam da família, educam os filhos em condição de caminhar, fecham os olhos e voltam para a casa com a missão cumprida com aqueles que se comprometeu em orientar, impulsionar, a ajudar. Por isso, precisamos conversar com os jovens. Dizer a eles que é na juventude que a gente estabelece o que quer na velhice, se chegar lá. E que vamos colher na velhice do corpo o que tivermos plantado na juventude. Se ele quiser ter um ídolo, que escolha alguém que esteja envolvido com a paz, com a saúde, a ética, ao invés de achar ídolos da droga, do crime, das sombras. E aqueles que não tem  jovens para orientar e que estão curtindo a própria maturidade, avaliar o que fizeram da vida até agora. 

Se a morte chegasse hoje, o que teriam para levar? Se chegarem a conclusão que não tem nada para levar  lembrem que: HÁ TEMPO. Enquanto Deus nos permitir ficar na Terra, HÁ TEMPO, para fazermos algum serviço no Bem seja ao próximo ou a nós mesmos: estudar, aprender uma língua, uma arte, praticar um esporte. Enquanto respirarmos no corpo perguntemos: “O QUE DEUS QUER QUE EU FAÇA?” 

Usemos bem o fluido que nos foi disponibilizado. A vida bem vivida pela causa do Bem pode nos dar “moratória”, ou seja, uma sobrevida, uma dilatação do tempo de permanência do Espírito no corpo de carne. Então, há idosos em caráter expiatório e em caráter de moratória.




José Raul Teixeira




Fonte: Grupo de Estudo "Allan Kardec"
http://grupoallankardec.blogspot.com
Fonte da Gravura: www.morguefile.com