O propósito do nosso trabalho espiritual é nada menos do que iluminar o mundo inteiro com a Luz do Criador. Que missão ampla e poderosa - e nossos sábios nos brindam com uma metáfora muito bonita para esclarecer este tema. Cada um de nós, dizem os sábios, é chamado a atuar novamente no acendimento da lamparina no Templo Sagrado, através dos nossos atos e pensamentos. Cada um de nós é uma miniatura do Templo, e a Luz do Criador reside em nós, assim como residiu naquela antiga construção.
Este é um ensinamento muito importante, e que pode ser de grande ajuda na compreensão e na perseverança com relação ao nosso trabalho espiritual. É um ensinamento que podemos formular como uma questão, que devemos nos perguntar constantemente. Colocada de forma simples, a pergunta é: "Será que nossas vidas estão iluminando o mundo?"
Para responder afirmativamente, é crucial compreender a natureza dupla da realidade, de acordo com a sabedoria cabalística. Especificamente, tudo o que é positivo neste mundo possui uma contraparte correspondente de poder negativo. Assim como as almas dos justos têm a missão de iluminar toda a criação, as forças da negatividade e do caos são encarregadas da missão de ocultar a Luz do Criador, e desta forma escurecer o mundo. As ferramentas da Cabala nos dão o poder de eliminar esta escuridão e nos ligarmos ao poder que permite derrotar as forças da escuridão.
Devemos nos lembrar que nossa tarefa de iluminar inclui não somente o desempenho de ações positivas, como também a eliminação de manifestações de caos e negatividade, aonde quer que as encontremos. Forças negativas surgem de maneiras bastante tangíveis no curso de nossas vidas. Ignorá-las pura e simplesmente não é o bastante. Devemos nos opor a elas e derrotá-las, com o mesmo nível de energia que elas nos dedicam. Ao fazer isso, podemos verdadeiramente trazer Luz ao mundo, assim como felicidade e plenitude para nossas almas.
Rav Michael Berg
Fonte: Centro de Cabala
www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal