sábado, 30 de dezembro de 2023

A COMPAIXÃO


Os Padres e Madres do Deserto, cristãos do século IV, em cujos ensinamentos se baseiam as obras de João Cassiano, constituem o fundamento da Meditação Cristã. John Main, nosso fundador, redescobriu esta forma de oração para nós através dos escritos de João Cassiano, especificamente nos capítulos nove e dez de sua obra “As Palestras”.

A virtude à qual conduzem todos os trabalhos espirituais dos Padres e Madres do Deserto é a virtude suprema da compaixão: só o aumento do amor pelos outros é visto como um sinal confiável de crescimento espiritual. Quando perguntaram a John Main como deveríamos nos preparar para a meditação, ele disse: “Através de muitos atos de bondade”. No final, o essencial não é quão bem você medita, mas quão bem você ama.

O modo de vida que levaram no deserto levou finalmente a uma transformação total do ser, uma transformação no fogo do Amor:

"Abba Lot foi até Abba Joseph e disse-lhe: ‛Abba, na medida do possível, cumpro minhas obrigações: jejuo de vez em quando, rezo e medito, vivo em paz e purifico meus pensamentos. O que mais posso fazer?'. Então o velho levantou-se e estendeu as mãos para o céu; seus dedos se transformaram em dez lâmpadas de fogo e ele lhe disse: ‘Se você quiser, pode virar uma chama inteira’."

Deus, a energia Divina, é Amor. A meditação nos levará a vivenciar esse amor profundamente em nosso próprio ser e nós também seremos transformados por ele.

Tudo o que os Abbas e as Ammas fizeram e ensinaram foi feito por compaixão por aqueles que ainda estavam presos pelos seus “demônios”:

"Um irmão perguntou a Abba Sisoes: 'O que posso fazer, Abba, se caí? O velho respondeu: 'Levante-se novamente.' O irmão diz: 'Levantei-me e caí de novo.' O velho continuou: 'Levante-se de novo e de novo.' O irmão perguntou-lhe: 'Quanto tempo?' O velho respondeu: 'Até que você seja pego pela virtude ou pelo pecado'."

Não julgar os outros é outro sinal de compaixão. Nosso hábito arraigado de nos julgar é, na verdade, uma flagrante falta de compaixão. Somente quando nos aceitarmos como somos, com todas as nossas falhas, poderemos realmente aceitar e amar os outros.

A compaixão é, portanto, o verdadeiro fundamento e fruto da nossa prática. É considerado ainda mais importante que a oração:

"Pode acontecer que, quando estamos em oração, alguns irmãos venham nos ver. Então temos que escolher entre interromper a nossa oração ou deixar o nosso irmão triste, recusando-nos a atendê-lo. Mas o amor está acima da oração. A oração é uma virtude entre outras, enquanto o amor contém todos eles."(John Climacus)



Transcrição de Kim Nataraja



Fonte: WCCM Espanha - Comunidad Mundial para la Meditación Cristiana
http://wccm.es/
Traduzido por WCCM España e para o português por este blog.
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal


Nota
Para mais detalhes ver:

* JOHN MAIN E A MEDITAÇÃO CRISTÃ: https://coletaneas-espirituais.blogspot.com/2020/05/john-main-e-meditacao-crista.html