quinta-feira, 2 de março de 2023

SOBRE O DESESPERO

[...] Uma alma elevada e sã não se desespera com os infortúnios, de qualquer tipo que sejam eles. Nossa vida é como se fosse uma casa de tentações e provações; mas não renunciaremos ao Senhor por tanto tempo quanto Ele permita que o tentador permaneça conosco e por tanto tempo quanto devamos aguardar para sermos revividos com paciência e sem paixão!

Judas, o traidor, era pusilânime e inexperiente, e então o inimigo, vendo seu desespero, atacou-o e o forçou a se enforcar, mas Pedro, uma rocha firme, quando caiu em grande pecado, como um perito na batalha, não se desesperou nem desanimou, mas derramou lágrimas amargas de um coração ardente, e o inimigo, vendo essas lágrimas, seus olhos abrasados como pelo fogo, fugiu dele gemendo de dor.

E então, irmãos, ensina Sto. [Inácio de] Antioquia, quando o desespero nos atacar, não cedamos a ele, mas, estando fortalecidos e protegidos pela luz da fé, com grande coragem digamos ao espírito maligno: “O que tu és para nós, afastado de Deus, um fugitivo do céu e um servo maligno? Tu não ousas fazer nada conosco. Cristo, o Filho de Deus, tem autoridade sobre nós e sobre tudo. É contra Ele que nós pecamos, e diante Dele que seremos justificados. E tu, destruidor, deixa-nos. Fortalecidos por Sua venerável Cruz, pisoteamos a cabeça da tua serpente” (Sto. [Inácio de] Antioquia, Discurso 27).


São Serafim de Sarov



Fonte do texto e da Gravura: The Spiritual Instructions to Laymen and Monks
Do livro Little Russian Philokalia.
Tradução: Fernando Xavier
https://espiritualidadeortodoxa.wordpress.com/2019/01/18/sobre-o-desespero-sao-serafim-de-sarov/