Por que ficamos deprimidos? Eis uma pergunta que pacientes, parentes e outras pessoas fazem ao psiquiatra.
Os pacientes com depressão anseiam pela cura. A melhor maneira de ajudá-los é com apoio e compreensão. Exigir que reajam costuma aumentar-lhes o sofrimento.
A resposta da medicina não satisfaz a todos, porque se limita a uma visão biológica, psicológica e social. Para que fosse plenamente satisfatória, precisaria contemplar também a visão espiritual.
A resposta do espiritismo é mais ampla, porque, além de acatar os resultados das pesquisas científicas conduzidas com rigor e seriedade, abrange a dimensão espiritual.
Podemos afirmar que as depressões são causadas ou desencadeadas pelas seguintes razões:
- Situações estressantes e perdas diversas. Quando ocorre a perda de um ente querido por desencarnação, separação, mudança de cidade; rompimento de relações afetivas; prejuízos materiais, perda de emprego; violência, humilhações; situações estressantes no trabalho ou em casa; algumas doenças, como câncer; alguns medicamentos etc.
- Traumas e outras vivências. Quando o espírito é portador de traumas sofridos em existências passadas ou na atual, ou no mundo espiritual inferior; consciência de culpa por erros praticados no passado; rejeição pela vida ou especificamente pela encarnação atual.
- Obsessão. Inúmeros casos resultam de influência de espíritos inferiores, que projetam pensamentos negativos, ideias de suicídio e sentimentos de tristeza na mente da pessoa, desencadeando o estado depressivo.
- Expiações e provas. Muitos espíritos, quando estão planejando a reencarnação, no mundo espiritual, escolhem um corpo com predisposição para depressão, a fim de poderem resgatar débitos de existências anteriores através desta doença. Para atingir esse objetivo, pedem a oportunidade de renascer numa família em que a doença é muito frequente, seguramente por transmissão genética.
Os espíritos que fazem essa escolha, quase sempre, são os que cometeram injustiças contra o próximo, levando-os à depressão e, muitas vezes, ao suicídio. Dessa forma, resolvem resgatar com a mesma moeda, ou seja, com a mesma doença.
É importante ressaltar que a depressão causada por obsessão constitui também expiação ou prova, como ensina Allan Kardec: "A obsessão, como as enfermidades e todas as tribulações da vida, deve ser considerada como prova ou espiação e como tal aceita." ("O Evangelho segundo o Espiritismo", capítulo, 28, item 81).
Fica evidente que a depressão é problema complexo, sobretudo quando examinada com a visão espiritual.
Com essa compreensão, não é difícil entender que o tratamento ideal para a depressão deve incluir, além dos recursos psiquiátricos e psicoterapêuticos, a assistência espiritual.
Umberto Ferreira
Fonte: "Revista Espírita Allan Kardec"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal