quinta-feira, 16 de outubro de 2014

COMPARTILHAR O AMOR - NÃO VIOLÊNCIA

Todo ser humano tem um coração. Seu coração já está preenchido com amor. Com quantos você abnegadamente compartilhou o amor de seu coração? Não são muitos! Qual é então a utilidade do amor se não for compartilhado? Você deve compartilhar todo o amor presente em seu coração com cada ser da criação. O amor é o dom de Deus e você deve compartilhá-lo livremente neste mundo. Esta é a única maneira de sair de todos os problemas e falhas que as pessoas sofrem. Muitos repetem as palavras mecanicamente: "Que todos os seres, em todos os mundos, sejam felizes". Para quantas pessoas você está dando felicidade? A maioria está preocupada com seus interesses egoístas, tem egos fortes e exibem ostentação o tempo todo. Quem quer que tenha absorvido as preciosas verdades dos Mestres e das escrituras deve estar preenchido com amor. O dia em que você erradicar o egoísmo de seu interior, a Divindade florescerá e desabrochará em seu coração.

A observância da não violência tem sido descrita como a mais alta forma de Dharma. Toda violência no mundo de hoje é devida ao fato de que as pessoas não levam vidas retas. Tem sido dito que o corpo foi dado essencialmente para buscar o Dharma. Entre os ensinamentos do Buda para o mundo, o principal era Ahimsa (não causar mal a ninguém). A não violência não é apenas abster-se de causar ferimentos aos outros com as mãos ou armas. A não violência deve ser praticada com Thrikarana Shuddhi (pureza de pensamento, palavra e ação). Não deve haver maus sentimentos, que são em si uma forma de violência. Causar danos a outras pessoas por meio do corpo é Himsa (violência). Ninguém deve ser prejudicado mesmo pela fala. O discurso deve ser doce, agradável e saudável. Todas as ações devem ser úteis a outras pessoas.




Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

LIMPEZA - LIBERDADE - MUDANÇA

A fim de manter sua mente limpa, nunca crie dúvidas sobre si nem sobre os outros. Seja como um guerreiro que avança com determinação no campo de batalha para destruir todas as negatividades com a espada dos pensamentos positivos e dos bons sentimentos para todos. Ao manter na mente só o que é limpo, você pode colocar um ponto no passado e encarar o futuro com confiança.” (António Sequeira, Virtudes para uma nova consciência, Centro de Raja Yoga Brahma Kumaris de Lisboa, 1999)

Para haver auto-progresso precisa haver limpeza em nossos esforços e verdade em nossos corações. Limpeza é explorar e mudar a consciência que mancha o eu e aumenta a negatividade nos outros. Quando o espelho interno é limpo, os sentimentos, a natureza e os motivos são claramente visíveis. Assim refletimos confiabilidade. Confiar e ser confiável são as qualidades capazes de limpar os relacionamentos. Onde há honestidade e limpeza, também há proximidade.

Existe uma história sobre um santo e uma grande alma sentados em um barco. Era noite e eles não conseguiam enxergar, mas podiam sentir o movimento do barco. Passaram toda a noite pensando que estavam navegando e ficaram contentes de estar ali sentados. Mas quando amanheceu eles descobriram que ainda estavam atracados à margem. Esta história nos ensina a não ficarmos ancorados à margem de nossas escravidões. Devemos nos assegurar que estamos nos movendo para frente. E para isso o método é sentar-se no barco da verdade e romper todas as amarras que nos causam tristeza.” (Dadi Janki)

Agora é hora de mudança, tudo está chegando a um clímax. O fim da corrupção está perto. Temos que criar um mundo de verdade e amor. Cada um tem seu papel. Se comparo ou critico, perco tempo porque não posso mudar o papel dos outros. Então tenha pensamentos positivos para si. Contemple o que é bom. Vá para um estado de meditação. Mantenha as qualidades originais da alma (pureza, paz, amor, verdade, felicidade) na mente. Pense nas qualidades do Pai e não se preocupe.




Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

VAZIO CRIATIVO - SABER E MUDANÇA

Você não pode escutar isto como o solo recebe a semente, e ver se a mente é capaz de estar livre, vazia? Ela só pode ficar vazia pela compreensão de todas as suas projeções, suas próprias atividades, não de vez em quando, mas dia a dia, de momento a momento. Então você encontrará a resposta, então verá que a mudança chega sem você pedir, esse estado de vazio criativo não é uma coisa a ser cultivada – está aí, chega obscuramente, sem convite, e só nesse estado existe uma possibilidade de renovação, novidade, revolução. (The Book of Life)

Um homem que diz: “Eu sei” é o mais destrutivo ser humano porque ele, realmente, não sabe. O que ele sabe? Assim, quando você está consciente de que mudou, quando está ciente de que mudou, você não mudou. (Collected Works, Vol. VIII, 5, Choiceless Awareness)




J. Krishnamurti





Fonte: http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Stupa no Tibete
Fotografía de Rosa Sorrosal
http://www.good-will.ch/postcards_es.html