quinta-feira, 11 de junho de 2015

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Vá para o alto em direção ao Sol e absorva os raios das virtudes divinas completamente. Pratique ir com seus pensamentos elevados e você receberá poder espiritual. Deus é o Oceano de Paz, Amor e Bênçãos, então mergulhe neste Oceano. A prática de ir para o alto permitirá que Deus atraia você como um ímã. Permita-se ficar em silêncio e Ele ficará perto de você. Esta é a misericórdia do Oceano. (Dadi Janki)

Precisamos de muita habilidade para lidar com a diversidade humana. Quando perguntamos a sete pessoas o que elas sugerem de cardápio, elas virão com sete cardápios diferentes. Por isso precisamos estar abertos para fazer diferente a cada dia. Abrir-se para novas ideias. Entender que ninguém é uma ameaça. Confiar que podemos fazer juntos. (Mohini Panjabi)

A vida é como um drama (peça). Ao entender o enredo, você entende tudo. Dar atenção ao seu crescimento pessoal, aproximar-se de Deus e ajudar no progresso de outros são atitudes que não têm ‘contra-indicação’ e que nos ajudam a fluir nesta grande peça. Contudo, pode haver momentos em que este drama parece sacudir à nossa volta e isto ocorre quando: (1) um ator quer ser o Diretor e controlar outros ou o próprio drama; (2) um ator não desempenha seu papel de forma precisa; (3) um ator se compara demasiadamente com outros, sentindo-se muito melhor ou pior. Assim, a aceitação de que somos singulares, que cada um é responsável por sua jornada, com um grande potencial a desenvolver, e que todos podemos contar com o suporte do Diretor é um sinal daqueles que se tornam sábios.

Circunstâncias são como objetos. Elas não são vivas, você é que dá vida a elas. O positivo é mais poderoso do que o negativo. O positivo é inato. O negativo indica que algo está faltando. Luz existe e sua ausência é a escuridão. Nunca esqueça que você pode decidir que atitude tomar. Você tem um imenso potencial positivo a ser descoberto. Esses pensamentos lhe ajudarão a enfrentar qualquer circunstância com uma perspectiva diferente. (Enrique Simó, The Gift of Peace, Brahma Kumaris Information Services, London, 2002)

Recolher-se é desapegar. É dar um passo atrás da situação atual. É me distanciar da influência das situações externas que me prendem nas teias dos sentimentos e emoções. Para que eu possa me recolher é crucial entender que não preciso ficar apegado aos acontecimentos rotineiros ou às marés da vida. A meditação me ajuda a construir esse poder. Aprendo a ficar mais quieto. Falo menos. Penso menos. Desenvolvo uma disciplina interior. Para isso, preciso considerar minha mente como minha filha. Não devo repreendê-la por pensar negativo, mas tratá-la com cuidado e amor. Isto trará perseverança e finalmente o poder de recolher-se.

Amor é paciência. Amor é gentileza. Não tem inveja, não se alarde sobre si mesmo e nunca é vaidoso. Amor protege, preserva e aspira por aspectos positivos da vida. Melhora os relacionamentos e conforta a alma. Amor pode ser criado. Você só precisa focar na bondade da outra pessoa. Se isso pode ser feito facilmente, então você também ama facilmente. Todos nós temos algum aspecto positivo em nós, independentemente de quão ruins nossas ações possam ser. O amor não pode ser comprado, vendido ou barganhado. Amor é a mais grandiosa benção da vida. (BK Preeti)






Brahma Kumaris







Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal