domingo, 12 de dezembro de 2021

HISTÓRIA INTERNA E EXTERNA DA HUMANIDADE


A história da humanidade tem sido confundida com a das realizações externas do ser humano. Seus feitos externos são exaltados em todos os níveis e de várias formas distintas.

A história da humanidade é a história da evolução do espírito e esta abrange também suas conquistas interiores, seu amadurecimento nas relações, sua compreensão sobre si mesmo, sua capacidade de entender-se, de compreensão da Vida e de exploração do Universo à sua volta.

Não podemos desprezar essa outra parte nem achar que a civilização cresceu e se desenvolveu porque a tecnologia alcançou horizontes largos em pouco tempo. Não podemos esquecer que o ser humano que fabrica o chip é o mesmo que mata seu semelhante por motivos fúteis. Não há necessariamente evolução interna só porque a houve externamente.

Certamente que a civilização está caminhando para a busca do espírito, tendo em vista o esgotamento temporário de sua procura externa. Os insucessos externos juntamente com as conquistas a farão voltar-se para si mesmo. É necessário avançarmos na direção do espírito e na busca da superação dos próprios limites de percepção.

Entender-se espírito é tão ou mais importante quanto perceber o espírito. Independentemente das conceituações expressas ao longo da história do ser humano e das definições que foram dadas sobre ele mesmo, há que se considerar a maravilha que é sua realidade e a beleza de sua existência. Acima de tudo e de todas as concepções sobre o ser humano, ele é a alma de Deus.



Adenáuer Marcos Ferraz de Novaes




Fonte: do livro "Psicologia do Espírito", 1ª.ed., 2000
Fundação Lar Harmonia - Salvador Bahia
www.larharmonia.org.br
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-meio-ambiente-683437/

A REENCARNAÇÃO COMO TEORIA DA EVOLUÇÃO DA ALMA


Neste ponto da estrada, o conceito de Reencarnação, ou sua teoria, não é algo inteiramente novo para nós; na verdade, com certeza, muitos de nós nascemos com essa ideia tão clara que não precisamos de muitas explicações para entendê-la e aceitá-la como verdadeira.

Frequentemente, nos deparamos com descrentes, cujo principal argumento de reputação é que a ciência moderna, com tudo o que avançou, ainda não encontrou uma maneira de comprovar essa teoria, e se blindam, diante da possibilidade de realidades que não podem ser percebidas pelos sentidos.

Nós outros, continuamos com a intenção de permitir que o desconhecido se mostre, em devido tempo, sem ter problemas do que os outros possam pensar.


ABERTURA DA MENTE

A capacidade de algumas pessoas de ter uma mente aberta é considerada um sinal de evolução. Saber que existem realidades que ainda não somos capazes de ver, ouvir, sentir ... é uma qualidade mental lógica, intelectual e analítica.

Podemos citar ondas de rádio (ondas hertzianas) que viajam pelo ar, sem serem apreciadas pelo olho humano, ou linhas de Hartmann, linhas de Curry etc., como exemplos da existência de fenômenos, imperceptíveis para nós que, se não tivéssemos dispositivos que os detectam, nunca saberíamos de sua presença.


NATUREZA E EVOLUÇÃO

O princípio da reencarnação é baseado na teoria da evolução. Algo tão básico e fácil de observar que nos é mostrado pela própria natureza.

Se olharmos ao nosso redor, perceberemos a evolução por qual passam todas as espécies, do nascimento à vida adulta e a forma como estão se transformando, se desenvolvendo e aprendendo, a partir das experiências vividas.

Para a filosofia esotérica, a explicação dessa crença é a seguinte: "a vida é uma existência única, de duração ilimitada, com períodos alternados de atividade e descanso (comumente chamados de vida e morte), que consiste na passagem de uma forma a outra, à medida que se desenvolve e está armazenando a experiência adquirida durante a viagem."

Em contraposição, haveria a ideia de que as almas, sem passado por trás delas, emergem subitamente à existência, do "não ser", com particularidades mentais e morais, ou com traços físicos e raciais específicos.

Ou seja, cada alma é uma nova criação, feita quando a criança nasce, "marcada" por tendências virtuosas ou viciosas, dotada de habilidade ou falta de jeito, pelo capricho arbitrário de seu criador.


COM SERES EMERGENTES DE NENHUMA PARTE, NOSSO MUNDO SERIA CAOS

Essa ideia nos mostraria um caos e um absurdo que não se manifestam, nem mesmo nas "regiões inferiores" do nosso cosmos, uma vez que essas regiões são belas e ordenadas obras da natureza.

Mas, graças ao fato de estarmos rodeados de almas muito avançadas e que nasceram com nobres qualidades mentais e morais, podemos perceber que seria impossível chegar do nada, com um estado de evolução tão elevado, de repente.

É lógico pensar que essas almas evoluíram em outros mundos, antes de seu "único" nascimento neste.


O PROCESSO

Para explicar o processo, tomaremos como exemplo uma pessoa que está nos últimos momentos de uma de suas vidas na Terra. Essa pessoa passa pela morte física e, uma após a outra, perde os vínculos com seus diferentes corpos: físico, astral e mental. Estes se "desintegram" completamente e suas partículas são remisturadas com os materiais de seus diferentes planos.

A relação dessa pessoa com o seu veículo físico é completamente interrompida e terminada, mas os corpos astral e mental permanecem "à disposição" dessa alma, como sementes das qualidades e faculdades, resultantes das atividades desta última vida terrestre, e eles permanecerão armazenados em seu corpo causal.


SEMENTES PERMANECEM ARMAZENADAS NO CORPO CAUSAL

Essas faculdades surgirão, no novo estágio da vida na Terra, dessa alma.

Este processo se repete a cada vez que ela tem que reencarnar, de forma que cada vez que renasce na Terra, essa alma evolui um pouco mais, pois muitos aspectos do personagem terão sido “conquistados” por ele e ele vai refinar seu ser até que ele consiga não precisar de mais reencarnações (depois de muitos retornos).


ESTE TRABALHO ENVOLVE A AÇÃO DO KARMA

Cada vez que a alma reencarnou na Terra e aprendeu e evoluiu, também criou vínculos e responsabilidades com outras pessoas (outras almas). Ele terá agido correta e incorretamente, com boa e má vontade, fazendo mal ou fazendo o bem.

Todas essas ações formarão um Karma, que então será utilizado para trabalhar e melhorar o comportamento do indivíduo que se elevará numa espécie de "escala de evolução".

Por todo o Karma que se gera, com diferentes pessoas e em diferentes situações, fica clara a necessidade de muitas reencarnações para se aprender a partir das vivências.


POR QUE NÃO NOS LEMBRAMOS?

A dificuldade da memória não está no esquecimento (faculdade mental), pois o corpo físico nunca passou pelas vidas anteriores de seu dono; em vez disso, reside na capacidade de absorção do corpo presente em seu ambiente atual e em sua rude falta de sensibilidade às delicadas "altas vibrações da Alma".

Quem quer se lembrar do passado tem que purificar e refinar o corpo, até poder receber as impressões das "esferas" mais sutis.

Para as pessoas que adquiriram a necessária sensibilidade do corpo físico, a Reencarnação deixa de ser uma teoria e passa a ser uma questão de conhecimento pessoal.



Angélica Chouciño



Referência bibliográfica: "A Sabedoria Antiga",  Annie Besant



Fonte: https://hermandadblanca.org/la-reencarnacion-como-teoria-de-la-evolucion-del-alma/
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/casulos-larva-larvas-329089/

SUPERFÍCIE E PROFUNDIDADE


Uma das grandes verdades que encontramos na sabedoria tradicional em quase todas as tradições é que temos que descobrir nossa realidade interior. O problema para todos nós é que vivemos nossas vidas com base na experiência de outras pessoas, não vivemos nossas vidas plenamente, ou seja, as vivemos de segunda mão.

Para conseguir isso, temos que ir além da superfície das coisas. Não podemos viver nossas vidas nos encontrando em uma realidade em uma dimensão dupla. O Tao Te Ching coloca desta forma: "O verdadeiro homem real reside no que é real, não na superfície."

O que é real é a estrutura interna, a realidade interna. Esta é, creio eu, uma lei geral da condição humana que, para compreender o universo, temos que compreender a nós mesmos. Para valorizar o cosmos, temos que nos valorizar. Só assim podemos nos compreender e nos valorizar que nos permitirá transcender, ir além de nós mesmos; nas palavras de Jesus "renunciamos a nós mesmos".

O caminho da meditação é um caminho profundo, que é profundo tanto em sua compreensão quanto em seu ser. Não é um caminho, principalmente, feito por meio de análise ou reflexão. Primeiro temos que ter algo real, em primeira mão, para analisar ou refletir. O caminho da meditação nos convida principalmente ao silêncio, à quietude e à reverência nas profundezas de nosso ser.



Fr. John Main, OSB




Fonte: do livro "O Coração da Criação", Canterbury Press, 2007
Traduzido para o espanhol por Lucía Gayón, e para o português por este blog.
PERMANECER EN SU AMOR - Coordenadora: Lucía Gayón
www.permanecerensuamor.com
permanecerensuamor@gmail.com
Ixtapa, México
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

INTERVENÇÃO DAS FORÇAS CÓSMICAS


Há quem pergunte porque é que o Céu não decide intervir para mudar o mundo.

Ele pode fazê-lo, claro, mas sem o consentimento e a boa vontade dos humanos será inútil: eles não compreenderão, não apreciarão e depressa destruirão essa ordem instalada pelo Céu.

Se, pelo contrário, vier deles o desejo de mudança, se por causa daquilo que sofreram, das lições que receberam, quiserem realmente melhorar o estado das coisas, o mundo invisível desencadeará outras forças, outras correntes, outras energias, e aí é que ocorrerão verdadeiras mudanças.

Mas o impulso deve vir dos humanos, eles devem decidir em conjunto trabalhar para obter a intervenção das forças cósmicas.

Se não insistirem, nada acontecerá.

As Inteligências sublimes nunca decidirão imiscuir-se nos assuntos dos humanos se eles próprios não o solicitarem.



Omraam Mikhaël Aïvanhov




Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal