sábado, 29 de março de 2014

QUAIS OS LIMITES DA ENCARNAÇÃO?

A bem dizer, a encarnação carece de limites precisamente traçados, se tivermos em vista apenas o envoltório que constitui o corpo do Espírito, dado que a materialidade desse envoltório diminui à proporção que o Espírito se purifica. Em certos mundos mais adiantados do que a Terra, já ele é menos compacto, menos pesado e menos grosseiro e, por conseguinte, menos sujeito a vicissitudes. Em grau mais elevado, é diáfano e quase fluídico. Vai desmaterializando-se de grau em grau e acaba por se confundir com o perispírito. Conforme o mundo em que é levado a viver, o Espírito reveste o invólucro apropriado à natureza desse mundo. O próprio perispírito passa por transformações sucessivas. Torna-se cada vez mais etéreo, até à depuração completa, que é a condição dos puros Espíritos. Se mundos especiais são destinados a Espíritos de grande adiantamento, estes últimos não lhes ficam presos, como nos mundos inferiores. O estado de desprendimento em que se encontram lhes permite ir a toda parte onde os chamem as missões que lhes estejam confiadas.

Se se considerar do ponto de vista material a encarnação, tal como se verifica na Terra, poder-se-á dizer que ela se limita aos mundos inferiores. Depende, portanto, de o Espírito libertar-se dela mais ou menos rapidamente, trabalhando pela sua purificação.

Deve também considerar-se que no estado de desencarnado, isto é, no intervalo das existências corporais, a situação do Espírito guarda relação com a natureza do mundo a que o liga o grau do seu adiantamento. Assim, na erraticidade, é ele mais ou menos ditoso, livre e esclarecido, conforme está mais ou menos desmaterializado. – São Luís. (Paris, 1859.)





Allan Kardec





Fonte: do livro "O Evangelho segundo o Espiritismo", cap. IV, 24
Fonte da Gravura:  http://www.morguefile.com/

COM LEVEZA SIGA EM FRENTE

Quando conseguimos verdadeiramente praticar bons votos e sentimentos puros, somos capazes de nos preencher com poder espiritual. Então, pensar deixa de ser necessário. Bons votos e sentimentos puros executam a tarefa. Pensamentos em excesso criam peso, o que nos impede de voar. Sentimentos puros nos deixam leves e nos permitem alcançar a leveza de Deus.

Procure ver além das circunstâncias imediatas. Esqueça ressentimentos antigos. Aprenda com o passado e siga em frente. Conte com seus recursos internos de autoestima e humildade. Com honestidade e comprometimento, relaxe e deixe que os outros mudem, suavemente. Há novos horizontes, novo crescimento e um novo sopro de vida, esperando por você.





Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura:  http://www.morguefile.com/

AS MESMAS VERDADES

Quem compreendeu verdadeiramente o que é a vida espiritual nunca se cansa de ouvir as mesmas verdades, porque, de cada vez, escuta-as de forma diferente. As verdades da ciência espiritual nunca são compreendidas de uma vez por todas, é preciso retomá-las muitas vezes para descobrir sempre nelas novos aspectos. Vós direis que tendes curiosidade por outras coisas. Com certeza, mas não é com a curiosidade, essa necessidade de passar com ligeireza, superficialmente, de um assunto a outro, que se progride interiormente. Quem é que, de entre vós, alguma vez se cansou de ouvir o seu amado ou a sua amada dizer: «Amo-te!»? E mesmo que seja todos os dias e várias vezes por dia, essas palavras soam como se fosse a primeira vez e sempre com variantes diferentes. Então, por que não se há de ouvir as verdades espirituais, que são o que existe de mais precioso, tal como se ouve as palavras de um ser que vos diz: «Amo-te!»?




Omraam Mikhaël Aïvanhov




Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: http://www.morguefile.com/