quinta-feira, 4 de maio de 2017

EXPERIÊNCIA GNÓSTICA


Os gnósticos chegaram à conclusão de que o único caminho para superar o sofrimento era reconhecer a verdade sobre o papel e o destino da humanidade no universo. Convencidos de que as únicas respostas estariam dentro deles mesmos, os gnósticos empenhavam-se em uma jornada interior intensamente particular. Ao dar-se conta desse seu Eu Essencial, do Divino dentro de si, o gnóstico rejubilava-se por ter-se libertado das restrições exteriores e celebrava sua identificação com a existência divina. O gnóstico não pode simplesmente confiar no que os outros dizem, exceto temporariamente, até ter encontrado o seu próprio caminho e descoberto a sua própria relação imediata com a verdade em si.




Elaine Pagels




Fonte: do livro "Os Evangelhos Gnósticos", Ed. Cultrix, São Paulo-SP
Tradução de Carlos A. Malferrari
Fonte da Gravura: tumblr.com

SER LIVRE É SER UMA LUZ PARA SI MESMO


A desordem, a confusão e o sofrimento em que se encontram os seres humanos situam-se na área da consciência velha, e sem a mudarmos profundamente, toda a atividade humana - política, econômica ou religiosa - apenas levará à destruição de cada um de nós e da própria Terra. Isto é evidente para todas as pessoas de bom senso.

Temos de ser uma luz para nós mesmos; e esta luz é a lei. Não há outra lei moral. Todas as outras são feitas pelo pensamento, e por isso são fragmentárias e cheias de contradições. Ser uma luz para nós mesmos significa que não seguimos a luz de outrem, por muito razoável, lógica, tradicional e convincente que pareça. Não podemos ser uma luz para nós mesmos se estivermos sob a influência das pesadas sombras da autoridade, do dogma, de uma conclusão.

A verdadeira moralidade não é criada pelo pensamento; não é resultado da pressão do meio em que se vive, não vem do ontem, da tradição. Nasce do amor. E o amor não é desejo e prazer. A satisfação sensorial ou sexual não é amor. Ser livre é ser uma luz para si mesmo; não é, portanto, uma abstração, algo elaborado pelo pensamento. A verdadeira liberdade psicológica consiste em estarmos libertos da dependência, do apego, da ânsia de experiências «espirituais».

Estar liberto da estrutura condicionante do pensamento é ser uma luz para si próprio. Toda a ação acontece então nesta luz e assim nunca é contraditória. A contradição só existe quando a ação está separada dessa luz, quando o ator está separado da ação e projeta um ideal. O ideal - que se sobrepõe à realidade presente é uma atividade estéril do pensamento, e não pode coexistir com esta luz, um exclui o outro.

Quando o «observador» (o «eu» com os seus preconceitos, conclusões etc.), está presente, esta luz não está. A estrutura do «observador» é construída pelo pensamento, que nunca é livre, que nunca é novo (porque nasce da memória, da experiência, do conhecimento acumulado).

Para que esta luz exista, não há «como», não há sistema algum. Só há o ver, que é a ação necessária. Temos de ver, mas não através dos olhos de outro. Esta luz, esta lei, não é «nossa» nem é de outro. É apenas luz. E ela é amor.




J. Krishnamurti






Fonte: do livro "Meditação - A Luz Dentro de Nós"
Fonte da Gravura: Instagram

VOCÊ SABE A RESPOSTA À SIMPLES PERGUNTA: QUEM SOU EU?


Você tem imensas capacidades latentes em você, esperando para serem aproveitadas e utilizadas. Você tem muitos talentos que têm de ser trazidos à luz. Às vezes, todos sentem o desejo de amar todos os seres, compartilhar sua alegria e tristeza, saber mais e satisfazer seu intelecto, espiar por trás do temor e admiração que a Natureza desperta em você. Todos são aptos a reunir informações sobre o que acontece em todos os cantos do mundo. Deixe-Me perguntar: você está ciente do que acontece no canto de sua própria mente? Você sabe a resposta à simples pergunta: "Quem sou eu?" Por que você não sentiu que era essencial responder a esta pergunta importante? Sem saber essa resposta, como você pode precipitadamente ir julgando, rotulando e até mesmo difamando os outros? Pergunte isso sinceramente a si mesmo e busque as respostas para o enigma, a partir do seu interior. Nossas escrituras o orientam sobre o processo pelo qual você mesmo pode descobri-lo! (Discurso Divino, 19 de fevereiro de 1964)




Sathya Sai Baba





Fonte: www.sathyasai.org.br
Fonte da Gravura: tumblr.com

MEDITAÇÃO É SUA NATUREZA


O que é a meditação? É uma técnica que pode ser praticada? É um esforço que você deve fazer? É algo que a mente pode atingir?

Não é nada disso. Tudo que a mente pode fazer não é meditação, pois a meditação está além da mente e não pode ser penetrada por ela. Onde a mente acaba, a meditação começa. Lembre-se disso, pois, em nossas vidas, tudo que fazemos é feito pela mente. Portanto, quando nos voltamos para dentro, começamos novamente a pensar em termos de técnicas, de métodos e realizações, porque nossa experiência de vida nos mostra que tudo pode ser feito pela mente. Tudo, exceto a meditação. A meditação não pode ser feita pela mente porque não é algo que se conquiste. A meditação já está lá, é sua natureza. Não precisa ser conquistada, basta que seja lembrada. Está lá, esperando por você. Basta voltar-se para dentro, e ela está disponível. Sempre esteve dentro de você.

A meditação é sua natureza intrínseca, não tem nada a ver com suas atividades. Você não pode tê-la, assim como não pode não tê-la. Ela não pode ser possuída, não é uma coisa. É você. É o seu ser. Uma vez que você tenha entendido o que é a meditação, as coisas começam a ficar muito claras. Caso contrário, continuará tropeçando no escuro.

A meditação é um estado de clareza e não um estado da mente. A mente é confusa, nunca está clara. Não pode estar. Os pensamentos criam nuvens a seu redor, nuvens sutis. Uma névoa é criada por eles e a clareza se perde. Quando os pensamentos desaparecem, quando não há mais nuvens a seu redor, quando você está apenas sendo você mesmo, a clareza advém. Então é possível ver bem longe. É possível enxergar até o fim da existência, e seu olhar se torna penetrante, indo ao centro do ser.

A meditação é essa clareza absoluta da visão. Não é possível pensar sobre ela. Você deve parar de pensar. Quando digo “parar de pensar”: não tire conclusões apressadas, pois tenho que usar este idioma para me expressar. Eu digo “pare de pensar” mas, se você fizer um esforço no sentido de parar, estará no caminho errado, pois terá mais uma vez reduzido a meditação a uma ação.



Osho






Fonte: do livro "Aprendendo a silenciar a mente"
Tradução de Carlos Irineu Wanderley da Costa
Ed. Sextante, Rio de Janeiro, 2002
Fonte da Gravura: http://www.iosho.co.in/index.php/category/photos/

O COMPORTAMENTO DOS OUTROS COMO AFRONTAS PESSOAIS


Na maior parte das pessoas, à mínima contrariedade desencadeia-se todo um mecanismo interior: qualquer ocasião lhes serve para ruminarem pensamentos e sentimentos de irritação, de cólera, de hostilidade, de revolta. Tudo o que os outros fazem é interpretado em função dos desejos delas, das suas próprias expectativas, e ai dos outros se não corresponderem a essas expectativas! Não só se zangam elas com eles, como lhes atribuem todo o tipo de intenções malévolas. Nem pensam que eles podem estar ocupados, retidos algures, ou com preocupações, ou doentes, ou que talvez haja uma justificação para o seu comportamento. Por que é que hão de interrogar-se nestes termos? Preferem interpretar o comportamento dos outros como afrontas pessoais. Os humanos sentir-se-ão muito melhor quando se aperceberem de que não são os outros que lhes fazem o maior mal, mas sim eles próprios, porque não deixam de dar ouvidos à sua natureza inferior. É desta natureza inferior que eles devem desconfiar acima de tudo, pois ela é altamente neurótica e, à mínima ocasião, alimenta-se de ideias falsas e de crenças sem fundamento.




Omraam Mikhaël Aïvanhov




Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: instagram