domingo, 30 de agosto de 2015

DECIDISTES SEGUIR O CAMINHO DA LUZ? - OBSTÁCULOS E DIFICULDADES

Se é tão difícil encontrar a felicidade é porque se está à espera dela. Espera-se encontrar o grande amor, espera-se encontrar o sucesso, a fortuna, a glória, e se eles não surgem fica-se infeliz. Na realidade, a felicidade não é algo que vem ou não vem, assim, do exterior, mas um estado de consciência que depende de uma boa compreensão das coisas. As pessoas não devem imaginar que vieram à Terra para viver rodeadas de facilidades, de prazeres, de abundância. O propósito da nossa vinda à Terra é o de aprendermos e de nos aperfeiçoarmos. Ora, como podemos nós aperfeiçoar-nos se não temos todos os dias novos problemas para resolver, novos obstáculos para ultrapassar? A Terra é uma escola e, como em todas as escolas, só aqueles que aprendem e progridem podem sentir-se felizes.

Então, não espereis que a felicidade venha do exterior sob a forma de encontros ou de condições favoráveis. A felicidade real, definitiva, só pode vir de vós, da vossa maneira de considerar as coisas e de trabalhar. Com um bom raciocínio, uma boa filosofia, vós podeis tornar-vos senhores da vossa felicidade. E, acima de tudo, não a espereis sem nada fazer. Cabe-vos a vós agir e aplicar os métodos que vos permitirão transformar os desgostos em alegrias, os insucessos em sucessos.

Muitos dos obstáculos e dificuldades que nós encontramos na vida têm só como razão de ser obrigar-nos a seguir o único caminho pelo qual poderemos realizar a nossa predestinação de filhos e filhas de Deus! Preside a todos os destinos uma grande sabedoria e devemos aceitar esta verdade para não agravarmos os nossos sofrimentos. A Inteligência Cósmica nunca tem a intenção de nos esmagar, mas, com aquilo que nos dá e também aquilo de que nos priva, ela põe-nos em situações onde somos obrigados a exprimir o que há de melhor em nós.

Para quem não vê saída no exterior, resta sempre a possibilidade de procurar uma saída em si mesmo trabalhando sem descanso pelo pensamento, pela imaginação, pela vontade. O destino de cada um é uma linguagem especial que ele deve esforçar-se por interpretar. Todos os impedimentos, todas as provações que ele encontra no seu caminho têm como único propósito ensiná-lo a encontrar o que ele procura no mundo da alma e do espírito.

Decidistes seguir o caminho da luz? Não penseis que isso vos preservará dos males e dos acidentes da vida. Tivestes razão ao tomar essa decisão, mas ela não impedirá que passeis por provações. Para se estar livre das provações, é preciso ter liquidado todas as dívidas do passado. Se ainda as arrastais convosco, quer sigais um Ensinamento espiritual quer não, quer vivais na luz quer não, nada vos libertará delas, tereis de pagar essas dívidas.

Agora estais no bom caminho, é certo, esforçais-vos por só fazer o bem, é certo, mas deveis saber que esse bem dará resultados no futuro e não no imediato. Portanto, quando atravessais dificuldades, deveis aceitá-las e dizer: «Senhor Deus, isto não pode destruir o bom trabalho que eu estou a fazer. Eu sei que, aceitando estas provações, me liberto. Portanto, não me revolto, não peço para ser poupado, e continuo a trabalhar.»




Omraam Mikhaël Aïvanhov





Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal