quarta-feira, 26 de outubro de 2016

BUSCANDO A HARMONIA DA PERSONALIDADE

O ser humano é um "todo integral" e nele encontramos o conceito "holístico" ou "holos", que vem do grego e significa "tudo". Pelo fato de ser um todo, é completo como um universo. O ser humano está composto de aspectos espirituais, mentais, emocionais (sentimentos) e físicos. Se observarmos o ser humano de um só ponto de vista teremos uma visão parcial do conhecimento deste.

Podemos aperfeiçoar a personalidade mediante a prática de métodos e técnicas; cada dia irá somando um grau de melhoramento em tudo o que realizamos. Um ato positivo nos transforma em pessoas otimistas, magnéticas e atrativas, com poder de convicção e capazes de transformar o meio no qual vivemos.

Este é um tipo de personalidade diferente que chamamos de tipo "P", contrária e distinta de todas as que existem tal como a neurótica e outras. Os psicólogos chamam de tipo "A" à pessoa estressada, com alto sentido de competência, ansiosa etc. Estabeleceu-se que tendem à determinadas enfermidades cardiovasculares.

Para transformarmos nossa personalidade (e ter uma vida plena e feliz), faz-se imperioso termos uma visão holística completa do mundo que nos rodeia e de nós mesmos.

A visão holística consiste em compreender que o ser humano é uma entidade muito mais complexa do que se vê aparentemente. Não só deve ser tratado e estudado como um ser físico e mental, senão que também observar toda a sua constituição, desde os planos mais superiores até os mais inferiores. Ou seja, que uma pessoa é muito mais difícil de ser tratada quando não se vê apenas o aparente.

O ser humano é um ser aperfeiçoável e isto quer dizer que podemos mudar. É somente uma ilusão pensar que não podemos fazê-lo. Atualmente existem muitos métodos que nos ajudam a nos renovar, desde nossa parte mental até as ações de tipo mais inferiores.

Existem métodos para autoprogramar a mente subconsciente e a partir daí produzir as mudanças nos planos de nossa personalidade, conseguindo um atuar harmônico e equilibrado em si mesmo e no meio que vivemos. (Pode-se eliminar timidez, insegurança, falta de confiança em si, depressões, enxaquecas, maus hábitos etc.)

Quando se fala que podemos nos desenvolver holisticamente, está se falando precisamente de nos ajudar a obter uma visão global e completa de si mesmo e não parcial e fragmentada como frequentemente se dá, podendo assim avançar rapidamente em um processo evolutivo, que sem dúvida é a meta última de todo ser humano: evoluir.






Fonte: Ordem de Templos Operativos - OTO
http://www.iniciados.org/
Fonte da Gravura: Tumblr.com

ATRIBUTOS E DHARMA

Retidão (Dharma) é a base para todo o Universo. Um verdadeiro ser humano é aquele que pratica o princípio do dharma. Queimar é o dharma do fogo. Muitos costumam usar a palavra dharma sem conhecer a sua verdadeira natureza e majestade. Frescor é o dharma do gelo. O fogo não é fogo sem queimar. Gelo não é gelo sem frescor. Da mesma forma, o dharma de um ser humano encontra-se em realizar ações com o corpo e seguir os comandos do coração. Todo ato realizado com pensamento, palavra e ação em harmonia é um ato dhármico! Uma vida dhármica é uma vida divina! Esse dharma do coração é supremo e, de fato, o dharma da vida. Você deve alcançar a unidade em pensamento, palavra e ação a todo o custo. (Chuvas de Verão, capítulo 2, 20 de maio de 1996)

Um atributo prescrito é exibido ou usado como um manto por todas as entidades na criação. Esse atributo também é chamado de seu dharma. Assim como um estudante em uma classe em particular pode ser promovido a uma classe superior pelo esforço, um indivíduo, promovendo seu próprio dharma natural, e dando atenção a algo maior e mais nobre, pode conseguir a ascensão a um nível superior. Um pedaço de ferro vale apenas alguns centavos, mas fazendo alterações adequadas a ele, você produz um relógio que vale mais que mil rúpias. Observe aqui que é o Samskara, ou a mudança que damos à substância, que traz o valor a ela e não o valor inerente do material não tratado. Mesmo uma pessoa comum pode ter uma oportunidade de elevar-se à posição de um sábio realizado (Paramahamsa) se procurar a companhia de seres elevados. (Rosas de Verão nas Montanhas Azuis, 1976, Capítulo 2)




Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Tumblr.com