domingo, 20 de setembro de 2015

CERIMÔNIA DE VESTIDURA MARTINISTA (VESTUÁRIO SIMBÓLICO E RITUALÍSTICO)

Envolto no manto protetor do Iniciado, protegido pelo Segredo da máscara que oculta suas feições daqueles que o cercam, completamente impessoal, o Solitário Desconhecido, que frequenta nossas reuniões, não é obrigado a aceitar ou receber ordens, senão de sua própria consciência.

Indiferente, como personalidade individualizada, ao julgamento de seus Irmãos que não o conhecem. Estudioso e Solitário, sob o pseudônimo que oculta sua personalidade intelectual, assim como o manto e a máscara escondem de todos a sua personalidade física, ele pode sem temer ao sarcasmo - aos ataques de terceiros, ou até mesmo ao sentimento secreto de vaidade, tão difícil de resistir - expor ideias ou discutir teorias.

Essa máscara protetora, isolando-o, ensina, àquele entre nós que a usa, a permanecer invisível. Ela deixa-o frente a frente consigo mesmo e com sua consciência, com toda responsabilidade de seus atos, dando-lhe ao mesmo tempo a liberdade absoluta necessária para agir. Ora, meus Irmãos, não é este o papel do verdadeiro Iniciado?

Portanto, longe de nós essa ideia que talvez pudesse surgir em nosso espírito, de que esse mistério aparente é o resultado de uma desconfiança ridícula, de precauções pueris, ou de nosso temor ao grande dia!...

Nossa razão é mais elevada, e nosso intento mais nobre!...

Queremos, por meio desse símbolo permanente, lembrar continuamente ao estudante que o verdadeiro Conhecimento é impessoal e desconhecido no exterior de suas manifestações, e por consequência não poderia em caso algum ser personificado por um indivíduo.

Que o bem - sob qualquer forma que o pratiquemos - deve permanecer secreto e ignorado; que, sabendo de antemão que aquele por nós auxiliado estará e permanecerá para sempre na ignorância de nossa personalidade, não esperamos dele nem reconhecimento e tampouco palavras de gratidão.

Entidade sintetizada, não somos mais do que uma célula invisível dessa síntese geral que age visando a uma finalidade, para a qual todos tendemos, e que estamos cientes de que nenhum entre nós a atingirá antes dos outros!

Eis o segredo da verdadeira Irmandade!...

Invisíveis e silenciosos, não ferimos nenhuma suscetibilidade, e nosso auxílio pode ser aceito pelo mais orgulhoso, mais independente, mais altivo, sem que ele venha a sofrer em sua consciência ou vaidade.

Eis os Frutos da Fraternidade!...

Deverei falar-lhes de nossa espada?... Não, pois para nós nada mais é senão uma lembrança. Para nós, não servirá nem para atacar e nem para defender, pelo menos para os fins em que geralmente é empregada.

Contudo, se me perguntarem a respeito das leis que orientaram a sua construção dir-lhes-ei que essa lâmina triangular é simbólica, que sua ponta é necessária, e nos é útil no processamento de certas experiências, as quais - estou convencido - representarão em breve o domínio da ciência física mais elementar, e que o modo todo especial com o qual ela é empunhada, corresponde à mesma finalidade e está associada à mesma classe de ideias.

Mas, prossigamos! Tanto mais que o tribunal de Saint-Voehme e as vinganças memoráveis dos Templários não podem mais fazer parte de nossos programas de estudo, porquanto deixamos aos outros o encargo de destruir, não nos ocupando senão em reconstruir o templo que tantas criaturas procuram derrubar.

O Ieschoua que cobre nossa boca tem um significado não menos elevado e menos importante do que a máscara sobre a qual ele está esboçado. Aquele entre vós, meus Irmãos, que apenas tiveram uma ideia superficial acerca dos estudos maravilhosos da Cabala, apreenderão todos os significados esotéricos; quanto aos outros, contentar-me-ei em dizer-lhes que essa palavra misteriosa é a manifestação do VERBO, no que ele tem de mais profundo e mais perfeito. Por fim, o que poderei dizer-lhes a respeito dessa coifa simbólica, que nos lembra a Esfinge?

Deixo a um dos vossos responder-lhes. Eliphas Lévi, um dos Maçons mais eruditos deste século, assim falou em seu estudo maravilhoso sobre o assunto:

A testa humana da esfinge revela a inteligência;
Seus seios o amor, suas garras a luta;
Suas asas representam a fé, o sonho e a esperança;
Seus flancos taurinos a lida aqui na terra!
Se sabes trabalhar, acreditar, amar e defender-te;
Se não estás escravizado às necessidades abjetas;
Se teu coração sabe querer e teu espírito compreender;
Salve, Iniciado! eis-te coroado!

Passemos ao manto: de formato pentagonal, nos sugere a atividade humana em todas as suas manifestações. Temeria ofendê-los meus Irmãos, lembrando-lhes todas as propriedades atribuídas ao pentagrama. Não insistamos pois nesse fato, limitar-me-ei a informá-los que o manto completa o simbolismo da máscara, da qual é o complemento necessário.

Após ter criado sua personalidade, o iniciado aos nossos rituais envolve-se no manto simbólico, que vai protegê-lo contra o mundo profano; será para ele uma fortaleza impenetrável, de onde solitário e inacessível, impassível e solene em seu Santuário inexpugnável, irá assistir à luta das paixões humanas que chegam imponentes e submissas contra a sua personalidade tranquila. Sabe que esse manto é a imagem da proteção que recebe da nossa Ordem e das virtudes que deve adquirir e serve-lhe de salvaguarda.

Seu simbolismo é ainda bem mais extenso, mas prudência sela meus lábios, e só a vocês compete romper esse silêncio, caso julguem necessário.




Jean-Claude Frère





Fonte: do livro "Vida e Mistérios dos Rosa+Cruzes"
Fonte da Gravura: http://www.martinismo.org/

VERDADEIRA HUMILDADE

A humildade não consiste em rebaixar-se constantemente perante os outros, dizendo: «Eu não sou nada, não valho nada.» A verdadeira humildade consiste em dar a primazia, em si mesmo, ao Criador. Por quê? Porque quem, em si mesmo, põe o Criador acima de tudo beneficia de todas as suas riquezas. É este o sentido profundo da humildade. Mas muito poucas pessoas compreenderam esta verdade! E as outras, como não compreenderam, consciente ou inconscientemente agem contra o Criador e transgridem as suas leis. Se pudessem, elas iriam ao ponto de O destronar para ocupar o seu lugar. Mas é com essa atitude que eles ficam pequeninos ao ponto de se apagarem e desaparecerem. A grandeza desta criatura tão imperfeita que é o ser humano está em ele compreender que, apesar das suas insuficiências, pode realizar maravilhas desde que ponha o Senhor em primeiro lugar na sua cabeça e no seu coração. Até aí, faça ele o que fizer, tudo o que empreender será medíocre. A verdadeira humildade está em nos abrirmos ao Senhor para que Ele penetre em nós, se manifeste através de nós e nos tome ao seu serviço, e com essa humildade nós crescemos.




Omraam Mikhaël Aïvanhov





Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

CONFLITOS - CONDICIONAMENTOS - ANSEIOS

Quando tentamos romper nosso condicionamento pela ação da vontade, o que acontece? Um desejo se torna dominante e resiste aos outros vários desejos – o que significa que há sempre todo o problema da supressão, resistência e da chamada sublimação. Alguma destas coisas liberta a mente do condicionamento? Pergunto se nós, realmente, compreendemos a implicação de usar a vontade para se livrar de alguma coisa, ou se tornar alguma coisa. O que é vontade? Certamente vontade é em si mesma, um modo de condicionar a mente, não é? Na ação da vontade, um desejo dominante impõe-se sobre outros desejos, um anseio fica esmagando outros motivos e impulsos. Este processo, obviamente, cria oposição interna e, por isso, sempre há conflito. Assim, a vontade não pode nos ajudar a libertar a mente. (Collected Works, Vol. X, 26, Action)

Interrogante: Eu acho impossível ficar cônscio o tempo todo. Krishnamurti: Não fique cônscio o tempo todo! Fique cônscio aos bocadinhos. Por favor, não existe ficar cônscio o tempo todo, esta é uma ideia assustadora! É um pesadelo, este desejo terrível de continuidade. Fique cônscio só por um minuto, um segundo e, nesse único segundo de conscientização, você pode ver a totalidade do universo. Essa não é uma frase poética. Nós vemos as coisas em um lampejo, em um único momento; mas, tendo visto uma coisa, queremos capturar, segurá-la, dar continuidade a ela. Isso não é estar cônscio de fato. Quando você diz, “Eu devo ficar cônscio o tempo todo”, transformou isto em um problema, e deveria, então, descobrir realmente por que quer estar cônscio o tempo todo. Veja a ganância que isto implica, o desejo de obter. E dizer, “Bem, eu estou cônscio o tempo todo”, nada significa. (Collected Works, Vol. XIII, 184, Choiceless Awareness)




J. Krishnamurti






Fonte: www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura:
http://www.taringa.net/posts/ciencia-educacion/16865761/Jiddu-Krishnamurti.html
http://fightlosofia.com/krishnamurti-en-imagenes-krishnamurti-in-pictures/

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Todos os dias, tudo que precisamos é recarregar nossa bateria espiritual, caso contrário a luz da consciência fica fraca, os pensamentos ficam vagos, e as decisões são permeadas por dúvida. O poder está disponível dentro e fora. Dentro há luz radiante e pura. Isto é o que somos. No entanto, agora, isto está bloqueado por nossos apegos, crenças e percepções aprendidas. Mas fora de nós existe  a fonte. Ela é invisível aos olhos, mas está apenas a um segundo de distância de nós, quando conseguimos acalmar e concentrar a mente. A meditação nos conecta com ambas as fontes de energia. Ela é o caminho para acessar as vitaminas e os minerais que o espírito almeja: a vitamina do amor puro e os minerais de verdade e sabedoria. Reserve um tempo para praticar hoje. Sente-se calmamente e conecte sua mente com cada fonte. (Mike George)

Deus não tem favoritos já que Ele vê todos nós como filhos. Deus não cria favoritismos mas nós podemos nos tornar favoritos nos olhos Dele por causa do nosso amor e dos nossos esforços para sermos mais virtuosos. Na natureza, algumas árvores crescem mais devido ao vigor e desejo de crescer. Algumas flores são mais perfumadas que outras devido a sua natureza. Da mesma forma, nós podemos mudar para melhor e implementar nossa natureza divina agora. (BK David, Karma, The World Renewal, July, 2014)

Aquele que possui um coração limpo e claro tem todos os seus desejos puros preenchidos. Um coração limpo está sempre satisfeito. Basta criar um pensamento para ele ser preenchido. Não é preciso labutar. Por isso não deixe que manchas surjam em seu coração. Não tenha o sentimento de ser insultado. Torne sua mente de tal forma sagrada que você fique livre de todos os pensamentos inúteis. Aquele que tem um coração limpo é o mais amado e o mais próximo de Deus.

A batalha entre espírito e ego é como uma batalha entre a visão ampla e a visão curta. Se o ego entra em cena, vejo minha vida em termos de aquisições a curto prazo. Tratarei as outras pessoas como meios para os meus próprios fins egoístas. Se me torno espiritualmente consciente, vejo minha vida na mais ampla perspectiva. As outras pessoas passam a ter extrema importância. Meu propósito é fazer chover meus presentes espirituais sobre elas - irradiar amor em todas as direções.




Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

O JOGO DA VIDA

Se todos nós pudéssemos enxergar as consequências de nossas palavras e ações, nos tornaríamos santos imediatamente. Mas se esse fosse o caso, não estaríamos jogando o Jogo da Vida.

A vida é um jogo, e os lances desse jogo são altos. Trata-se, na verdade, de onde nossa alma acabará chegando no final.

Através da lama e do lodo por onde todos nós precisamos passar em nossas muitas vidas, vamos encontrando lentamente nosso caminho para a Luz.

Aqueles que vêm estudando espiritualidade há algum tempo sabem que, às vezes, o jogo se torna um pouco mais difícil, porque quanto mais alto subimos na escada da espiritualidade, maiores os lances. E quanto maiores forem os lances, mais difíceis os desafios.

Mas, não somos vitimas. Somos soldados da alma, e temos a capacidade de nos defendermos da força negativa dentro de nós, que tenta nos derrubar, e de nos aproximarmos da Força da Luz do Criador.




Karen Berg




Fonte: Centro de Cabala
www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: Tumblr.com