sábado, 15 de dezembro de 2012

A EXPERIÊNCIA DIVINA

A glória do Divino - a riqueza, a plenitude, a extensão e a profundidade da experiência Divina devem ser experimentadas. Ela não pode ser expressa por quaisquer palavras ou peças de teatro. Você deve sentir que é seu destino mais elevado adquirir essa experiência. Você não é uma criatura desprezível, nascida no lodo ou pecado para levar uma existência banal e se extinguir. Você é uma mistura de mortal e imortal (Deha e Deva). Libertação é o meio para ser livre de dor e viver na alegria. E é fácil conseguir isso. Tudo que você precisa fazer é depositar todos seus fardos em Deus. Isso o tornará despreocupado e sem aflição. Aceite tudo como um Jogo Divino do Senhor que você adora e ama. Não importa o que aconteça, bata palmas em êxtase e alegria, pois tudo é Seu Jogo Divino e você pode ser tão feliz como Ele é, pois seus planos estão operando e eles são para o seu bem maior!


Sathya Sai Baba


Fonte: www.sathyasai.org
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

TEM QUE MUDAR

Um aluno foi até meu pai, Rav Berg, e lhe disse: "Sabe, eu cheguei a um ponto da minha vida em que realmente quero mudar.”

O Rav disse: "Quer mudar? Você tem que mudar!".

Enquanto não tomarmos consciência do que está realmente em jogo – de tudo o que o mundo e nós estamos perdendo – e continuarmos a ser o que sempre fomos, não seremos capazes de dar os passos necessários para transformar.

A mudança acontece quando o medo de que as coisas permaneçam iguais é maior do que o medo de mudar.


Rav Yehuda Berg


Fonte: Centro de Cabala
www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A GERAÇÃO QUE ESTÁ REVELANDO O MISTÉRIO DO UNIVERSO


A ciência da Cabalá só deve ser revelada à pessoa quando ela quiser entender o sentido da vida. No entanto, se ela ainda não possui esse desejo, se está totalmente imersa na vida deste mundo e só está preocupada com a sua segurança no momento atual de sua existência, então não há porque dizer-lhe sobre a ciência da Cabalá. Isso não é para ela e só pode confundi-la. Deixe que ela continue seu desenvolvimento egoísta e não toque na ciência da Cabalá.

É por esta razão que os Cabalistas ocultaram esta ciência ao longo dos séculos, esperando até que a humanidade atingisse um estado em seu desenvolvimento onde começasse a perguntar sobre o sentido da vida. Nós vemos isso agora nos grandes problemas do mundo, na abrangente crise geral que permeia absolutamente todas as esferas da atividade humana.

Isso é evidente pelo atual estado de depressão da humanidade, refletido no número de suicídios, e pelo fato de que o mundo está numa retração e não pode fazer nada sobre isso. Todo mundo está numa retração, tanto a elite quanto as pessoas normais. Há um gradual desaparecimento da classe média, a indústria de transformação está sumindo; nós estamos perdendo o interesse na vida. Não sabemos o que fazer. Nós percebemos que há a possibilidade de uma terceira guerra mundial, mas vemos isso com calma, como se o nosso destino nos arrastasse para algum lugar, porque percebemos que não temos força, conhecimento, nem desejo de opor qualquer resistência. Alienação e impotência reinam no mundo.

É exatamente nesta geração que a ciência da Cabalá deve ser revelada, porque a partir dela as pessoas não apenas entenderão como sairão do estado atual, que as deixou sem esperança, mas também para descobrir o que as espera no futuro: um estado elevado, eterno e perfeito, que é bilhões de vezes maior que qualquer coisa que jamais poderíamos sentir neste mundo.



Rav Dr. Michael Laitman, PhD.



Da Lição Virtual 18/11/12

Fonte: Bnei Baruch  - A Sabedoria da Cabala 
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A SABEDORIA DO BOM SENSO

É muito fácil ficar tão enredado em nossas metas mundanas que perdemos a noção do todo. Sem perspicácia nem perspectiva, acabamos priorizando o que não devemos. 

Os altos e baixos de um escritório e a dinâmica interpessoal, por exemplo, vão afetar excessivamente a mente não treinada. Em um instante você se sente como um vencedor, eufórico e ganhando a partida, no momento seguinte você é um trapo, derrotado, desesperançado e deprimido. 

O Budismo nos lembra que nada dura muito, nem mesmo vitórias ou fracassos. Até mesmo o Super-homem pode cair do céu. 

A virtude do equilíbrio nos ajuda a não investir energia excessiva no sucesso, nem ficar arrasado com o desapontamento. 

A sabedoria do senso comum nos lembra que existe uma diferença entre sobreviver e viver. 

Nossa busca pelo sucesso mundano neste mundo de amarguras, não poderia ser mais satisfatória do que a busca de uma miragem no deserto árido. 


Lama Surya Das


(desconheço a fonte do texto)
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal