terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

A ANTIGUIDADE DA MEDITAÇÃO CRISTÃ


A meditação não é uma novidade na vida cristã; ela tem raízes profundas na tradição dos primeiros séculos do cristianismo.

Meditar, é ficar na quietude de corpo e espírito. O que é realmente extraordinário é que esse silêncio, apesar de todas as distrações do mundo moderno, é perfeitamente possível para cada um de nós. Para alcançar esse estado de silêncio e de quietude é preciso tempo, energia e amor.

O meio de empreender esta peregrinação consiste em recitar uma frase curta ou uma palavra, a que chamamos mantra. O mantra não é mais do que um meio de levarmos a nossa atenção para além de nós mesmos, um método de nos desligarmos dos nossos pensamentos e preocupações. O verdadeiro trabalho da meditação é aquele que nos faz chegar à harmonia do corpo, da mente e do espírito. É esse o objetivo para que nos aponta o salmista: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”.

São Paulo escreveu (Rom 8,26): “Não sabemos rezar como deve ser, mas o Espírito intercede por nós”. O que significa, na linguagem do nosso tempo, que, para rezarmos, devemos primeiro aprender a estarmos imóveis e atentos. Só depois é que entraremos com amor no conhecimento do espírito de Jesus, no mais profundo do nosso coração.

A meditação, também chamada de oração contemplativa, é a oração do silêncio, lugar onde o contacto direto com Cristo se pode realizar, uma vez que a atividade incessante da mente se interrompe. Na meditação, vamos para além das palavras, dos pensamentos e das imagens para estarmos na presença de Deus no interior de nós mesmos.

Segundo São João da Cruz, “Deus é o centro da minha alma“. A meditação é essa peregrinação quotidiana para o nosso centro.

Autor não especificado.


Fonte: Comunidade Mundial para a Meditação Cristã (Portugal)
https://www.meditacaocrista.com/
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/buda-est%C3%A1tua-templo-religi%C3%A3o-1024347/

SOBRE O CONTENTAMENTO


É uma coisa interior que se associa à liberdade.

A liberdade depende dele, e quem não sabe ficar contente na adversidade não consegue ser livre.

O contentamento nada tem a ver com concessões ou derrota; é a condição para a vitória.

Pois quando estou contente eu reconheço que não preciso de outras condições e de nenhuma outra situação para ser livre e feliz.

Isso, em certo sentido, é transcender toda a questão!



Thomas Merton, OSB




Fonte: Merton na Intimidade, (Fisus, 2001) p. 171
Via Associação Thomas Merton - https://merton.org.br/
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/c%C3%A3o-cachorro-animal-animais-1283104/

SOLTAR NÃO É ...


Soltar não é me desligar, mas entender que eu não posso controlar o outro. Soltar é permitir-se aprender com as consequências naturais dos acontecimentos. Soltar é não culpar ou acusar outros, mas dar o melhor de mim. Soltar não é corrigir, mas dar suporte. Soltar não é negar, mas aceitar. Soltar não é repreender ou argumentar, mas identificar minhas próprias falhas e corrigi-las. Soltar não é ajustar tudo aos meus desejos, mas tomar cada dia como ele vem, e valorizar-me nele. Soltar não é reclamar do passado, mas crescer e viver para o futuro. Soltar é temer menos e amar mais.


Brahma Kumaris



Fonte: https://www.brahmakumaris.org.br/
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/vectors/cadeia-quebrado-link-liberdade-297842/