quinta-feira, 28 de março de 2024

UMA DAS DIFICULDADES DE APRENDER A MEDITAR É...


Uma das dificuldades de aprender a meditar é por ser muito simples. Na nossa sociedade, muitos pensam que as coisas valem mais se forem complexas. Na meditação você aprende a ser simples – e este é um verdadeiro desafio para todos nós.

A simplicidade envolvida na aprendizagem da meditação faz-nos deixar para trás a multiplicidade e todas as opções de distração e leva-nos a concentrar-nos na simplicidade do ser. Imagine que você está aprendendo a andar de bicicleta. Para aprender a dirigi-la, primeiro você deve aprender a se equilibrar e dirigir em linha reta. O que há de extraordinário nisso é que, ao dedicar sua energia para manter o equilíbrio e permanecer no caminho certo, você descobre harmonia e um novo tipo de liberdade. O mesmo vale para a meditação. Assim como aprender a andar de bicicleta, você deve ter vontade de querer aprender. Você deve ter vontade de se concentrar. Você deve aprender a direcionar sua energia para a simples tarefa de manter o equilíbrio e dirigir com segurança na mesma direção.

Estar no caminho da meditação envolve ter a simplicidade de deixar tudo de lado para então estar em harmonia e liberdade. A meditação é a abertura para a realidade que só podemos descobrir e encontrar no fundo do nosso ser. Portanto, devemos aprender a ficar em silêncio, em profundo silêncio. O extraordinário é que, apesar de todas as distrações do mundo moderno, esse silêncio é possível para você. Mas para descermos a este silêncio devemos dedicar tempo, energia e Amor.

A primeira coisa que você deve aprender com a meditação é que você deve dedicar tempo a ela. É necessário meditar todas as manhãs e todas as noites (...).

Deixe-me agora dizer o que você deve fazer durante esse período. Sente-se confortavelmente e reserve dois minutos para encontrar uma posição confortável onde possa ficar quieto durante o tempo de meditação. Depois feche os olhos e comece a repetir o seu mantra, dentro de você, silenciosamente. A arte da meditação consiste em repetir o mantra (1) do começo ao fim: 'Ma-ra-na-tha' (2). Você não sabe o quanto isso é importante. Não se desvie do seu caminho e repita essa palavra, o seu mantra, do começo ao fim. Você deve ressoar isso silenciosamente em seu coração. É esta ressonância interna que abre você para outros níveis de consciência que não podem ser alcançados fora do silêncio.


Fr. John Main, OSB



Fonte: do livro "Momento de Cristo"
Traduzido para o espanhol por Lucía Gayón, e para o português por este blog.
PERMANECER EN SU AMOR - Coordenadora: Lucía Gayón - Ixtapa, México
www.permanecerensuamor.com - permanecerensuamor@gmail.com
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/meditar-ioga-medita%C3%A7%C3%A3o-paz-budismo-8578852/



Para mais detalhes ver:

* CAMINHO DO MANTRA: https://coletaneas-espirituais.blogspot.com/2022/09/mantra-duas-maneiras-de-ser-particula-e.html

* JOHN MAIN E A MEDITAÇÃO CRISTÃ: https://coletaneas-espirituais.blogspot.com/2020/05/john-main-e-meditacao-crista.html


Notas:

1 - Mantra, aqui neste contexto, é uma ou mais palavras, numa determinada língua, que tenha algum significado na condução da nossa meditação.

2 - Maranatha é uma expressão aramaica que, resumidamente, significa: “Vem, Senhor!”, e que é uma das expressões (mantras) usadas na tradição cristã. Obviamente, o mantra pode ser outro conforme a tradição (cabala, budismo, hinduísmo, sufismo etc.) (Nota deste blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário