quinta-feira, 4 de março de 2021

A PRESENÇA DIVINA EM NOSSA VIDA


[...] À medida que a dimensão espiritual é progressivamente despertada pela prática contemplativa regular, muitas pessoas tornam-se conscientes duma Presença na sua vida. Elas dirão muitas vezes, tal como eu, que isso lhes dá uma sensação de serem guiadas e acompanhadas. Posto deste modo, pode parecer um pouco arrepiante ou fantasmagórico; mas não é assim. Não é uma entidade separada que nos informa ou manipula ou que interfere com a nossa liberdade para escolher e assumir responsabilidades. Algumas pessoas interpretam-na dessa maneira. Mas isso é habitualmente uma fantasia construída ou, em casos extremos, uma patologia mental.

Talvez a Presença a que me refiro seja mais bem entendida como uma modificação da nossa autoconsciência. (Por um lado) à medida que crescemos e nos desenvolvemos (com o passar dos anos), um sentido do “eu”... torna-se presente para nós mesmos: auto-consciente, auto-julgador, auto-observador. “Ó, por que é que eu disse aquilo? Sinto que sou um fracasso... Ou, ocasionalmente, eu sou o maior!” Esta presença para nós mesmos pode tornar-se um fardo, até mesmo uma aflição... (Por outro lado) com uma crescente consciência contemplativa, esta intensa autoconsciência é modificada. Sabemos ainda quando erramos, mas somos menos duros conosco mesmos, menos suscetíveis e auto protetores.

De onde vem esta mudança? Algumas pessoas diriam que vem de um crescente sentido da Presença de Deus. Este sentido é como os outros sentidos físicos e o sexto sentido da intuição. É inato, mas precisa de ser libertado e de crescer. A Presença de Deus não é como uma pessoa que está a mais numa sala ou como a nossa sombra. É um “Eu Sou” que não compete ou ameaça. Vem para ser entendido como aquilo que nos torna capazes de estar presentes para nós mesmos, para os outros, para o mundo – e para Deus. Este “Eu Sou” está em todo o lado. Não lhe podemos fugir; e por que é que haveríamos de querer fazê-lo? Se o tentarmos, estaremos a tentar fugir de nós próprios. [...]


Dom Laurence Freeman, OSB



Fonte: Comunidade Mundial para a Meditação Cristã (Portugal)
https://www.meditacaocrista.com/
Fonte da Gravura: Tumblr.com