sexta-feira, 4 de setembro de 2020

RAJA YOGA (CIÊNCIA DA MENTE E DA VONTADE DIRIGIDA PARA A 5ª RAÇA ARIANA)


PATÂNJALI foi um compilador de ensinamentos que, até o seu aparecimento, haviam sido transmitidos oralmente durante muitos séculos. Ele foi o primeiro a fornecer por escrito os ensinamentos para a utilização dos estudantes e, por isto, é considerado como o fundador da ESCOLA DE RAJA YOGA. Os ensinamentos por escrito ficaram conhecidos como OS AFORISMOS SOBRE OS YOGA-SUTRAS DE PATÂNJALI.


Meios para atingir a YOGA, ou seja, a UNIÃO OU UNIFICAÇÃO

YAMA – mandamentos (relacionamento do discípulo (chela) para com os demais e para com o mundo exterior)

NIYAMA – regras (relacionadas à vida interior do discípulo e à ligação (sutratma – elo) que o relaciona a Deus)

ASANA – postura (atitude física-astral-mental correta do discípulo)

PRANAYAMA – força vital (controle da vitalidade e organização do corpo vital-etérico)

PRATYAHARA – abstração (dos sentidos e controle do corpo astral)

DHARANA – atenção (concentração e controle do 6º sentido (mente))

DHYANA – meditação (utilização da mente como desejado e transmitir ao cérebro pensamentos elevados e ideais)

SAMADHI – contemplação (êxtase – relaciona-se com o Ego Superior (Self) e sua contemplação, estudo, meditação e visão do mundo das causas)

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YAMA – MANDAMENTOS

- Natureza Física: inofensividade – verdade – não roubar

- Natureza Astral: abster-se da incontinência

- Natureza Mental: abster-se da avareza


NIYAMA – REGRAS

- Pureza interna e externa (dos três veículos da personalidade: físico/etérico-astral-mental)

- Aspiração ardente (esforço e fidelidade em direção ao ideal)

- Devoção a ISHWARA (Cristo interno)

- Contentamento (estado mental de entendimento dos acontecimentos como corretos)

- Leitura espiritual (análise das causas)


ASANA – POSTURA

- Posição firme, imutável e cômoda fisicamente

- Condição estável, invariável, calma e controlada dos desejos

- Condição firme, equilibrada e controlada da mente


PRANAYAMA – CONTROLE DA FORÇA VITAL

- Controle das forças vitais do corpo

- Ritmo e sincronia com o corpo


PRATYAHARA – ABSTRAÇÃO

- Subjugação dos sentidos pelo princípio pensante e remoção daquilo que até então fora seu objetivo

- Controle psíquico

- Retirada ou abstração da consciência, que tende para o exterior, para o mundo interior

- Centralização da consciência na grande estação central da cabeça e logo após no Ego Superior (o Self - Alma – corpo mental abstrato)


DHARANA – ATENÇÃO/CONCENTRAÇÃO

- Fixação da substância mental (chitta), pelo Ego/Self, sobre um objeto específico (conceito externo-interno – qualidade)

- Manter a mente firme e sem desvios

- Focalização firme da mente


DHYANA – MEDITAÇÃO

- Concentração sustentada (a mente ocupada com o objeto ou pensamento por período prolongado)

- Manter firme a mente (substância mental (chitta)) ocupada com o objeto, por um período prolongado)


SAMADHI – CONTEMPLAÇÃO

- A forma não é mais vista nas coisas

- Conscientização da unidade

- A alma olha para seu próprio mundo (“conhece Deus”)

- Controle da personalidade (ego inferior – eu inferior)

- Consciência das essências

- Atividade da Alma desligada do mental (mental concreto-inferior)


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A CIÊNCIA DA MENTE – RAJA YOGA

- A meta da meditação é contatar o Eu Interior Divino (Ego/Eu Superior – Alma – Self) e, por este contato, chegar à conscientização da unidade deste Eu com todos os outros Eus e com o TODO-EU. Isto se dá quando um estado chamado SAMADHI é alcançado, onde a consciência do pensador é transferida da consciência do cérebro inferior para a Alma, em seu próprio plano.

- O objetivo da evolução humana é trazer a força CRÍSTICA à plena manifestação no plano físico, através dos corpos inferiores ou envoltórios, subjugando-os, o que levará à TRANSFIGURAÇÃO de cada ser humano, e, passo a passo, à transfiguração da humanidade.

--- Força Crística: Alma – Ishwara – o Filho – Ego/Eu Superior – Self – Manas/Budhi/Atma.

--- Budhi: razão pura, o intelecto separado da mente inferior, a intuição.

--- Corpos inferiores/envoltórios: a personalidade – físico/etérico, astral, mental inferior/concreto, o Santo Graal, a taça receptora e que contém a vida divina.

- O grande objetivo da Raja Yoga é libertar o pensador das modificações do princípio pensante de modo a que ele não mais mergulhe no grande mundo das ilusões (maya) nem se identifique com o que é puramente fenomênico.

- O discípulo ariano tem que aprender a controlar o corpo mental (manas) e a dedicá-lo ao serviço de ISHWARA (Self – Força Crística) pela Raja Yoga.

- A ILUMINAÇÃO é o transporte à consciência cerebral do conhecimento obtido pela meditação/contemplação. A INSPIRAÇÃO é o resultado da iluminação, na medida em que se demonstra na vida de serviço. A UNIÃO (yoga) é o conhecimento direto da Divindade que se chega pela prática da raja yoga.


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Observações sobre os ESTÁGIOS DA TRANSFERÊNCIA (ABSTRAÇÃO – PRATYAHARA)

- A consciência do corpo (sentidos) para a cabeça.

- A centralização da consciência no lótus de mil pétalas (sahasrara) na região da glândula pineal (entre o meio da fronte e a glândula pineal).

- Da glândula pineal (sahasrara) para o corpo mental através do corpo etérico (controlando o corpo astral), empregando a abertura no cimo da cabeça (brahmarandra).

- Do corpo mental para a Alma, alojada no corpo causal (mental superior – lótus egoico).


Provoca-se, assim, uma condição em que o cérebro, o corpo mental e o corpo egoico formam uma unidade. Pode-se, então, ter acesso ao estado de Samadhi, ou de contemplação espiritual, quando a Alma olha para seu próprio mundo (“conhece Deus”). Seguindo-se, vem um estágio em que o homem espiritual transmite ao cérebro, através da mente, o que é visto, constatado e conhecido. Desta maneira, o conhecimento se torna parte do conteúdo do cérebro e fica disponível para emprego no plano físico.

Em resumo, a ABSTRAÇÃO (PRATYAHARA) causa:

- A síntese dos sentidos pelo sexto sentido (mente).

- O alinhamento da personalidade (unidade coordenada).

- A libertação das limitações da personalidade (corpos).

- Habilitação da Alma (Self) para impressionar e iluminar o cérebro por meio da mente.



Alice A. Bailey




Fonte: do livro “A Luz da Alma – Comentários aos Yoga-Sutras de Patânjali”, de Alice A. Bailey, Lucis Trust (1927), 1ª ed. em português pela Fundação Cultural Avatar (Niterói/RJ) e Fundação Educacional e Editorial Universalista – FEEU (Porto Alegre/RS), 1981
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/mulher-menina-yoga-relaxamento-2795589/