domingo, 7 de junho de 2020

ESPERANÇA - ORIENTAÇÃO FUNDAMENTAL DA CONSCIÊNCIA


Esperança não é o mesmo que desejar alguma coisa. Não se trata de sonhar acordado com alguma coisa. Trata-se do oposto da fantasia. Trata-se de uma atitude ou orientação fundamental da consciência. Trata-se de nos voltarmos para fora. Ser esperançoso é descobrir que somos parte integrante de algo maior do que nós mesmos, e que vivemos com a energia dessa realidade completa. A esperança é a auto disposição para o exterior, qualquer que seja a dificuldade de se manter disposto ao exterior. Desespero é a rendição da consciência à energia da introversão. . . A esperança é uma virtude absoluta, constante e não condicionada. Você não pode ser esperançoso apenas quando as coisas correm bem. Você precisa ser esperançoso e, num certo sentido, escolher ser esperançoso, em qualquer circunstância, qualquer que seja a tendência a mergulhar de volta na consciência de si mesmo, no seguro invólucro do ego. A esperança é uma das virtudes que resultam da prece profunda, onde nos voltamos de nós para Deus. . . Esperança é aspirar ao conforto de estar completamente em seu lar. Trata-se da mais forte aspiração de nosso ser.


Dom Laurence Freeman, OSB



Leitura de Domingo, 07 Junho 2020
Fonte: do livro "Perder para Encontrar", de Dom Laurence Freeman, OSB (Petrópolis, Ed. Vozes, 2009)
Comunidade Mundial para a Meditação Cristã
http://www.wccm.com.br/leitura-laurence-freeman-osb/957-esperanca
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

O GRANDE AGORA


[...] Deverá dar a máxima atenção ao seu pensamento, principalmente ao pensamento plástico. A capacidade de concentração... evoca imagens penetrantes do Akasha, através do pensamento plástico; elas são fortemente vitalizadas a tentam se concretizar. Por isso só devemos ter pensamentos nobres e puros, e devemos tentar transformar nossas eventuais paixões em qualidades positivas.

A alma do mago já deverá ser tão nobre que ele nem mesmo conseguirá ter pensamentos negativos ou desejar o mal a alguém. Um mago deve agir de modo amável, prestativo a solidário, generoso e respeitoso, discreto e silencioso. Deve estar livre de egoísmo, orgulho e ganância. Essas paixões se refletiriam no Akasha, e como o princípio do Akasha contém a analogia da harmonia, o próprio Akasha colocaria obstáculos no caminho do mago impedindo a sua evolução, ou o que é pior, tornando-a impossível. Um Progresso posterior estaria então totalmente descartado.

É só nos lembrarmos do livro de Bulwer, "Zanoni", no qual a guardiã da fonte nada mais é do que o Akasha, que impede o acesso dos grandes mistérios aos impuros a imaturos. Mesmo se eles o conseguirem, então o Akasha tentará transformar tal pessoa, deixá-la ser dominada pela dúvida, ou prendê-la a um golpe do destino, para proteger os mistérios de todas as formas possíveis. A um imaturo os mistérios permanecerão sempre ocultos, mesmo se forem divulgados em centenas de livros.

Um mago verdadeiro desconhece o ódio religioso ou sectário; ele sabe que toda religião possui seu sistema específico que levará seus devotos a Deus, por isso ele a respeita. Ele sabe que toda religião tem erros, mas ele não a julga, pois cada dogma serve ao estágio de maturidade espiritual de seu adepto.

Através da sua evolução o mago passará a ser suficientemente maduro a ponto de enxergar com sua visão espiritual todos os pensamentos, todas as ações, todas as atitudes, relativas ao passado, ao presente ou ao futuro.

Ele sempre será tentado a julgar o seu semelhante mas com isso ele poderia contrariar as leis e provocar uma desarmonia. Um mago desse tipo não possui maturidade suficiente e perceberá que o Akasha anuviará a sua clarividência e o Maya o atormentará com ilusões. Ele precisa saber que o bem e o mal têm direito à existência a que cada um tem uma missão a cumprir. Um mago só poderá chamar a atenção de uma pessoa ou julgar seus defeitos e fraquezas quando convocado diretamente para tal, a deverá fazê-lo sem colocar nisso uma crítica.

O mago autêntico aceita a vida como ela é, o bem lhe traz alegria e o mal lhe traz o aprendizado, mas ele nunca se deixa abater. Ele conhece as próprias fraquezas e se esforça em dominá-las. Jamais cultivará o arrependimento ou a culpa, pois estes são pensamentos negativos e portanto devem ser evitados. É suficiente que ele reconheça seus erros e não os repita novamente.

É basicamente errôneo prender-se ao passado e lamentar as coisas desagradáveis que o destino lhe impôs. Só os fracos queixam-se constantemente para despertar a piedade dos outros. O verdadeiro mago sabe que através da evocação de imagens do passado elas podem voltar à vida, desencadeando novas causas e criando novos obstáculos no seu caminho. É por isso que o mago vive exclusivamente o presente e olha para trás só em caso de necessidade. Para o futuro ele fará só o planejamento do que for estritamente necessário e deixará de lado todas as ilusões a fantasias, para não gastar com elas as energias tão arduamente conquistadas, e para não dar ao subconsciente a possibilidade de criar obstáculos em seu caminho.

O mago trabalha objetivamente na sua evolução sem esquecer seus deveres materiais, que deverão ser cumpridos com tanta conscienciosidade quanto as tarefas de sua evolução espiritual. Portanto, ele deverá ser muito severo consigo mesmo. Deverá sempre ser muito prudente, e no que se refere à sua evolução, discreto.

O princípio do Akasha não conhece o tempo nem o espaço, ele age, portanto, sempre no presente, pois os conceitos temporais dependem dos nossos sentidos. É por isso que recomendamos ao mago adaptar-se o máximo possível ao Akasha, reconhecendo-o como o grande AGORA, pensando e agindo em função dele. [...]


Franz Bardon



Fonte: do livro "Iniciação ao Hermetismo"
Edição digital de Comunidade PGEM
Via http://br.groups.yahoo.com/group/haon
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A TRANSFORMAÇÃO COMEÇA DENTRO CADA PESSOA


O progresso da pessoa e o progresso da sociedade caminham juntos. Nosso mundo moderno não pode alcançar a paz e uma ordem social plenamente justa, apenas pela aplicação de leis que atuam sobre o homem, por assim dizer, vindas de fora dele. A transformação da sociedade começa dentro da pessoa. Começa com o amadurecimento e a abertura da liberdade pessoal em relação a outras liberdades - em relação ao resto da sociedade. A 'doação' cristã que é exigida de nós é uma participação inteligente e plena da vida de nosso mundo, não somente com base na lei natural, mas também na comunhão e reconciliação do amor interpessoal. Isso significa uma capacidade de estar aberto para os outros como pessoas, de desejar para os outros tudo o que sabemos ser necessário para nós mesmos, tudo o que é exigido para o pleno crescimento e até para a felicidade temporal de uma existência plenamente pessoal.


Thomas Merton, OSB



Fonte: do livro "Amor e vida"
Comunidade Monástica Anglicana - Igreja Anglicana Tradicional do Brasil
https://www.mongesanglicanos.org/
Fonte da Gravura: Tumblr.com

AS SETE LEIS ESPIRITUAIS DO SUCESSO


Para praticar estas leis, e gradualmente ir-se habituando a elas e aos seus efeitos, aplique uma em cada dia da semana, começando no Domingo:

Lei da Potencialidade Pura
Crie tempo para estar só, em silêncio, e simplesmente Ser.
Comungue com a natureza, observando algum dos seus elementos ou manifestações.
Pratique o não-julgamento, tanto em relação a situações como a pessoas.

Lei do Dar e do Receber
Ofereça algo (por ex. um sorriso, um cumprimento, ou um desejo) a todas as pessoas que vir.
Receba e agradeça tudo o que a vida lhe oferece.
Dê e receba carinho, afeição, apreço, amor.

Lei do “Karma” ou da Causa e Efeito
Pense, fale e aja sempre de modo positivo - útil, amável e verdadeiro.
Esteja consciente do presente e das consequências (p/ si e p/ os outros) de cada escolha que faz.
Peça orientação para elas, escutando a sua intuição e as mensagens do seu corpo.

Lei do Mínimo Esforço
Pratique a aceitação de pessoas, situações, circunstâncias e eventos tal como são e ocorrem.
Tome responsabilidade por tudo o que lhe acontece e não atribua culpas a nada nem a ninguém.
Liberte-se da necessidade de defender o seu ponto de vista, e de querer convencer ou persuadir os outros.

Lei da Intenção e do Desejo
Liste todos os seus desejos, guarde a lista consigo, e leia-a de manhã e à noite.
Confie, quer se realizem, quer não, lembrando-se que “nada acontece por acaso”.
Aceite o presente tal como ele é, libertando-se da necessidade de saber os resultados.

Lei do Desapego
Dê a si próprio e aos outros a liberdade de serem quem são.
Não force soluções para os problemas.
Aceite a incerteza e entre no campo de todas as possibilidades.
Antecipe a excitação que pode ocorrer a partir da sua abertura a uma infinidade de escolhas.

Lei do “Dharma” ou do Propósito da Vida
Procure conhecer e contactar o seu Eu superior.
Abra-se a descobrir as suas qualidades e os seus talentos únicos.
Pergunte como pode melhor servir e ajudar.


Dra. Lígia Maria Carvalho de Noronha



Adaptação de “As Sete Leis Espirituais do Sucesso”,
do médico holístico indiano, Dr. Deepak Chopra
Fonte da Gravura: Tumblr.com