segunda-feira, 17 de abril de 2023

CONHECIMENTO DAS LEIS DIVINAS


Quando amanhece o dia e os seres encarnados acordam para uma nova jornada de trabalho e aprendizado, ao invés de olharem para a movimentação de pessoas, devem mirar o céu durante o máximo de tempo que puderem, para, ao invés de assimilarem as inquietações, amarguras, angústias e negatividades da maioria das pessoas, sintonizarem com a harmonia que o céu reflete, no cumprimento das Leis Divinas que regulam o Universo e que os seres chamados “inanimados” cumprem sem nenhuma desordem.

No Universo inteiro, somente os seres na fase humana representam, em sua grande maioria, a desarmonia, justamente porque, estando despertos para o livre arbítrio, ou seja, a oportunidade de participarem mais ativamente na evolução das demais criaturas, ainda não utilizam sua própria força mental para a construtividade do “Seja feita a Vossa Vontade e não a minha” e, normalmente, dizem a cada minuto: “Seja feita a minha vontade.”

A harmonização interior prepara os seres humanos para atuarem durante toda a jornada diária de forma construtiva, apesar de, a cada minuto, haver induções para os variados tipos de desvios morais, através de mil formas de egoísmo, orgulho e vaidade.

Mas (...) temos a dizer que os Espíritos Superiores que orientaram Allan Kardec foram precisos na afirmação de que a Lei Divina está escrita na consciência, com o que quiseram dizer que, ao criar cada ser, na fase pré atômica, Deus imprimiu nele Sua própria essência luminífera, como se fosse uma semente, que, gradativamente, se desenvolverá até tornar-se uma árvore gigantesca, que alcança sessenta metros de altura. Apenas que essa árvore não será eternamente uma árvore, mas é uma luz, que se transforma em facho cada vez mais poderoso, passando, externamente, por variadas aparências exteriores, pelo mineral, pelo vegetal, pelo animal, pelo ser humano, pelo anjo e daí para frente, infinitamente.

Dissemos "passando pela aparência exterior", porque a essência é sempre luz. Não há diferença em um Espírito, na essência, em qualquer dessas fases exteriores: será sempre a mesma luz. Quanto à Lei que regula o seu desenvolvimento é a mesma para todos os seres, pois seria contraproducente uma Lei para cada nível de evolução ou diferente para um grupo de seres em detrimento dos demais. A Lei, portanto, é uma só para todos, por toda a eternidade.

A maioria das pessoas ainda estranha essa unicidade, bem como o fato da passagem pelas sucessivas formas exteriores, mas são apenas formas exteriores, como uma pessoa que veste, a cada dia, uma roupa diferente, mas trata-se da mesma pessoa.

A trajetória ascensional representa o aprendizado de cada segundo, pois ninguém realmente estaciona, mas aprende, mesmo quando se rebela contra o aprendizado e as oportunidades de vivência: a evolução é cada nova vivência, acumulada a cada segundo da existência dos seres.

Temos de nos desvincular da noção terráquea de contagem do tempo, pois o tempo não existe e o que dá a ilusão do seu transcurso é o movimento de rotação da Terra, no caso dos terrícolas, mas, na verdade, tudo isso não passa de uma ilusão dos sentidos corporais primitivos.

Enquanto as pessoas da Terra não se desvincularem dessa forma de encarar a sucessão de lições, ficarão presas mentalmente às coisas da materialidade e não voarão, em espírito, para o conhecimento da Lei Divina, que está escrita dentro de cada criatura.

Conhecer a Lei Divina é simplesmente olhar para dentro de si, observando todo o seu percurso evolutivo, desde o início e, no caso dos seres que lhe são superiores, imaginar o que lhes aconteceu para chegarem àquele patamar de aperfeiçoamento. Mas também deve cada ser da fase humana procurar sintonizar com a Mente Divina para receber d’Ela os esclarecimentos que suplantam sua capacidade de compreensão. Ninguém precisa ler muito para conhecer a Lei Divina, pois, mesmo sendo iletrado, pode conhecê-la até seu nível pessoal máximo de compreensão, se resolver aprofundar a sonda da observação no seu próprio mundo interior.

Os terráqueos ainda, no geral, não aprenderam a olhar para dentro de si, preferindo atentar para as outras criaturas, mas sem entender-lhes a essência, mas olhando-as apenas na forma exterior que apresentam. Olhar para as outras criaturas não faz ninguém compreender a Lei Divina, pois a forma não é a criatura e a essência não muda de uma criatura para outra, pois todas as criaturas são a mesma realidade luminífera.

Entendamos isto que vai ser repetido: somente observando sua própria biografia, desde o instante da própria criação por Deus, cada ser humano tem condições de conhecer a Lei Divina.

Não será nos laboratórios de pesquisa das universidades, não será na leitura de muitos livros, não será na visão das mudanças exteriores que a Lei Divina se estampará para cada buscador da Verdade.

A Verdade está dentro de cada um, sendo uma só para todas as criaturas e elas devem aprender isso, porque, caso contrário, não evoluem espiritualmente, mas apenas desempenham múltiplas atividades, sem nenhum proveito substancial para seu desenvolvimento espiritual.



Irmandade dos Anônimos / João Cândido




Fonte: do livro "A Comunidade Cósmica dos Escolhidos"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

TENTAR FAZER DEUS FELIZ


As pessoas religiosas muitas vezes se confundem ao pensar que a religião envolve apaziguar Deus ou mantê-lo feliz, ou distraí-lo de nos punir. Assim, as pessoas religiosas tendem a estar muito ocupadas com cerimônias e liturgias.

Mas devemos aprender a ficar quietos e estar enraizados no conhecimento de que não precisamos apaziguar a Deus ou distraí-lo. Basta-nos responder ao seu Amor infinito. Respondemos com total atenção, com total quietude, sem pensar no seu Amor, mas abrindo-nos ao seu Amor; não pensando em sua misericórdia, mas recebendo-a.

O que temos que entender é que na hora da meditação não devemos pensar em nada. Este é o momento do dia para prestar atenção total, abertura total, para receber Amor total.

A experiência cristã é, em essência, o conhecimento de que Deus é Amor e que Ele vive em nossos corações. Nosso chamado, então, é mais do que um diálogo com Ele; é estar em união com Ele. Ser um com Ele é estar em união com Ele. Para ser um com Ele é preciso alcançar a plenitude de nossa própria criação. Cada um de nós deve experimentar a sua própria harmonia para poder estar em harmonia com Ele. O caminho cristão é um caminho em que cada um de nós se torna inteiro estando completamente estável, completamente enraizado na verdade, no bem, na justiça. Na verdade, em Deus.

A meditação é simplesmente o momento de tomar consciência desse enraizamento. Ao sentar, entramos na estabilidade do ser que frutifica na confiança magnânima e firme. "Quem pode nos separar do Amor de Cristo?" Não há poder nem no céu nem na Terra ou o que podemos imaginar. Absorva esta confiança nas palavras de São Paulo em sua carta aos Colossenses:

"Portanto, como você recebeu o Senhor Jesus Cristo, ande nele; arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, transbordando em ação de graças. Cuidai para que ninguém vos engane com filosofias e sutilezas ocas, segundo as tradições dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo. Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade. (Cl 2:6-7-9).

A meditação é a abertura simples e pura à plenitude da perfeição que é nossa em Cristo.



Fr. John Main, OSB




Fonte: do livro "O Coração da Criação", Canterbury Press, 2007
Traduzido para o espanhol por Lucía Gayón, e para o português por este blog.
PERMANECER EN SU AMOR - Coordenadora: Lucía Gayón - Ixtapa, México
www.permanecerensuamor.com - permanecerensuamor@gmail.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

REFLEXÃO SOBRE A PRÓPRIA BIOGRAFIA


A biografia de cada ser humano começa na fase pré atômica e isso deve ser levado em conta por dois motivos:

1 – para cada um dar valor a cada passo dado na estrada da evolução, pois, caso contrário, tende a desanimar ou revoltar-se em face das dificuldades naturais da vida e,

2 – considerar-se como essencialmente igual a todos os seres do Universo, variando apenas o grau alcançado por cada um, seja em razão da antiguidade como Espírito, seja devido ao maior empenho da parte de alguns.

Em ambos os casos, devem as criaturas humanas fazer uma coisa que, normalmente, não fazem, que é agradecer a Deus pela bênção da vida desde o início e não apenas pela oportunidade de um período reencarnatório.

Sempre deve-se dar graças a Deus, pois até as dificuldades mais difíceis de vencer são bênção carreadas à estrada de cada um com a finalidade de servir de degrau para a evolução, que vai em direção ao infinito.

Nessa biografia não importam datas do calendário terrestre, pois, para o Espírito, a eternidade é seu referencial e as horas, dias, anos e milênios representam muito pouco para a vida de uma criatura de Deus, seja ela qual for.

Precisamos aprender a pensar em eternidade, a fim de não nos inquietarmos com o dia de amanhã no sentido de angustiar-se, como acontece com a maioria dos terráqueos, mas sim fazer o melhor possível “aqui e agora”, porque o futuro dependerá sempre da semeadura no Bem ou no Mal.

Esqueçamos as biografias que visam entronizar a vaidade de uns e outros que ambicionam ser lembrados pela precária História terráquea, uma vez que muitos dos missionários da mais alta elevação sequer foram notados pela humanidade da Terra.

Não queiramos ser lembrados com a forma de estátuas nas praças públicas ou nos museus, porque a maioria desses se escraviza à própria representação material que lutaram para conseguir.

Sejamos cósmicos, portanto, atemporais, uma vez que as próprias mudanças geológicas do planeta nos mostram que tudo muda, nasce, se desenvolve e desaparece, bem como os Espíritos mudam de habitação, de um mundo para outro e não olham para trás, seguindo adiante.

Não trace sua própria biografia senão, como dito, para agradecer a Deus.

(...) quanto à auto análise (...), procure fazê-la sempre, porque, para você mesmo, é importante saber o que falta realizar em si mesmo e o quanto já caminhou para a frente e para cima.


Irmandade dos Anônimos / João Cândido



Fonte: do livro "A Comunidade Cósmica dos Escolhidos"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

O ESPIRITUALISTA E AS PROVAÇÕES


Se lerdes sobre a vida dos Mestres e dos Iniciados, vereis que todos eles passaram por provas terríveis. Alguns compreendiam o significado desses sofrimentos e não se revoltavam, não desanimavam, pois sabiam que, graças a eles, se tornariam divindades. Mas outros, que ainda não eram tão esclarecidos, ficavam abatidos e, por vezes, até se revoltavam. Não compreendiam por que razão o Céu era tão cruel. Tinham sacrificado tudo por ele e ele não os recompensava!...

Muitas vezes, o que falta aos espiritualistas é o verdadeiro saber. Eles pensam que, só porque consagraram a vida a Deus, passarão a ter rios de leite e mel, a caminhar sobre pétalas de rosas, a receber coroas. É verdade que na Bíblia se encontram tais promessas, e também é verdade que tudo isso sucederá... Mas apenas quando eles tiverem passado por todas as provações! Até lá, aqueles que possuem a verdadeira luz têm de aprender a utilizar, para a sua própria evolução, tudo o que lhes acontece.



Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autorial pessoal

O QUE É MISTICISMO?


(...) o que é misticismo e o que é relevante para nós sobre os místicos? Misticismo é uma palavra moderna. Os primeiros cristãos não usavam esse termo, mas simplesmente falavam de certas experiências que viviam como místicas.

Bernard McGinn, um escritor perspicaz que tem um profundo interesse neste assunto e um grande conhecedor dele, diz em um de seus livros sobre a história do misticismo no Ocidente: "O elemento místico no cristianismo é aquela parte da crença e prática que se refere à preparação da consciência e à reação que pode ser descrita após a presença imediata ou direta de Deus."

Este é realmente o objetivo que buscamos na meditação, na oração contemplativa. A meditação nos permite romper o nível racional de nossa consciência habitual e alcançar um nível mais elevado de consciência intuitiva. Este nível nos ensina a abandonar o ego, a deixar para trás nossa visão egocêntrica da realidade e, ao fazer isso, nos permite transcender o ego e alcançar um modo de percepção mais aberto e expansivo. Leva-nos de uma realidade baseada no conhecimento para uma que vem da sabedoria da Realidade Divina. Então entramos em estados intuitivos, onde "sabemos" sem conhecimento, onde estamos totalmente "apaixonados". É o caminho para se tornar totalmente vivo, de uma vida focada na sobrevivência, para uma vida cheia de significado, como John Main explica lindamente:

“Mais e mais homens em nossa sociedade estão começando a entender que nossos problemas pessoais e os problemas que enfrentamos em nossa sociedade são basicamente problemas espirituais. O que compreendemos cada vez mais é que o espírito do homem não pode encontrar sua realização no simples sucesso material. Isso não significa que o sucesso material ou a prosperidade sejam ruins, mas simplesmente que não são adequados ou suficientes como a resposta última ao significado do homem, conhecer a si mesmo, compreender a si mesmo e se colocar em perspectiva. Nós apenas temos que entrar em contato com o nosso espírito.” Esta é, de fato, a nossa primeira responsabilidade como seres humanos: a nossa primeira tarefa é encontrar o nosso próprio espírito, porque esta é a nossa linha de vida com o Espírito de Deus.

A meditação nos leva ao caminho de "encontrar nosso próprio espírito" e não é um caminho exclusivo para místicos, mas está ao alcance das pessoas comuns. Os místicos são os que verificam que isso é possível: eles verificam que isso pode ser feito e tudo o que eles nos dizem é baseado na experiência, não na teoria. A dedicação e a fiel perseverança conduzem-nos ao nosso centro, à presença do Espírito dentro de nós, onde a nossa essência “emana e se renova pela corrente de amor da vida da Trindade”.


Kim Nataraja



Fonte: WCCM Espanha - Comunidad Mundial para la Meditación Cristiana
http://wccm.es/
Traduzido por WCCM España e para o português por este blog.
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/%c3%a1rvore-floresta-caminho-luz-3094982/