segunda-feira, 22 de março de 2021

OS QUE TRABALHAM PARA A UNIDADE


O nosso espírito deve viajar para se instruir e se aperfeiçoar. Por isso, não só podemos mudar de sexo de uma existência para outra, como encarnamos em países diferentes, em meios sociais diferentes, em religiões diferentes. Então, que sentido podem ter os fanatismos, as ideias de nacionalismo, de luta de classes, de combate pela verdadeira fé? Objetivamente, nada disso assenta em qualquer base sólida. O espírito viaja pelo espaço. São os humanos que, na sua cegueira, criam artificialmente as separações entre as raças e as culturas. Mas, um dia, nada restará destes pontos de vista limitados, pois nenhum tem razão nas suas reivindicações. Só têm razão os seres que trabalham para a unidade, para a realização do Reino de Deus na Terra.



Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Tumblr.com

QUALIDADES A DESENVOLVER


A base do autorrespeito é a fé de que Deus me ama. Através desta experiência posso cultivar o amor próprio. Ao estudar as virtudes de Deus e incorporá-las em minha vida diária, a fé no meu valor inerente aumenta. Mas não é fácil ter autorrespeito porque geralmente o senso que eu tenho de mim é baseado em coisas externas como elogio e posição. A medida que esses aspectos oscilam, a auto apreciação também oscila. Um dia sentirei que sou muito bom e no dia seguinte que não tenho valor. Na verdade, autorrespeito não é o que estou fazendo na minha vida mas o grau de qualidade e virtude que eu trago em cada ato. (Dadi Janki)

Quando tenho autorrespeito eu aprecio minha própria companhia. Se me falta autorrespeito me torno extrovertido, procuro em outros o que não consigo valorizar em mim. Autorrespeito me dá poder para acomodar todas as situações, uma vez que não me deixo afetar por elas. Autorrespeito me ensina a tomar benefício das críticas. Com autorrespeito eu não preciso provar a ninguém que estou certo. Isto me torna totalmente honesto.

Generosidade é mais do que simplesmente dar. O maior ato de generosidade é ver além das fraquezas e erros dos outros, ajudando-os a reconhecer seu valor inato. Os verdadeiros generosos são aqueles que se esforçam para serem mestres de si. Eles são sempre benevolentes com aqueles que criticam ou ignoram o que é bom. Eles entendem que para haver um profundo trabalho interior é preciso alcançar a bondade. Eles têm empatia pelas pessoas porque conhecem as dificuldades enfrentadas por elas na busca do autoconhecimento. Aqueles que nunca tentaram se aprimorar tem pouca tolerância em relação aos outros. (Dadi Janki)

Autoestima é um aspecto importante para o meu bem-estar e para melhorar a qualidade da conversa comigo mesmo. Para aumentar a autoestima eu preciso: (1) reduzir as conversas negativas; (2) pensar no meu progresso espiritual e compartilhar com os outros; (3) evitar pessoas negativas que me levam para baixo; (4) dar a mim revigoramento interior através da meditação; (5) focar nas minhas qualidades e tornar-me genuíno; (6) investir tempo naquilo que me faz sentir bem. (Dr. Usha Kiran)

Inspiração é diferente de motivação. Inspiração é um pensamento, motivação é uma ação. Uma pessoa auto motivada é como um imã que atrai recursos, oportunidades e experiências porque ela coloca pensamentos, ideias e planos na prática. Para sustentar a motivação é necessário ter a capacidade de decidir com precisão. Decidir o que pensar, o que falar, o que fazer. Esse poder pode ser assimilado através da meditação e do cultivo de pensamentos de qualidade. Pensamentos de qualidade são positivos, elevados e benéficos. Eles funcionam como um tônico para manter a motivação.


Brahma Kumaris



Fonte: https://www.brahmakumaris.org.br
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/incenso-fuma%C3%A7a-amor-bondade-amorosa-2042096/