quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A MENTE É O RESULTADO DO TEMPO

A mente vai sendo influenciada todo o tempo para pensar ao longo de certa linha. Apenas as religiões organizadas costumavam estar por trás da mente, mas hoje os governos assumiram amplamente essa função. Eles querem moldar e controlar sua mente. Na superfície a mente pode resistir ao controle deles. Superficialmente você tem alguma voz na questão, mas sob a superfície, no inconsciente profundo, está todo o peso do tempo, da tradição, empurrando você numa direção particular. A mente consciente pode até certo ponto controlar e guiar a si mesma. Mas no inconsciente suas ambições, seus problemas não resolvidos, suas compulsões, superstições, medos, estão esperando, pulsando, forçando. Todo este campo da mente é o resultado do tempo; é o resultado de conflitos e ajustamentos, de toda uma série de aceitações sem compreensão completa. Assim, vivemos num estado de contradição; nossa vida é um processo de luta infindável. Somos infelizes, e queremos ser felizes. Sendo violentos, praticamos o ideal da não-violência. Então há um conflito acontecendo; a mente é um campo de batalha. Queremos estar seguros, sabendo internamente, profundamente, que não existe absolutamente tal segurança. A verdade é que não queremos encarar o fato de que não existe segurança; assim, estamos sempre buscando segurança, com o medo resultante de não estarmos seguros.





 J. Krishnamurti





Fonte: The Book of Life
http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: http://www.imageafter.com/

A REENCARNAÇÃO É PUNIÇÃO ?

Não. É oportunidade de “reparar” os deslizes, as falhas morais, as transgressões que cometemos ao desrespeitar a lei divina.

“Nós atuamos em virtude do livre-arbítrio, quando, por nossa negligência ou má vontade, retardarmos o nosso avanço; prolongamos conseguintemente, a duração de nossas encarnações materiais, que, então, nos parecem uma punição, pois que, por nossas faltas, permanecemos nas categorias inferiores, obrigados a recomeçar a mesma tarefa. (A Gênese, cap.11, nº 26, FEB).

A lei é de causa e efeito, “o plantio é livre, mas a colheita obrigatória”. Sabemos o que é certo e o que é errado. Queremos errar e ser perdoados com apenas algumas preces repetidas. Por isso, reparar a transgressão pela dor é visto como “punição”. Mas, nós espíritas vemos como oportunidade de aprendizado. Ainda somos alunos preguiçosos e negligentes. Precisamos aprender a fazer bom uso do nosso livre arbítrio.

Exemplo: quando um aluno repete de ano, por não ter se esforçado para tirar boa nota ou por ter tido dificuldade de aprender a lição, a lei dá a oportunidade desse aluno tentar novamente. Assim é a lei de Deus, que é mais perfeita que a lei dos homens. Ela nos dá a oportunidade de aprender, rever os erros, fazer melhor a lição.




Rudymara




Fonte: Grupo de Estudo "Allan Kardec"
http://grupoallankardec.blogspot.com/
Fonte da Gravura: http://www.imageafter.com/

FIÉIS AOS COMPROMISSOS

Antes de decidirdes servir um ideal, vós sois livres, mas, uma vez tomada essa decisão, já não o sois: desencadeastes um movimento e é suposto que vos mantenhais fiéis ao vosso compromisso. Sabendo isso, alguns pensarão que é preferível para eles não se comprometerem e assim preservarem a sua independência... Têm esse direito. Mas devem saber que a independência, tal como eles a compreendem, só lhes trará decepções e provações. Então é que eles se sentirão verdadeiramente aprisionados. Outros dirão que a ideia de servir um ideal os enche de entusiasmo, mas sabem que são fracos e receiam tropeçar no caminho. Responder-lhes-ei que as quedas não são assim tão graves. Eles levantar-se-ão e procurarão entender por que caíram, e depois, fortalecidos com essa experiência, na próxima vez saberão melhor triunfar sobre as suas fraquezas. Na medida em que se permanece no bom caminho, mesmo tendo escorregadelas, atinge-se o objetivo. Imaginai que deveis atravessar uma floresta densa para irdes ter com uns amigos: por certo ireis hesitar aqui e ali, mas, se tiverdes uma bússola para manter a direção, acabareis por chegar ao fim. E é preferível hesitar para chegar ao fim do que não empreender nada com medo de ter de fazer esforços.




Omraam Mikhaël Aïvanhov




Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: http://www.imageafter.com/