sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

O QUE É LÍCITO PEDIR AO ESPIRITISMO


Há pessoas que procuram na religião a satisfação utilitarista. Acreditam que a religião deverá lhes dar a vitória, o sucesso, a felicidade para essa vida, e a salvação eterna para a outra. Hoje, algumas seitas religiosas pregam isso abertamente, e convidam os que querem deixar para traz a infelicidade, o fracasso, a se unirem a elas.

Algumas pessoas chegam a dizer, que resolveram mudar de religião, para serem felizes. No dia a dia dos centros espíritas temos deparados com essa situação. Muitos o procuram no desejo de obter benefícios imediatos, como: curas, enriquecimento, conquistas amorosas, anular um desafeto, e outras coisas mais.

Contudo, a finalidade do Espiritismo não é o de arranjar a vida das pessoas. Os espíritos superiores, embora nos amem e nos auxiliem, não são serviçais à nossa disposição para os pequenos interesses humanos. Quando as pessoas insistem nesses pedidos, e não percebem o extraordinário novo campo de visão que se lhe abre à frente, acabam por perder a proteção dos bons espíritos, e os maus, os ignorantes tomam conta da situação, pois estão sempre prontos a atender a todos os pedidos, mesmo os injustos. Esses espíritos podem satisfazer certos pedidos, porém cobram muito caro a satisfação concedida.

Quando Jesus de Nazaré ofereceu a Água Viva do Evangelho para a mulher samaritana, afirmando que quem bebesse da água que ele oferecia nunca mais teria sede, a mulher pediu para que o Rabi Galileu lhe desse da tal água, porque assim ela não precisaria buscá-la diariamente. Ela não compreendeu que o Mestre não a isentava do trabalho, das lutas evolutivas, do aperfeiçoamento, mas alargava os seus horizontes espirituais.

O que devemos procurar no Espiritismo? Devemos procurar a elevada compreensão do processo que é a vida. O Espiritismo oferece essa compreensão. Ele é, no dizer de Herculano Pires, a plataforma para as novas conquistas da humanidade.

É proibido, então, à mãe que chora a perda de seu filhinho, buscar notícias que a console? É proibido ao homem que vê a esposa doente, em risco de vida, pedir a cura ou a esperança? Aquele que não consegue um emprego e precisa sustentar a família não pode pedir aos espíritos que o ajude a se empregar? O homem de negócios que está atormentado pelos fracassos sucessivos, não pode ir buscar orientação junto a uma casa espírita? Nada disso é proibido, e é natural que o centro espírita preste esse socorro e vários outros, mas é preciso que ensine a libertação, ou seja, o conhecimento espírita. É preciso que compreendam que os espíritos não fazem pelo homem, aquilo que ao homem compete fazer.

É comum ao ser humano, o desejo de se ver liberto das dores, angústias e dificuldades. É comum procurarem meios mais ou menos mágicos para resolver seus problemas. No Espiritismo não poderia ser diferente. Quase sempre, aqueles que se decepcionam com a Doutrina Espírita e a abandonam, são os que querem soluções mágicas. Não existem soluções sem esforços, luta, trabalho.

Não raro a dor, o problema aparentemente insolúvel, é o chamamento para uma nova postura, um novo caminho, um novo ideal. O fato de sermos espíritas ou médiuns, não nos dá privilégios, e sim responsabilidades. Não feche os olhos para a luz. Não peça o que o Espiritismo não lhe pode dar, e não se decepcionará com ele.


Amilcar Del Chiaro Filho



Fonte: A Doutrina Espírita Vista por Amilcar Del Chiaro Filho, 2011
Textos Extraídos de www.espirito.org.br
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/acesso-muitos-m%C3%A3os-pedido-de-ajuda-933120/

O INTELECTO E A VERDADE


O intelecto é uma faculdade que permite ao homem conhecer o mundo físico e alguma coisa, pouca, do mundo psíquico, mas nada mais. É, pois, uma faculdade muito reduzida. O intelecto sozinho não pode conhecer a verdade. A verdade não consiste apenas em conhecer a forma, a cor e o perfume de uma rosa. A verdade da rosa é uma alma, é uma emanação, uma existência que não se pode apreender pelo intelecto, porque para conhecê-la é preciso penetrar em todo esse conjunto de elementos que constituem uma rosa. E acontece o mesmo com o ser humano; a verdade sobre ele engloba tudo o que lhe diz respeito: a sua alma, o seu espírito, os seus pensamentos, os seus sentimentos, os seus projetos... Enquanto não os conhecerdes, não conhecereis a verdade a seu respeito. Conheceis uma pequeníssima parte, a aparência, mas não a verdade. A verdade é uma síntese que só pode ser conhecida pelo espírito.


Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/pensamento-c%C3%A9rebro-cabe%C3%A7a-id%C3%A9ia-2006869/

ESTUDO PSICOLÓGICO BUDISTA DAS EMOÇÕES


...O Budismo desenvolveu um estudo psicológico extremamente sutil das emoções, e eu gostaria de resumir rapidamente estes estudos.

Suponhamos que estou sentada no meu mosteiro na França, fora de casa em frente a uma pequena estrada. De repente vejo alguma coisa que vem por este caminho, e neste instante surge minha percepção, a visão. Primeiro vejo que é uma forma e percebo que é um ser humano, não um animal. À medida que se aproxima posso distinguir se é um homem ou uma mulher. Até então eu estava usando apenas a percepção visual, mas a partir do momento em que eu distingo esta pessoa começo a pensar se a conheço ou não. Agora surgem as emoções, então, ou eu me sinto contente ao encontrar esta pessoa, ou não me sinto nada contente em encontrá-la. Podemos imaginar que se gosto desta pessoa vou me alegrar, vou ser amável, sorrir. Mas se estou de mau humor, ou se é uma pessoa desagradável para mim vou me sentir decepcionada com a perspectiva deste encontro. Se é uma pessoa que me desgosta, que não aprecio, eu já começo a fazer caras e mesmo antes de encontrá-la crio uma maneira de recebê-la e preparo o espírito para o nosso encontro. Num instante passo por toda uma gama de emoções e sentimentos que se refletem no meu rosto. E tudo isto se passa em mim, pois a pessoa ainda está longe, mas nossa relação já esta contaminada pelos meus sentimentos...

E é assim que se forma o carma. Carma é um verbo que vêm do sânscrito e que significa "fazer". O carma é uma consequência das nossas palavras, dos nossos atos e dos nossos pensamentos...

Existe outro termo, muito importante no Budismo, que em sânscrito é "sanskara". Sanskara são as formações mentais, é exatamente o que aparece em mim no momento em que penso "eu conheço esta pessoa e não gosto dela." Nós temos uma tendência a agir, a pensar ou a falar em função de nossas lembranças, de nossas projeções mentais. Mas devemos ver que este carma somos nós mesmos que criamos a cada instante, não é alguma coisa fatal, que foi fixada anteriormente e da qual possamos dizer: "não posso fazer nada, é meu carma." Não posso de maneira nenhuma agir sobre o fato de que existe uma pessoa se aproximando, mas sou completamente livre quanto a minha reação face a ela. Podemos pensar que não somos livres, podemos achar que é normal estarmos irritados, com raiva depois de tudo o que aquela pessoa nos disse no nosso último encontro. Mas isto também é uma formação mental. É a nossa reação, e neste momento estamos dando andamento ao nosso carma e acrescentando algum sentimento passado a esta relação atual. Por isso é importante perceber que podemos reagir com liberdade, sem estarmos presos a recordações do passado.

Talvez eu também possa pensar que esta pessoa desconhecida que se aproxima, que eu não conheço, venha para me matar em função de seu carma passado, que eu desconheço. Mas mesmo assim sou livre, completamente livre na minha reação. Posso morrer sentindo ódio, raiva e recriar o mesmo carma, ou posso simplesmente aceitar as coisas como elas acontecem. O que dificulta tudo é que as emoções são extremamente atraentes, mesmo e sobretudo a raiva. Nas palavras de Buda a raiva é o primeiro veneno. Mas os momentos em que estamos com raiva são extremamente gratificantes. Nos sentimos cheios de razão, cheios de direitos: "realmente tenho razão em sentir tanta raiva", e nos sentimos muito bem em ferir e em lançar esta raiva contra as outras pessoas, que achamos que nos fizeram isto ou aquilo. Nós ficamos cheios de satisfação. E a cólera é uma emoção que sentimos frequentemente durante a meditação. Ficamos cheios de raiva contra alguém que nos vem à lembrança, ou contra uma situação da nossa vida, ou contra nós mesmos.

Durante a meditação, apesar de tentarmos evitar o que fizemos no nosso dia a dia, vamos poder reconhecer a cólera, e aceitá-la. Não vamos sucumbir à cólera como fazemos na vida cotidiana.

Nós nos sentimos bem com as nossas emoções porque é com elas que nos sentimos vivos. Vinculamos a sensação de estar vivo ao fato de experimentar emoções, alegria, tristeza, raiva. Penso que é por isso que vamos ver filmes tristes, para poder chorar, para poder sentir emoções. Achamos que se não tivermos mais emoções não seremos mais humanos, seremos como uma pedra. Mas durante a meditação começamos a compreender o que são realmente as emoções, começamos a perceber que elas são impermanentes e transitórias, baseadas nas formações mentais, no nada, no vazio.


Zuymyo Joshin Sensei



Fonte: Excertos do texto "Zen e a Transformação Interior" (a fonte é desconhecida)
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/nascer-do-sol-ioga-natureza-3848628/

REFLEXÕES SOBRE A ALEGRIA E NOSSAS AÇÕES


Alma feliz

Iluminada é a alma que percebeu que a vida é uma oportunidade para "criar" formas de se conectar e dar a si, independente do contexto, seja em casa, no trabalho ou no lazer. Inteligente é a alma que vai para o trabalho não para conseguir dinheiro para pagar as contas, mas para estar disponível e ajudar aqueles com quem trabalha. Pessoas assim são chamadas de "verdadeiros" líderes! Feliz é a alma que transcendeu o condicionamento da sociedade de que o propósito da vida é adquirir e acumular, e agora vive uma vida de servir outros da forma que eles escolherem. Poderosa é a alma cujo poder pode ser visto através da influência que seu serviço altruísta tem sobre o mundo à sua volta. Preenchida é a alma que realizou o que talvez é a verdade mais simples de todas - viver é dar.

Mudança

Nem sempre é preciso corrigir as pessoas com palavras. Quando minhas ações não refletem as palavras que falo, deixo de inspirar as pessoas. Elas querem ver - nas minhas próprias ações - a mudança sobre a qual estou falando. Uma vez que ações falam mais alto do que palavras, são as ações que inspiram mudança nas pessoas. Hoje eu serei um exemplo para os outros em tudo que fizer.

Alegria

Alegria é uma mostra sutil dos benefícios da meditação. Pessoas que meditam tem faces alegres. A alegria é um convite silencioso para um mundo de despreocupação e felicidade. Por ser contagiante, é a mais atrativa e efetiva forma de servir os outros. Ciúme e inveja não convivem com a alegria. Grandes mentes são altruístas. Grandes mentes têm grandes corações. Para manter sua alegria absorva apenas as boas qualidades e virtudes dos outros. (Jagdish Chander)


Brahma Kumaris



Fonte: https://www.brahmakumaris.org.br/
Fonte da Gravura: Tumblr

DOENÇAS DO COMPORTAMENTO


A vida mental responde pelas atitudes comportamentais, expressando-se em formas de saúde ou doença conforme o teor vibratório de que se revista.

O bombardeio de petardos contínuos, portadores de alta carga destrutiva, agindo sobre os tecidos sutis da alma, desarticula as engrenagens do perispírito que reflete, no corpo e na emoção, as enfermidades de etiologia difícil de ser detectada pelos métodos comuns.

À exceção dos severos problemas de saúde defluentes das reencarnações passadas, como as viroses e psicoses profundas, as mutilações e deficiências traumatizantes, as baciloses e idiotias irreversíveis que se gravaram como necessidade provacional ou expiatória, grande parte dos males que pesam na economia da área do equilíbrio fisiopsíquico decorre da ação da mente desgovernada, sujeita à indisciplina de conduta e, sobretudo, rebelde, fixada aos caprichos das paixões mais primitivas.

É natural e justo que a descarga mental desagregadora lançada contra alguém, primeiramente atinja os equipamentos que lhe sustentam a onda emissora. Acumulando cargas deletérias, desconjuntam-se os delicados tecidos sustentados pela energia, ocasionando os desastres no campo da inarmonia propiciadora de distúrbios variados e contaminações compreensíveis. A ação imunológica do organismo desaparece sob a contínua descarga das forças perniciosas, abrindo espaço para as calamidades físicas e psicológicas.

Relacionemos algumas ocorrências.

A impetuosidade bloqueia a razão e desarticula o sistema nervoso central.

A queixa e o azedume emitem ondas pessimistas que sobrecarregam os sistemas de comunicação, produzindo envenenamento mental.

A ira obnubila o discernimento e produz disfunções gastrintestinais pelos tóxicos que lança na organização biológica.

A mágoa enlouquece, em razão de produzir fixações que se transformam em monoideísmo avassalador.

A insatisfação perturba o senso de observação e afeta o ritmo circulatório, promovendo quadros depressivos, ou excitantes e prejudiciais.

O ciúme enceguece e desencadeia disritmias emocionais pela tensão que domina os neurônios condutores do pensamento.

A maledicência incorpora a calúnia e ambas desorganizam a escala de valores, aumentando os estímulos no aparelho endocrínico que se exaure.

A ansiedade e o medo desestruturam o edifício celular dando margem a distonias complexas.

A vingança, sob qualquer aspecto agasalhada, corrói os sentimentos, qual ácido destruidor, abrindo brechas para a amargura, o suicídio, a alucinação...

Não nos referimos aos componentes obsessivos, por desnecessário, que tais atitudes facultam por sintonia.

Vários tipos de cânceres, alergias e infecções na esfera física, e neuroses, esquizofrenias e psicoses na faixa psíquica, têm as suas gêneses no comportamento mental e nos seus efeitos morais.

A ação dos medicamentos e de várias psicoterapias por não alcançarem os centros mentais geradores do mau comportamento, tomam-se inócuos, quando não constituem sobrecarga nos órgãos encarregados dos fenômenos de assimilação e de eliminação...

Compreensível, portanto, que as construções positivas do bem e o cultivo das virtudes evangélicas produzam quadros de saúde e de bem-estar pelos estímulos e recursos que oferecem à organização fisiopsíquica do homem.

Mantém-te equilibrado a qualquer preço, para que não pagues o preço da culpa.

Não sejas aquele que se faz o mau exemplo.

Sê discreto e aprende a superar-te.

Vence os pequenos problemas e percalços com dignidade, a fim de superares os grandes desafios da vida com honradez.

Podes o que queres.

Resolve-te, em definitivo, por ser cristão, não te permitindo o que nos outros censuras, sem desculpismos nem uso de medidas infelizes com as quais esperas do próximo aquilo que ainda não podes ser.


Divaldo Pereira Franco / Joanna de Ângelis



Fonte: do livro "Seara do Bem"
Ed. Espírita Alvorada, Salvador-BA, 1984
Fonte da Gravura: Tumblr