segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

DESCUBRA QUE SEU CENTRO É A PORTA PARA O CENTRO DE TUDO


Quando alguém começa a meditar, deve ter fé que recitar a palavra (mantra) é uma atividade significativa. Você deve ter fé que o caminho da meditação é em direção à profundidade da compreensão, da profundidade à experiência, o que nos leva a uma convicção pessoal absoluta da realidade na qual estamos enraizados.

Realizamos nosso ato de fé sob a autoridade de uma tradição de que homens e mulheres percorreram esse caminho ao longo dos séculos e o fizeram com generosidade, com amor e fidelidade e que no processo chegaram à compreensão, compaixão e sabedoria.

O chamado para meditar é um convite para parar de levar nossas vidas com base em evidências de segunda mão. É um apelo a cada um para que realizemos a nossa capacidade espiritual e descubramos, por nós próprios, a espantosa riqueza da capacidade humana que está ancorada na realidade divina, no poder da vida divina. E é também um convite para simplesmente estar aberto a esse poder, ser energizado por ele e permitir-nos ser arrastados para as profundezas da própria realidade divina.

O processo experimental é muito importante. Devemos ter cuidado para não nos embriagar apenas com a mensagem, apenas com as boas novas, apenas com as ideias do evangelho. Devemos entrar, provar, ver. E meditação é o processo de entrar, saborear e ver. Dizendo seu mantra todos os dias, reservando um tempo para a meditação, de manhã e à noite, e colocando sua jornada espiritual e realidade espiritual no centro de sua vida - isso é o que é importante.

Essa sabedoria tradicional é compartilhada pelo poeta sufi Attar. Em suas linhas, ele descreve com propriedade o que é a jornada da meditação, por que é importante para cada um de nós entrar em contato com nossa capacidade espiritual: "Átomos perdidos vêm para o seu centro, chegue mais perto e seja o espelho eterno que viu você. Raios que entraram largamente na escuridão, atrás do seu sol, pare".

É disso que se trata a meditação - retornar ao seu centro e descobrir que o seu centro é a porta para o centro de Tudo. E para isso, devemos parar de viver na superfície, devemos ir às profundezas. Jesus o descreve nestas palavras:

"Considere os lírios, como eles crescem; eles não trabalham, nem fiam; mas eu te digo, nem mesmo Salomão em toda a sua glória estava vestido como um deles. E se é assim que Deus veste a grama que hoje está no campo, e amanhã é lançada no forno, quanto mais para vocês, homens de pouca fé? Portanto, não se preocupe com o que comer, nem com o que beber, nem fique ansioso. Por todas essas coisas as pessoas do mundo procuram; mas seu Pai sabe que você precisa dessas coisas. Mas busque o reino de Deus, e todas essas coisas serão adicionadas a você." (Lucas 12: 27-31)

É disso que se trata a meditação, colocar nossa mente no Reino e no Poder de Deus, na Realidade Divina.



Fr. John Main, OSB




Fonte: do livro "O Coração da Criação", Canterbury Press, 2007
Traduzido para o espanhol por Lucía Gayón, e para o português por este blog.
PERMANECER EN SU AMOR - Coordenadora: Lucía Gayón
www.permanecerensuamor.com
permanecerensuamor@gmail.com
Ixtapa, México
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A VERDADEIRA BELEZA DO SER HUMANO


Ainda não sabeis o que é a verdadeira beleza de um ser humano, porque vos deteis na forma. Se essa forma for harmoniosa, poética, exclamais: «Que beleza!» Mas por detrás da forma há mais coisas para conhecer: a expressão, as emanações que vêm do interior do ser, a vida que corre… E se puderdes ir ainda mais além para verdes o espírito desse ser, que vive no Céu, descobrireis uma beleza ainda maior. Mas, na realidade, esse esplendor do espírito não pode ter expressão física, é algo demasiado sutil. A verdadeira beleza não pode ser explicada, é a vida, uma vida que jorra, que emana… Tendes, por exemplo, um diamante no qual vem incidir um raio de Sol e ficais deslumbrados com o brilho das cores que vedes aparecer. A verdadeira beleza é isso. Quanto mais um ser consegue emanar uma tal beleza, mais se aproxima da verdadeira beleza.


Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

SONHOS COM OS PAIS JÁ FALECIDOS


Vamos dormir, e aos poucos caímos em um sono profundo, e no nosso sonho um ser que já morreu está presente. No campo da psicologia, ter esse tipo de sonho pode ser interpretado como a manifestação de um sentimento de culpa, ou de alguma situação incômoda do nosso subconsciente, porém pode-se interpretar que esse falecido era muito amado e estimado por nós ou, pelo contrário, odiado. 

Também pode ser interpretado como se esse falecido quer nos contar ou avisar de algum perigo ao nosso redor. Na verdade, sonhar com alguém que já faleceu não é uma situação muito agradável para algumas pessoas. Os sonhos são geralmente considerados como um reflexo do estado mental, emocional e físico, portanto, essa interpretação deve ser dada pelo sonhador. Mas os especialistas apontam que os sonhos são uma conexão com outros mundos inacessíveis à nossa consciência de vigília, e não é por acaso que os nossos pais, em espírito, apareçam em nossos sonhos nos alertando de perigos ou alegrando-se pelos nossos triunfos.

Mas, que interpretação podemos dar ao sonhar com nossos pais, ou com um deles? Os psicólogos acreditam que sonhar com esses seres tão próximos de nossas vidas é apenas uma manifestação de depressão ou sentimento de culpa. A interpretação da aparição de uma pessoa falecida em nossos sonhos tentando se comunicar conosco, pode fazer parte do nosso crescimento ou também pode se tornar um obstáculo para o desenvolvimento de alguma situação especial em nossa vida.

Mas quais seriam os motivos que trazem um ente querido para os nossos sonhos, pois esses falecidos nos visitam e poderiam ter uma longa conversa conosco? Sonhar com nossos pais falecidos pode conter uma mensagem muito especial. Talvez eles queiram nos dizer que estão bem ou se despedir de nós, ou nos enviar esperança ou mensagens de felicidade. Na maioria dos casos não podemos nos lembrar da mensagem que nos foi dada, por isso, embora não possamos explicar o sonho em palavras, em nossos corações e intuitivamente sabemos o motivo do encontro com nossa mãe ou pai, sendo um sentimento de realidade tão claro que você perceberá que é diferente de um sonho comum.

Uma das coisas mais importantes que precisamos entender em nossos relacionamentos com entes queridos falecidos é que o perdão pode ser a chave para a comunicação entre um ser falecido e o sonhador. E para avançar no seu crescimento pessoal, às vezes essa comunicação com os entes queridos não é para buscar perdão em si mesmo, mas puramente para alcançar a compreensão de algo que aconteceu quando aquela pessoa estava presente fisicamente. Quando isso acontece podem ser sanadas muitas feridas que foram deixadas abertas quando ainda estavam aqui presentes no plano físico.

Eles nos alertam sobre nossa saúde e podem se tornar nossos conselheiros psíquicos para toda a vida. Pais falecidos aparecem muitas vezes em sonhos para transmitir advertências relacionadas a problemas de saúde que possam ocorrer na família. Esses seres falecidos tornam-se muito sensíveis a isto.

Possivelmente uma das explicações mais importantes do porquê de os espíritos aparecerem em nossos sonhos, é que precisamos de sua ajuda e orientação, e eles querem nos ajudar. Por isso devemos interpretar esses sonhos e atender muito bem a sua mensagem.

Estas são apenas algumas das razões pelas quais nossa mãe ou pai aparecem em nossos sonhos. Mas de forma alguma devemos sentir medo, pois eles foram nossos pais na vida material e continuam, de certa maneira, noutra dimensão.



Jorge Gomez




Fonte: Blog Hermandad Blanca 
https://hermandadblanca.org/sabes-lo-significa-sonar-padres-difuntos-padre-fallecido/
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/aquarela-retrato-personagem-garota-1020509/