quarta-feira, 8 de novembro de 2023

MESMO QUE EU ANDE POR VALES ESCUROS, NADA TEMEREI


[...] Existem muitos métodos de oração e meditação. Eu ousaria dizer que tantos quanto pessoas. Lógico, porque cada Alma encontra a sua forma de dialogar com Deus. Não é algo que escolhemos, simplesmente acontece.

Na maioria das vezes, à medida que avançamos em nosso caminho, as experiências que a vida nos oferece nos fazem moldar a forma de orar. O que me leva pensar que toda forma em si é maravilhosa porque é válida e boa para nós naquele dado momento. Não creio que existam níveis de oração e meditação. Não é algo estático que pode ser medido. A meditação é algo vivo como o respirar. Em momentos diferentes do dia somos inspirados a partir daquilo que o momento oferece.

Temos a chave para a melhor oração ouvindo o coração em silêncio e observando qual é a porta que Deus abre.

Dito isto, é proposto ainda outro caminho. Caminhos e formas! Vivemos rodeado de formas externas. Quando interagimos com elas, surgem pensamentos e emoções. Não seria capaz de dizer se os pensamentos vêm primeiro e as emoções depois ou vice-versa. O que tenho certeza é que ambos são igualmente formas.

Mestre Eckhart escreveu algo que corta todo pensamento: “Se Deus aparece, mato Deus". Analisando esta frase, que por si só nos impacta, podemos intuir que ele, o místico dominicano, apontou para um Deus com forma... um Deus pensado.

Então... o verdadeiro Deus não pode ser pensado... ele é vivido... ele é Verbo emanando a todo momento. Não podemos compreendê-lo de forma alguma, porque então não seria Deus, seria forma. Somente Deus sendo (uma essência) reverberará em nós como fonte viva.

Entrar no Mistério, numa escuridão ameaçadora onde não há espaço para consolação das imagens, das palavras e das formas, permite-nos compreender a beleza do Salmo 23: “Mesmo que eu ande por vales escuros, não temo nada, porque tu estás comigo.”

Quando não temos onde nos apoiar, abre-se diante de nós um precipício que só seremos capazes de saltar se tivermos a confiança de que Deus preenche todo esse vazio. Nesse vazio nós encontraremos muitas emoções que nos comoverão com muita força, mas nada temeremos porque tudo queimará em Seu Divino Amor. Esse vazio, o eu minúsculo e pegajoso, será destruído pela Graça. 

Para que isso possa acontecer num instante, apenas num instante, tudo, absolutamente tudo, se renderá à sua presença.

Viemos ao mundo para sabermos que somos de Deus. Nada mais importa, porque tudo está entregue ao divino: saúde, dinheiro, emoções, pensamentos, análises, ruminações, família e até a própria vida, e desse modo será, como nos diz Mestre Eckhart, assim: “Quando eu desaparecer, é Deus quem me levará vida e dela fará sua”, ou São Paulo, na sua carta aos Coríntios: “Já não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim.”

Portanto, você pode sentir que tudo o que foi dito nos leva a uma elevação do coração conforme observado no livro "A Nuvem do Não Saber". Eleve a Alma para o nada onde a Luz é vivida. E mesmo que isso aconteça apenas num instante, será um instante santo, cheio de eternidade... sem começo... sem fim.... será o momento em que “Tudo se consumou”.



El Santo Nombre




Fonte: Blog El Santo Nome
https://elsantonombre.org
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal