terça-feira, 26 de dezembro de 2023

O BEM QUE FAZEMOS SERÁ RECONHECIDO ?


Todos aqueles que fizeram bem aos outros, que os ajudaram, que os apoiaram, acham normal esperar da sua parte um pouco de gratidão ou, pelo menos, aprovação. Isso é normal, claro, mas é melhor não estar à espera de nada, porque aquele que espera aprovação, reconhecimento, entra no mundo das insatisfações, das censuras, dos rancores e dos tormentos.

Perguntar-me-eis: «Mas, então, o bem que fazemos nunca será reconhecido?» Sim, mas não se deve esperar que o seja.

Os sábios, os Iniciados, conhecem uma lei pela qual regulam a sua existência: a lei das causas e das consequências. Eles sabem que, mais tarde ou mais cedo, o efeito de tudo o que fazem voltará a eles: se for um ato bom, o efeito será benéfico; e se for um mau... É esta a lei em que os sábios baseiam a sua existência e vós deveis fazer como eles.



Omraam Mikhaël Aïvanhov




Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

O LADO ESOTÉRICO DO CRISTIANISMO


As Igrejas Cristãs na atualidade professam que todos os ensinamentos de Jesus estão contidos na Bíblia, tendo sido interpretados, no decorrer dos séculos, pelos credos, dogmas e outros ensinamentos transmitidos pela hierarquia eclesiástica. Apesar das passagens da Bíblia que falam claramente sobre ensinamentos reservados e dos escritos dos padres da Igreja Primitiva referindo-se aos Mistérios de Jesus, a atitude ortodoxa é de que não existe um lado interno na tradição cristã. Caso isso fosse verdade, essa seria a única grande religião sem ensinamentos esotéricos. Essa postura da Igreja não é de se estranhar, pois, como disse o bispo Leadbeater, da Igreja Católica Liberal, “com a passagem do tempo, todas as religiões gradualmente se distanciam da forma original em que foram plasmadas por seus fundadores. Quase sempre esta mudança é para pior.”

Porém, existe um lado interno na tradição cristã, que são os ensinamentos reservados e as práticas estabelecidas por Jesus, preservadas e desenvolvidas por seus discípulos e grandes praticantes. Pelo fato de lidarem com os aspectos ocultos da natureza e do homem, são geralmente preservados pela tradição oral ou apresentados de forma alegórica. Esses ensinamentos visam identificar o objetivo último da vida do homem no mundo e orientar os praticantes como alcançá-lo o mais rápido possível. O lado interno, portanto, é equivalente ao lado esotérico ou oculto da tradição.

Como os ensinamentos esotéricos, por definição, são ministrados de forma reservada a um número relativamente pequeno de discípulos mais avançados e, geralmente, sob o juramento de sigilo, muito pouca informação a esse respeito chega ao domínio público. Essa situação tem um paralelo na tradição dos mistérios, sobre a qual tanto se fala, mas pouco se sabe fora do círculo de seus iniciados.

Apesar de quase ignorado por muitos séculos, o lado interno da tradição cristã é uma realidade. Jesus falava de acordo com a capacidade de discernimento de cada um, “segundo o que podiam compreender” (Mc 4,33), sendo que para seus discípulos ministrava ensinamentos reservados, como fica claro na seguinte passagem: “Quando ficaram sozinhos, os que estavam junto dele com os Doze o interrogaram sobre as parábolas. Dizia­-lhes: ‘A vós foi dado o mistério do Reino de Deus; aos de fora, porém, tudo acontece em parábolas.’” (Mc 4,10­-11)

Se aceitamos o teor dessa passagem, que é confirmado em outras partes dos evangelhos e em documentos apócrifos, podemos assumir que a tradição cristã, pelo menos em seus primórdios, teve um lado interno, estabelecido diretamente por Jesus.

Paulo confirma esse fato em suas epístolas quando fala de verdades veladas, reservadas aos perfeitos, ou seja, aos que tinham sido iniciados nos mistérios de Jesus: “Ensinamos a sabedoria de Deus, misteriosa e oculta, que Deus, antes dos séculos, de antemão destinou para a nossa glória.” (1Co 2,7) E, referindo-se aos dons da graça de Deus, o apóstolo diz: “Desses dons não falamos segundo a linguagem ensinada pela sabedoria humana, mas segundo aquela que o Espírito ensina, exprimindo realidades espirituais em termos espirituais.” (1Co 2,13)

Na Epístola aos Hebreus é mencionado que, mesmo com o passar do tempo, a maior parte dos membros das comunidades cristãs primitivas ainda não estava apta a receber os ensinamentos internos: “Muitas coisas teríamos a dizer sobre isso, e a sua explicação é difícil, porque vos tornastes lentos à compreensão. Pois, uma vez que com o tempo vós deveríeis ter-­vos tornado mestres, necessitais novamente que se vos ensinem os primeiros rudimentos dos oráculos de Deus, e precisais de leite, e não de alimento sólido. De fato, aquele que ainda se amamenta não pode degustar a doutrina da justiça, pois é uma criancinha! Os adultos, porém, que pelo hábito possuem o senso moral exercitado para discernir o bem e o mal, recebem o alimento sólido.” (Hb 5,11-­14)

No Evangelho de João existem várias passagens de natureza profundamente esotérica apresentadas de forma velada. Existem, também, indicações de que outros evangelhos de natureza esotérica foram escritos mas não foram conservados pela tradição ortodoxa, como o Evangelho de Matias, referido por Jerônimo, o Evangelho secreto de Marcos, e os Evangelhos de Tomé e de Felipe, encontrados na biblioteca de Nag Hamaddi. Clemente de Alexandria, um dos maiores patriarcas da Igreja, falando sobre o trabalho de Marcos e os ensinamentos secretos de Jesus, escreve: “(Desta forma) ele (Marcos) organizou um evangelho mais espiritual para aqueles que estavam sendo purificados. No entanto, não divulgou as coisas que não deveriam ser reveladas, nem escreveu os ensinamentos hierofânticos do Senhor... Incluiu certas explicações que, ele sabia, conduziriam os ouvintes ao santuário mais interno daquela verdade oculta por sete (véus).”

A prática de diferenciar os níveis de ensinamento conforme a preparação dos ouvintes era comum entre os judeus, tanto da tradição rabínica como dos essênios, que transmitiam dois tipos de ensinamentos, um externo para o povo e os neófitos, e outro interno (esotérico), para os estudantes avançados.

Os grandes seres que legaram ensinamentos à humanidade, que mais tarde transformaram-­se em religiões, sempre levaram em consideração as necessidades específicas das almas em diferentes estágios evolutivos. Para as massas eram ministradas instruções simples, voltadas para as necessidades prementes de orientação moral, de consolação e de esperança para os aflitos. Assim, as parábolas e outros ditados de Jesus contêm, numa primeira leitura, uma “moral da estória”, um ensinamento prático, geralmente apresentado com imagens da vida diária de seus ouvintes. Porém, para as pessoas mais instruídas e já despertas espiritualmente, as mesmas parábolas, devidamente interpretadas, ofereciam outra camada de ensinamentos mais profundos que haviam sido velados pela alegoria. Finalmente, para seus discípulos mais chegados, foram ministrados ensinamentos secretos conservados pela tradição oral e só mais tarde confiados à linguagem escrita, ainda que de forma altamente simbólica.

O bispo Leadbeater afirma categoricamente que existe um lado esotérico do cristianismo, apesar dos protestos em contrário das correntes ortodoxas dominantes. Em suas pungentes palavras: “Originalmente, o cristianismo era uma doutrina de magnífica elaboração — aquela doutrina que repousa nos fundamentos de todas as religiões. Quando a história do Evangelho, que tinha significação alegórica, foi degradada a uma pseudo narrativa histórica da vida de um homem, a religião tornou-­se confusa. Por essa razão, todos os textos relativos às coisas elevadas foram distorcidos e, portanto, não mais correspondem à verdade subjacente. Por ter o cristianismo esquecido muito de seu ensinamento original, é costume atualmente negar que algum dia tenha tido qualquer instrução esotérica.”

Nos primeiros séculos de nossa era os ensinamentos internos de Jesus foram preservados principalmente pelos grupos conhecidos como gnósticos, que transmitiam oralmente seus segredos, de forma gradual, aos seus seguidores. A massa dos fiéis recebia os ensinamentos da tradição aberta, muitos dos quais derivados dos ensinamentos esotéricos. Com o tempo, porém, a corrente ortodoxa passou a dar uma interpretação de cunho histórico e literal às verdades profundas, transformando-as em dogmas. Um estudioso chega a sugerir que: “Os dogmas tradicionais da Igreja que chegaram a nós ao longo dos séculos são materializações grosseiras do verdadeiro ensinamento sobre a natureza e origem espiritual do homem contido na gnosis. Esses dogmas são o resultado do historicismo literal das narrativas — alguns casos, porém, tendo uma base semi ­histórica — que tinham a intenção original de servir como alegorias cobrindo profundas verdades espirituais.

A verdade, portanto, não é que o gnosticismo seja uma "heresia", um afastamento do verdadeiro cristianismo, mas precisamente o oposto, isso é, que o cristianismo em seu desenvolvimento dogmático e eclesiástico é uma caricatura dos ensinamentos gnósticos originais.

Com o crescente acervo de informações sobre o lado esotérico dos ensinamentos de nossa tradição, seria lícito perguntar por que esses dados não foram apresentados de forma sistemática para o grande público? A verdade é que nunca houve interesse nesse particular dentro da Igreja. Ao contrário, as autoridades eclesiásticas, depois de Clemente de Alexandria e Orígenes, sempre negaram que houvesse um lado esotérico da tradição cristã. Um dos principais fatores para essa atitude remonta à aliança da incipiente Igreja com o Imperador romano Constantino no início do século IV. O cristianismo popular, introduzido por Constantino como religião oficial do Império Romano não podia se dar ao luxo de aceitar uma visão interna e esotérica, fora do controle da hierarquia. A nova religião tinha que servir como instrumento de garantia do reino terrestre. Um reino espiritual não tinha lugar nesse esquema. Para a Igreja Romana, essa aliança trouxe inúmeras vantagens, como a cessação das perseguições e o poder temporal sobre assuntos religiosos.

Porém, o preço pago foi demasiado alto: o afastamento do que havia de mais precioso na herança cristã e a alienação de milhares de buscadores sinceros que foram anatemizados ao longo dos séculos. Dessa tentação não escaparam, mais tarde, as Igrejas da reforma protestante, que também se uniram aos príncipes desse mundo.

A Bíblia permaneceu a suprema fonte da tradição, em que pese a importância concedida à tradição oral, principalmente nos meios monásticos. Toda tentativa de sistematização dos ensinamentos do Mestre sempre foi vista com extrema suspeita, pois o resultado de qualquer nova apresentação dos ensinamentos iria, no mínimo, afetar as prioridades e valores relativos da estrutura dogmática estabelecida pela Igreja. A atitude usual, porém, ia muito além da suspeita, chegando à rejeição peremptória das novas interpretações, pois, por definição, seriam diferentes da ortodoxa, sendo, portanto, taxadas de heresias e combatidas literalmente a ferro e fogo. Dado o poder quase absoluto da Igreja a partir do século IV até o século XIX, todas as tentativas de sistematização, inclusive dos ensinamentos esotéricos de Jesus que vieram a público, não tiveram sucesso, geralmente terminando com os escritos e seus escritores sendo execrados ou lançados na fogueira.

Com a liberdade de pensamento e expressão conquistada no século passado e consolidada a partir da segunda metade deste século (20), um número crescente de estudos vem sendo realizado: inicialmente comparando os provérbios e parábolas semelhantes nos evangelhos sinóticos, que levaram à teoria do Evangelho Q (inicial da palavra alemã Quelle, que significa fonte, para a suposta fonte original das logia* de Jesus) e, mais recentemente, a comparação e análise das formulações dos sinóticos com as equivalentes nos evangelhos gnósticos, principalmente com o Evangelho de Tomé. As interpretações das parábolas de Jesus foram outro grande avanço no entendimento dos ensinamentos do Mestre.

Partimos, portanto, da hipótese de que os ensinamentos de Jesus, o vivo, como o Mestre era chamado pelos gnósticos, foram o instrumento para trazer salvação aos homens, entendida como a admissão ao Reino dos Céus. Esses ensinamentos seriam a medicação salvadora receitada pelo grande terapeuta à humanidade. O diagnóstico foi feito, a medicação receitada. Resta a cada ser humano exercitar seu livre arbítrio e decidir se toma a medicação necessária, em tempo hábil, na atual encarnação. Caso o diagnóstico e a prescrição sejam aceitos, deve-­se envidar todo o esforço possível para fazer o tratamento, que é, como na homeopatia, feito a longo prazo, ativando os princípios curadores existentes no interior de cada um. A revelação foi feita, a ajuda divina está disponível, mas o paciente deve fazer a sua parte.


Victor Rebelo



Fonte: do opúsculo "Jesus e o Espiritismo", da Coleção "Sem Mistérios", Vol. 4
Anexo da "Revista Cristã de Espiritismo", Ed. Escala
www.editoraescala.com.br
Digitalizada por L. Neilmoris, 2008
www.luzespirita.org
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/b%C3%ADblia-religi%C3%A3o-cristianismo-879084/


Nota:
* palavra, discurso, linguagem; termo usado para as supostas palavras originais de Jesus, o Vivo, ditas secretamente aos seus discípulos, e que vem confirmar os evangelhos canônicos, ratificando sua autenticidade.

OS 12 DIAS SANTOS (A MÍSTICA DO NATAL)


Os 12 dias Santos e sua importância no desenvolvimento Espiritual

Ao longo do ano, o sol no seu movimento aparente, passa por quatro pontos cardeais, os equinócios e solstícios, determinando assim as quatro estações do ano. Esses quatro momentos são assinalados, nas mais variadas latitudes e tradições religiosas, sendo que na nossa matriz judaico-cristã correspondem à celebração das festividades do Natal, Páscoa, São João, São Miguel.

Durante estes períodos, decorrem fenômenos cósmicos de suma importância com grandes alterações dos fluxos energéticos que influenciam toda a vida no nosso planeta, tal como é manifestada nos seres dos vários reinos. Um desses momentos especiais é o Natal, momento em que se culmina o processo cósmico de entrada do Espírito de Cristo na Terra, iniciado no equinócio de outono (para o hemisfério norte).

Para o profano, essa é a época dos festejos, das folias e até muitas vezes dos excessos, tudo isto justificado, em maior ou menor grau, pela tradição que lembra um menino de nome Jesus nascido há cerca de 2000 anos. Para esses, o dia 25 de dezembro coloca o ponto final nessa época, cada vez mais frenética e mais dominada pelo consumismo.

Porém, todos aqueles que trilham a senda da Espiritualidade possuem um entendimento diferente desta época tão especial do ano, e cujas implicações espirituais continuam para além deste dia. Para os estudantes e aspirantes que trilham de forma séria o caminho preparatório da Iniciação, o nascimento do Cristo reveste-se de um significado cósmico profundo. Eles sabem que acontecimentos maravilhosos têm lugar nos mundos sutis e procuram harmonizarem-se com eles. A entrada do Espírito de Cristo na Terra, iniciada no equinócio de outono (hem. norte), culmina no nascimento do Menino, neste mundo que, irradiando Luz e Amor trás uma nova vida, um novo estado de Ser, uma nova consciência.

Conhecendo o aforismo hermético "Como em cima assim é em baixo", todo o estudante dos Mistérios Cristãos sabe que também ele deve fazer nascer em si mesmo esse princípio Crístico de Luz e Amor. A oportunidade surge assim, em cada ano, e para cada um, de participar desse fantástico acontecimento cósmico na medida em que a sua consciência e desenvolvimento espiritual o permitirem.

Da mesma forma que ao longo do ano solar e desde sempre, excelsas Hierarquias Criadoras zodiacais trabalham de forma sequencial, projetando sobre o planeta Terra as suas vibrações ou energias, e transmitem o seu modelo cósmico ou arquétipo do que será o objetivo último do plano evolutivo deste Cosmos, o mesmo ocorre de modo intenso nos dias subsequentes ao Natal. O período que se estende do dia 26 de dezembro a 6 de janeiro, é conhecido segundo os ensinamentos do cristianismo esotérico pelos "Doze Dias Santos". Durante estes dias, as doze Hierarquias Criadoras projetam sobre a Terra e todos os seres vivos os arquétipos de perfeição dos céus e da Terra e de todos os seus seres - a Jerusalém Celeste, na visão do Apocalipse de João. Por esta razão se designa este período também pelo "Coração do Ano" ou "Santo dos Santos" do ano Solar, altura em que todo o planeta fica banhado por estas bençãos cósmicas e cujo término de influência, o 12º dia (6 janeiro), correspondia no Cristianismo primitivo ao ritual do Batismo, uma das mais importantes iniciações.

Por todas estas razões, o estudante honesto e empenhado prepara-se com devoção para este momento e não deixa passar a oportunidade para, em cada ano, sintonizar-se com todas estas energias cósmicas. Pelo efeito do impacto repetido destas influências sobre o seu Corpo Vital, e sempre para elas se preparando de modo devocional, por mérito próprio e pela Graça de Deus, irá também ele um dia ver nascer o Cristo na gruta do seu coração.

Relembremos Angelus Silésius o poeta místico e religioso do século XVII: "Ainda que Cristo nasça mil vezes em Belém, se não nasce dentro de ti, tua alma segue extraviada."



1º Dia Santo - 26 de dezembro

Segundo todos os calendários sagrados Solares, Áries é o começo do Novo Ano. O primeiro dia Santo é, pois, dedicado a esta Hierarquia que veicula o arquétipo da Terra perfeita. Quem atinge em plenitude o estado de consciência expresso por esta hierarquia consegue ver a omnipresença da Divindade ao seu redor, pelo que o motivo da dedicação relacionado com este signo é “Ver o Lado Divino".

O discípulo relacionado com Áries é Tiago, que foi um pioneiro espiritual e o primeiro a responder ao chamamento do discipulado e a conhecer o martírio. Durante a vigência de Áries o estudante deve estudar a vida do apóstolo Tiago.

No corpo físico, a cabeça é o centro relacionado com esta Hierarquia. Devemos visualizar a cabeça com os seus centros espirituais despertos e em pleno funcionamento.

A semente bíblica para meditar em 26 de Dezembro e durante o período solar deste signo consiste na citação: "Vede, Eu faço novas todas as coisas." (Ap 21,5)


2º Dia Santo - 27 de dezembro

O segundo dia Santo é dedicado à Hierarquia de Touro que projeta sobre a Terra o arquétipo das formas perfeitas. A dedicação para este período consiste em converter-se num canal para disseminar o amor e a harmonia em todas as experiências de vida, boas ou más.

O discípulo associado a esta hierarquia é André, exemplo da humildade, característica passível, quando muito desenvolvida, em converter-se em poder anímico.

O centro associado ao corpo é a garganta, sede do órgão que um dia pronunciará a Palavra criadora.

A semente bíblica que se recomenda que os estudantes utilizem para meditação é: "O que vive em amor vive em Deus." (1Jo 4,16)


3º Dia Santo - 28 dezembro

O terceiro dia Santo está dedicado à Hierarquia de Gémeos que projeta sobre o planeta o modelo cósmico da Paz Plena. As virtudes a cultivar são o equilíbrio e a serenidade.

O discípulo relacionado com este signo é Tomé que após transmutar as suas dúvidas na compreensão dinâmica dos poderes de Cristo, muitos e grandes milagres realizou.

A parte do corpo regida por esta hierarquia são as mãos, veículo das curas e das bênçãos.

Exorta-se ao estudante a meditar neste período sobre a semente bíblica: "Sossegai e conhecei que Eu sou Deus." (Sl 46,11)


4º Dia Santo - 29 dezembro

A Hierarquia de Câncer relacionada com este quarto dia Santo projeta sobre o planeta o modelo cósmico da exaltação do Divino feminino presente em toda a criação que corresponde à Gloriosa Mãe, um Alto Iniciado desta Hierarquia. É este Excelso Ser que vemos presente em todas as religiões mundiais sendo Glorificado e que se relaciona com a Alma. A dedicação para este período visa obter uma Luz como jamais se vislumbrou em nenhum lugar.

O discípulo relacionado com Câncer é Natanael.

O centro do corpo governado por esta Hierarquia é o plexo solar, órgão importante nos sistemas de iniciação antigos e prévios à vinda de Cristo.

A semente bíblica para meditação é: "Se andamos na Luz, como Ele está na Luz, temos comunhão entre nós." (1Jo 1,7)


5º Dia Santo - 30 dezembro

Neste quinto dia Santo, a dedicação é à Hierarquia de Leão, hoste responsável pelo modelo cósmico que mantem o nosso planeta pleno de Amor com a sabedoria Divina presente em toda a natureza. Se realizado plenamente este arquétipo, todos os pensamentos e palavras irradiarão, vibrarão e plasmar-se-ão em atos decorados pelo Amor.

O discípulo relacionado com Leão é Judas, o "traidor" de Cristo, que representa a personalidade, o eu inferior que deve "extinguir-se" para que o Eu Superior, o Espírito, possa brilhar. Só quando a natureza inferior, o homem natural ou o nascido da natureza, morre, e é substituído pela natureza superior perene, é que se conhece a imortalidade, tal como é exemplo João, o discípulo Amado, que representa a antítese de Judas.

A parte do corpo relacionada com Leão é o coração, que deve paulatinamente ir desenvolvendo os seus poderes latentes, tornando-se cada vez mais luminoso e vibrante.

A meditação sob a égide deste signo deve focar-se no tema bíblico do Amor: "O Amor é o cumprimento da Lei." (Rm 13,10)


6º Dia Santo - 31 Dezembro

Neste último dia do ano e o sexto dia Santo, a dedicação é à Hierarquia de Virgem, ao Serviço que invariavelmente resulta do Amor da Hierarquia anterior de Leão. O excelso ser que glorificamos como a Mãe Divina constitui o protótipo de todas as Madonas de todas as grandes religiões do mundo. Esta Mãe é a grande instrutora das mais Altas Iniciadas femininas de todos os tempos. Durante a regência desta Hierarquia o padrão cósmico que influencia a Terra relaciona-se com a pureza e o rejuvenescimento. Lembremo-nos como Cristo disse: "Os puros de coração verão a Deus." Assim, na pureza reside um enorme potencial de poder anímico.

O discípulo relacionado com Virgem é Tiago, o Justo, conhecido pela pureza do seu caráter e consagração ao serviço abnegado.

O centro corporal relacionado é o intestino, que deve ser visualizado pelo aspirante, neste período, como estando em pleno bom funcionamento.

A semente bíblica para meditação neste dia e durante o mês Solar de Virgem é: "Que o maior dentre vós seja o servente de todos." (Mt 23,11) Considerando a importância crucial do Serviço na senda da espiritualidade, exorta-se ao estudante a meditar sobre este tema durante este dia e no período solar sob a vigência de Virgem.


7º Dia Santo - 1 de Janeiro

No sétimo dia Santo encontramos a vigência da Hierarquia de Libra que tem como padrão cósmico a formosura e equilíbrio de que resulta a beleza em tudo e todos os reinos da natureza. A expressão completa deste arquétipo resultará um dia na completa ausência da desarmonia, da doença, da discórdia e da dor.

O discípulo relacionado com este signo é Tadeu que deixou obras de excelsa beleza e harmonia.

No microcosmo do corpo físico, o centro relacionado com este signo são as glândulas supra-renais que funcionando de forma equilibrada, promovem a harmonia de funcionamento entre o físico e o psicológico em todos os órgãos do sistema.

A semente bíblica para meditação neste primeiro dia do ano é: "E conhecereis a verdade e a verdade os fará livres." (Jo 8,32) Os significados que esta frase encerra devem ser desvelados pelo estudante meditando sobre ela também durante o respetivo mês solar


8º Dia Santo - 2 de janeiro

O segundo dia do ano é dedicado à Hierarquia de Escorpião cujo padrão Cósmico vibracional que transmite, faculta a possibilidade da espiritualização da matéria - a Transmutação das vibrações inferiores em essências mais sublimes de natureza Espiritual.

O discípulo Amado, João, ao transmutar a sua natureza inferior em Espírito, levou ao mais alto grau a expressão deste arquétipo e não mais conheceu a morte.

O centro físico associado a esta Hierarquia é o sistema reprodutor que também se relaciona com o centro cardíaco (Leão). A natureza inferior, a paixão, a personalidade, a reprodução e a separatividade podem ser transmutadas em natureza superior, em Espírito em unidade e em Amor Divino que tudo abraça. Judas tem de morrer para que o novo homem, o Homem Cristo possa nascer.

A semente bíblica para meditação neste dia e durante o período de vigência de Escorpião deve ser: "Benditos os puros de coração porque eles verão a Deus." (Mt 5,8)


9º Dia Santo - 3 de Janeiro

A Hierarquia de Sagitário é os Senhores da Mente a que se dedica este terceiro dia do ano e o mês solar no período do ano assinalado. O padrão cósmico mantido por estes elevados Seres, quando totalmente expresso, tornará a Terra num majestoso altar irradiando a Suprema Luz do Mundo numa gloriosa aura dourada.

Com este arquétipo, relaciona-se o discípulo Filipe que após uma vida predominantemente voltada ao desenvolvimento mental, após a luz de Cristo sobre ele se derramar, espiritualizou a sua mente ao ponto de conhecer o seu lugar entre os Doze Imortais.

O plexo sagrado é o centro do corpo que se relaciona com Sagitário e que fica situado na base da coluna. Aí reside o fogo espinhal que desperta no aspirante quando este vive a sua vida em devoção, motivado pela aspiração pura e pelo serviço abnegado à humanidade. Subindo ao longo do cordão espinhal, dirige-se às glândulas pineal e pituitária localizadas na cabeça e deste modo o homem se Cristifica e a mente se ilumina com a luz do Espírito.

A semente bíblica para a meditação sobre este tema é dada pela frase: "Vós sois a luz do mundo." (Mt 5,14)


10º Dia Santo - 4 de Janeiro

A Hierarquia de Capricórnio rege o período do ano solar correspondente ao Natal, sendo Cristo a cabeça dos seres Arcangélicos que compõem essa Hierarquia. Dele emana o poder que permite ao homem mortal elevar-se à condição ontológica de Cristo e tornar-se num "Salvador do mundo". Por essa razão Capricórnio é o signo dos Avatares e o padrão cósmico que transmite é o do esplendor da vida una que será a realidade quando o Espírito de Cristo se manifestar a toda a humanidade.

O discípulo associado a este signo é Simão, irmão de Tiago e de Tadeu, quem inicialmente resistiu em aceitar a divindade do Mestre, mas que após ter sido despertado por Cristo a Ele dedicou toda a sua vida.

O centro do corpo relacionado com este signo é dual e situa-se nos joelhos e no homem altamente Espiritualizado esses centros transformam-se em intensos vórtices de luz.

A semente bíblica para a meditação neste dia é dada pela frase: "Até que o Cristo se forme em nós." (Gl 4,19)


11º Dia Santo - 5 de Janeiro

O dia cinco de janeiro é dedicado à Hierarquia de Aquário. Neste dia e durante o respetivo período Solar compreendido entre 20 de janeiro e 19 de fevereiro, estes seres mantêm sobre a Terra o modelo do ideal de Paternidade de Deus e da irmandade entre todos os homens. A essência desse Arquétipo é derramada sobre a Terra e vai-se difundindo até que tudo abarque e una. Quando totalmente expresso este modelo cósmico, a separatividade cessará e o Amor será a lei única que reinará sobre o todo.

O discípulo associado com este signo é Mateus que de rico e pecador, ao escutar o chamamento de Cristo tudo deixou para O seguir. A recompensa que recebeu pelo seu ato foi uma elevada compreensão Espiritual que lhe permitiu escrever o belo evangelho que deixou para a humanidade.

O centro corporal associado a Aquário é dual e situa-se nos dois tornozelos que simbolizam as colunas do corpo físico do homem que não é mais que o templo do Espírito. Devem os estudantes quando sob a influência deste signo, visualizarem estes centros em movimento simétrico e coordenado.

A semente bíblica para meditar sob influência desta Hierarquia é a frase: "Permanecei em mim, como eu em vós." (Jo 15,4)


12º Dia Santo - 6 de Janeiro

Este décimo segundo e último dia Santo é dedicado à Hierarquia de Peixes cujo trabalho consiste em tornar manifesto o princípio de unificação por toda a criação. Tratando-se do último signo antes de um novo ano, representa o fim de uma vida, de um estado de Ser e o início de uma nova caminhada evolutiva. O modelo cósmico projetado por esta Hierarquia na sua expressão final é o de o homem perfeito criado pelos Elohim à imagem e semelhança de Deus e manifestando a Divindade a partir do seu interior. Desde o início da evolução humana, sempre as Divinas Hierarquias trabalharam para o aperfeiçoamento do homem e uma vez expressados todo o potencial dos seus arquétipos e culminada a sua tarefa, cabe à Hierarquia de Peixes continuar mais um percurso evolutivo.

O discípulo relacionado com Peixes é Pedro, que após se converter na Pedra da Iniciação, sobre esta fundou a igreja.

O centro do corpo associado a Peixes é também dual e reside nos pés e cuja atividade tem que ser desperta na raça humana. Uma vez todos os centros vitais despertos, do corpo do homem, feito à imagem e semelhança de Deus, brotará a luz no que constituirá um verdadeiro manto dourado de núpcias.

Para meditação durante os períodos sob a influência da Hierarquia de Peixes indica-se a frase Bíblica: "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança." (Gn 1,27)



Que na época Natalícia, possam todos os aspirantes preparar-se de modo sério, em recolhimento e profunda devoção, para mais este período de doze dias Santos, em que a Terra fica submersa e impregnada da Luz do Arcanjo Cristo e das Hierarquias Criadoras. Cada ano que passa e cada Natal que se celebra em plenitude, constituem momentos únicos e verdadeiras oportunidades para nos aprofundarmos na Senda da Espiritualidade e nos colocarmos mais perto de ver nascer em nós também, o Cristo.



Fonte: da Revista "Fiat Lux", artigo "Os 12 Dias Santos", ano 2017, nº 1, nov./dez.
Grupo de Estudos da Fraternidade Rosacruz Fiat Lux - http://frcfiatlux.org
Amadora, Portugal
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/zod%C3%ADaco-signo-metalizador-arte-1791803/


Bibliografia:
HELINE, Corinne. "The Twelve Holy Days", in: de "New Age Bible Interpretation: Vol. VII"- FRC Centro autorizado do Rio de Janeiro/RJ