sexta-feira, 12 de agosto de 2022

A REENCARNAÇÃO CAUSARIA PERDA DA PERSONALIDADE?


O enfoque que estarei abordando, será dentro dos meus conhecimentos na praxis da TVP (Terapia de Vidas Passadas), como terapeuta. No exame das histórias dos nossos clientes verificamos que na vida atual, em grande maioria, repetem os padrões de comportamento vividos em outras instâncias (vivências passadas).

A confirmação deste fato são os traços de personalidade atuais que incomodam o indivíduo em forma de traumas. Exemplo: fobias, rejeições espontâneas (antipatias), traços de caráter: prepotência, egoísmo, vaidade, inveja, conhecidos pela psicologia oficial como mecanismos de defesa, neuroses, psicoses, e outros "oses".

Diante dessas respingadas elocubrações, posso afirmar que a reencarnação traz os personagens do passado para a vida atual com as mesmas características psíquicas, mesmas tendências. Parafraseando nosso querido mestre Dr. Jorge Andrea: "Não podemos compreender nos estudos biotipológicos do psiquismo isolamento dos componentes das vidas pregressas, onde se encontram as raízes que devem ser buriladas e aperfeiçoadas nos pacientes que necessitam de auxílio e esclarecimento".

Como se explica alguns casos de dupla personalidade à luz da reencarnação?

Em TVP, alguns casos que poderia ter este diagnóstico são indivíduos que encontram-se sob influência de presenças que, na nossa linguagem, significa influência espiritual, obsessão, ou, como prefere outros, encosto. O indivíduo sob este efeito altera o seu comportamento de forma significativa. Também são observados nos casos de psicose, o indivíduo durante os seus delírios, vivenciar lembranças de existências anteriores. Afirma com tanta certeza ser este ou aquele personagem que deixam muitos profissionais confusos, apelando para diagnósticos codificados pela psiquiatria, ignorando que de fato ele está conectado psiquicamente com uma das suas histórias.


A cultura da sociedade em que o Espírito reencarna não lhe remodela os traços da personalidade?

Em cada reencarnação o Espírito aprende o que lhe é peculiar no universo psicológico em que vive. Os traços de caráter, os sistemas de crenças, os valores que foram incorporados ao longo das experiências reencarnatórias, formam matrizes psíquicas e encontram-se na vida atual encapsuladas, liberando-se sobre estímulos externos de qualquer natureza. Se o modelo social em que o indivíduo encontra-se inserido provocar situações que já foram vivenciadas pelo indivíduo em outras existências, este poderá reagir da mesma forma aprendida no passado. Daí a importância da reencarnação como meio de progresso para o Espírito. Lembrem-se: "Não há faltas irremissíveis que a reencarnação não possa apagar". (O Evangelho Segundo o Espiritismo)


Como relacionar "Esquecimento do Passado" e "TVP"? Serão contraditórios?

Não. Vide resposta na questão 399 de “O Livro dos Espíritos” - Allan Kardec - comentário: Os Espíritos permitem a lembrança do passado, desde que haja um fim útil. Jamais por curiosidade vã.


A TVP pode provocar alguma mudança na personalidade de hoje?

A proposta principal da TVP é a transformação do SER. Promovendo não somente a mudança na personalidade, mas a alteração de hábitos, costumes e valores, consequentemente, alterando o caráter do Espírito imortal.


Somos um acúmulo das várias personalidades que tivemos em vidas passadas. É correta esta afirmativa?

É correto. Merece um exame mais acuidado. Quando em regressão de memória, o indivíduo em estado alterado de consciência toma conhecimento de suas histórias, origens das suas queixas, traumas etc. Chamamos de personagens, os atores destas histórias, que fomos nós mesmos.


É possível alguém "perder a personalidade"? Não seria mais correto dizermos "atenuar ou acentuar" determinados traços da personalidade?

É correto dizer modificar. Ou abrandar as dores e os sofrimentos causados por algumas situações que o indivíduo precisa continuar pela sua própria necessidade de aprendizado espiritual.


A sexualidade é um traço da personalidade que tem origem em vidas pregressas? Pode-se evidenciar (ou tratar) isso através da TVP?

A sexualidade é energia criadora. Os transtornos da sexualidade podem ter origem no passado. Ainda aqui afirmamos encontrar-se no caráter as raízes desta e de outros dramas da alma. Logo ser recomendado a TVP como instrumento de ajuda na modificação.


Quais os riscos de uma TVP mal orientada?

O terapeuta de vida passada utilizando a regressão de memória como técnica de acesso aos conteúdos inconscientes de seus clientes, assemelha-se ao obstetra que utiliza o bisturi na prática cirúrgica. É responsabilidade de quem utiliza a TVP como quem a procura. Quando precisamos de um dentista, procuramos um sapateiro? Quando necessitamos de uma cirurgia procuramos um açougueiro? Logo, os riscos poderão ser desastrosos em qualquer terapêutica mal orientada, não só a TVP.


Como tratar da "timidez excessiva"? Por que a insegurança e o medo?

Cada queixa tem a sua particularidade. A causa do medo apresentado por uma pessoa de lugares fechados poderá ter como causa fatores dos mais diversos. Um poderá ter sido enterrado vivo em uma outra existência. Outro ter morrido nos porões de um navio negreiro. Outro ainda, no útero materno, prestes a nascer; e por aí vai. A timidez, a insegurança, o medo, não são diferentes.


Atualmente, a TVP é proibida no Brasil, mesmo para terapeutas credenciados, que podem, inclusive, perder seu registro. É certo que não há fiscalização, mas inobstante isso, é correto praticar algo ilegal?

A TVP é uma metodologia consubstanciada na Psicologia Transpessoal, considerada a quarta escola psicológica. Há cem anos Sigmund Freud, Jung, Reich, e outros gigantes da psicologia, passaram pelo academicismo reinante com título de místicos, loucos etc. Hoje rendem-se homenagens até mesmo ortodoxas a esses mitos. A TVP também paga seu preço. A física quântica está trazendo a lume a comprovação da reencarnação, quando isso ocorrer, (que será breve), as academias terão que rever seus postulados. Atualmente o conceito de saúde pela OMS, é: o bem estar físico, psicológico, social e espiritual do Ser Humano, ou seja, a visão holística, bio-psico-social-espiritual, graças ao conceito da transpessoalidade. A homeopatia, a acupuntura, até pouco tempo eram ilegais para a medicina. Hoje, o CRM quer ser dono delas a todo custo, como se a ciência pertencesse a uma tribo. Fazemos parte da história da humanidade e, como seres humanos conscientes do nosso dever, estamos escrevendo mais uma página na nossa história.

No dizer de Ernani G. Andrade, "A TVP fará a terapia da humanidade".



Arlier Bellienv



Tema: “A Reencarnação Causaria Perda da Personalidade?”


Fonte: Palestra Virtual promovida pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Rio de Janeiro - 26/05/2000
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/futuro-casa-seguran%c3%a7a-noite-luz-4022722/

O SILÊNCIO DO AMOR


A linguagem é muito pobre para expressar a totalidade do mistério divino. É por isso que o silêncio absoluto da meditação se torna tão poderosamente importante. Não tentamos pensar em Deus, falar com ele ou imaginá-lo. Na meditação permanecemos no silêncio maravilhoso que nos abre ao silêncio eterno de Deus. Na meditação, através da prática diária e do ensino da experiência, descobrimos que este é o nosso ambiente natural para todos nós. Fomos criados para isso e nosso ser floresce e se expande nesse silêncio infinito.

A palavra "silêncio", no entanto, pode gerar uma visão equivocada da experiência e talvez causar rejeição por muitas pessoas, pois pode sugerir uma experiência negativa, a privação de sons ou palavras. As pessoas temem que o silêncio da meditação seja um retrocesso. Mas a experiência e a tradição nos ensinam que o silêncio da oração não é um momento pré-linguístico, mas um estado pós-linguístico. A linguagem completou sua função, dirigindo-nos através e além de si mesma e de todo o reino da consciência mental. O silêncio eterno não é privado de nada, nem nos priva de nada. É o silêncio do amor, da aceitação incondicional e sem reservas. Sabemos que somos amados e, assim, podemos amar. A meditação nos leva a fechar esse círculo de amor. Abrindo-nos ao Espírito que habita em nossos corações e que a todos ama em silêncio, recomeçamos nossa jornada de fé, porque sempre há um novo começo para a eterna dança do Ser-em-Amor.



Dom John Main, OSB



Fonte: do livro "La Palabra Hecha Carne", London, Darton, Longman, Todd, 1993, pp. 29-30
Via: WCCM Espanha - Comunidad Mundial para la Meditación Cristiana - http://wccm.es/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

O PAI QUE ESTÁ NO LUGAR SECRETO


Jesus dizia: «Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai, que está lá no lugar secreto.» Como deve ser entendido este lugar secreto?... Quando o discípulo consegue criar em si o silêncio e a paz, quando ele tem necessidade de expressar ao Senhor o seu amor por Ele e quer comunicar-se com Ele, está, desde logo, no seu lugar secreto. Perguntais-me onde é esse lugar... Pode ser no coração, no cérebro, na alma... Na realidade, é um estado de consciência ao qual o homem consegue elevar-se. Estais a meditar, por exemplo, sobre verdades que ainda não conseguis apreender e, passado algum tempo, faz-se luz: vós compreendeis. O que se passou? De onde vos veio essa compreensão? O espírito a possuía, mas era um domínio que a vossa consciência ainda não tinha conseguido atingir. Portanto, é este o sentido das palavras de Jesus: pela prece, pela meditação, o homem deve entrar no seu lugar secreto, para aí receber revelações.



Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal