quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

O MANTRA E A MONOTONIA


A publicidade moderna muitas vezes apresenta uma característica atraente de seus produtos; uma delas, que é algo novo. É também o caso de produtos familiares que também oferecem algo novo, com uma fórmula melhorada. Como resultado, tendemos a olhar para a novidade como um critério de valor. No entanto, em nossa experiência, muitas vezes nos encontramos em uma rotina entediante. Um dos grandes problemas da vida moderna é que muitas pessoas, por muitos motivos na vida, experimentam um tédio terrível e mórbido.

Para muitas pessoas, à primeira vista, a meditação também lhes parece que, muito em breve, isso se tornaria uma repetição enfadonha. Neste verão eu dei um retiro em um convento na Irlanda e uma das freiras, que tinha ouvido uma palestra sobre meditação e o mantra, disse-me: "Oh pai, eu nunca poderia fazer isso. Não, não, nunca poderia. Deve ser horrível." A compreensão do mantra é totalmente trivial para ela devido à sua repetição entediante. Espero que você tenha começado a meditar, apesar de seus medos, porque com apenas um pouco de experiência em aprender verdadeiramente a dizer o mantra (e esta é a arte da meditação), isso pode fazer você mudar de ideia - compreender a arte da meditação é simplesmente abandonar o mantra em seu coração.

A dificuldade com isso para nós é que sempre queremos estar no controle. É muito difícil para nós, ocidentais, aprender a abandonar o mantra, a deixá-lo ressoar, a cantar em seu coração como uma liberdade gloriosa.



Fr. John Main, OSB




Fonte: do livro "O Coração da Criação", Canterbury Press, 2007
Traduzido para o espanhol por Lucía Gayón, e para o português por este blog.
PERMANECER EN SU AMOR - Coordenadora: Lucía Gayón
www.permanecerensuamor.com
permanecerensuamor@gmail.com
Ixtapa, México
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

SAGITÁRIO - SÍMBOLO DA TRANSCENDÊNCIA ESPIRITUAL SOBRE O MATERIAL


O Sagitário é o símbolo do homem que conseguiu que a razão triunfasse sobre as forças obscuras do intelecto. Esta ideia também está expressa na figura mitológica do Centauro, que tem corpo de cavalo e busto de homem. O ser humano é feito de duas naturezas: inferior e superior; não pode ver-se livre da sua natureza inferior, mas deve aprender a dominá-la para a pôr a trabalhar. Aliás, reparai: na própria representação do Centauro ou do Sagitário, o corpo do cavalo está em movimento, correndo. Mas esta corrida tem uma razão, um sentido, está ao serviço de uma ação refletida, expressa pelo arco que o Centauro segura, prestes a lançar a sua flecha. Sabeis o domínio que é preciso ter para atirar com o arco e acertar no alvo. Assim, o Sagitário representa o homem que põe os movimentos da sua natureza inferior – o cavalo a galope – ao serviço de um ideal: a flecha que vai atingir, com exatidão, o seu objetivo.



Omraam Mikhaël Aïvanhov




Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/vectors/sagit%c3%a1rio-assinar-zod%c3%adaco-arqueiro-34256/