Vimos que o homem nada mais é que uma célula viva, mais ou menos consciente de sua unidade com a infinita Vida Universal, Autocriativa e Todo-Poderosa, e que essa Vida se fundamenta no Equilíbrio, pois, para cria e recriar-se, o equilíbrio é indispensável. Todo desequilíbrio é uma parada da evolução e prova nosso distanciamento das Leis da Vida Universal.
Podemos facilmente compreender, agora, que o homem é um centro vital que faz parte integrante do Universo da Vida; ele está sujeito às mesmas Leis do Equilíbrio. É um centro de atração, assimilação e exteriorização da Vida em todos os planos. Quando há um desequilíbrio em suas funções, podemos constatar que há um obstáculo ao fluxo natural da Vida; chamamos isso de sofrimento, doença, dor. A doença é pois, um desequilíbrio que pode se produzir tanto no plano espiritual como no plano mental, emocional ou físico; seja qual for o plano em que se manifeste, esse desequilíbrio também afetará os demais planos pois, repetimos, tudo tem relação na Vida.
Aquele que tenha consciência do Divino em si mesmo e que viva de acordo com essa consciência, não se afastará jamais, em nenhum plano, das leis Vitais e Espirituais; ele as obedecerá e encontrará a Felicidade integral; estará na harmonia da Vida, permanecerá no Equilíbrio da Vida, e poderá criar-se constantemente. Mas aquele que não souber viver integralmente em todos os planos dessa Consciência Espiritual, que violar as Leis da Vida por ignorância ou por mau hábito, criará um desequilíbrio; produzirá um retardamento em sua Evolução e, por consequência, na Evolução geral. Mesmo que esse retardamento ocorra em um só desses planos (físico, moral ou espiritual), se a causa persistir, o desequilíbrio atingirá também os demais planos, pois existe uma interdependência entre eles e tudo que está relacionado na Vida.
Que é a doença do ponto de vista fisiológico? Um desequilíbrio devido a um erro ou infração das Leis Naturais da Vida. Esse erro será frequentemente de origem espiritual ou moral, mas acabará por se estender gradualmente a todos os planos. Dissemos que a matéria é formada pelo Espírito; portanto, é fácil compreender que toda doença física tem uma causa espiritual, e que a consciência e a matéria se influenciam reciprocamente. É evidente que o espiritual tem uma importância bem superior ao moral e ao físico, e que o homem consciente de sua espiritualidade dominará esse outro completamente. Entretanto, como a humanidade atual é profundamente materialista, infelizmente é o contrário que acontece.
Romolo Mantovani
Fonte: do livro “A Arte da Autocura”
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal