sexta-feira, 1 de julho de 2022

RESPONSABILIDADE - SOMOS A CAUSA DOS ACONTECIMENTOS


A partir deste momento, comece a pensar que você é a causa de sua vida e de seu mundo. Esse é o significado de ser um buscador: assumir total responsabilidade pelo seu próprio ser.

A infelicidade não tem causa externa; a causa é interna. Você insiste em atirar a responsabilidade para fora de si mesmo, mas isso é apenas uma desculpa.

Sim, a infelicidade é desencadeada de fora, mas o exterior não o cria. Quando alguém o insulta, o insulto vem de fora, mas a raiva está dentro de você. A raiva não é causada pelo insulto, não é o efeito de insulto. Se não houvesse a energia da raiva em você, o insulto permaneceria impotente. Ele teria simplesmente passado e você não teria se perturbado por ele.

Causas não existem fora da consciência humana, elas existem dentro de você. Você é a causa de sua vida, e entender isso é entender uma das verdades mais básicas; entender isso é começar uma jornada de transformação.


OSHO




Fonte: do livro "Todos os Dias - 365 Meditações Diárias", p. 181
Ed. Versus, Rio de Janeiro/Campinas, 17ª ed., 2017
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

O MOMENTO PRESENTE É A VONTADE DE DEUS


O momento presente é sempre como um embaixador que manifesta a vontade de Deus, e o coração fiel sempre responde: fiat. Assim a alma em todas as escolhas está localizada em seu centro e correto lugar. Sem deter-se jamais, está indo firme, e todos os caminhos conduzem-na da mesma forma para a frente, para o longe e infinito: tudo é para ela, sem diferença alguma, meio e instrumento de santidade, desde que considere que o que se apresenta seja a única coisa necessária (Lc 10,42). Já não procura, a alma, como preferência, a oração ou o silêncio, o retiro ou a conversão, a leitura ou as escrituras, nem a reflexão ou cessar de refletir; não lhe preocupa o distanciamento ou a busca de livros espirituais ou a escolha entre abundância ou escassez, doença ou saúde, vida ou morte. Simplesmente o que ela procura em cada momento é a vontade de Deus. A única coisa que ela quer é o despojamento, a renúncia a tudo o que foi criado, seja real ou apenas afetivo; nunca ser nada por si e para si, mas estar sempre conforme a vontade de Deus, para agradar-lhe em tudo, fazendo da fidelidade ao momento presente sua única alegria e como se não houvesse outra coisa no mundo digna de sua atenção.


Jean-Pierre de Caussade, SJ



Fonte: do livro "O Abandono à Divina Providência"
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/tempo-ampulheta-areia-agora-vidro-4789970/