terça-feira, 22 de março de 2022

EM TODO LUGAR E EM TODA OBRA


Como organizar-se no início de uma semana?

Às vezes é tão difícil para mim ordenar-me. Começo com pressa e com o passar dos dias fico cada vez mais complicado e confuso. Chego ao fim de semana sem energia e muitas vezes, por isso, o desperdiço.

A segredo é ter prioridades muito claras. E estas devem ser formuladas em sua expressão espiritual e material. Elas sempre têm que ser poucas. O prioritário é o que não deve faltar; mesmo que todo o resto não possa ser feito ou dê errado, o ponto do meu foco tem que ser o que defini como prioridade. Um exemplo grosseiro: o principal é ter o que comer e não os condimentos; ter um lugar para morar e não se tiver carpete, parquet ou mosaico no chão. Depois de ter alcançado o essencial, você pode dar atenção ao resto.

Temos que lembrar disso: quanto mais simples, mais foco e poder. O complicado nos confunde e nos tira as forças. Tudo deve ser organizado levando em conta os dois aspectos da nossa vida. O tangível e o intangível. O tangível é a caminhada que planejei; o intangível é que quero fazê-la com o corpo relaxado e rezando enquanto caminho, respirando o sagrado que me envolve. Em geral, realizamos a parte externa, perdendo a profundidade interna, que é o que dá sentido à ação.

Outra ferramenta que pode ajudar bastante é ter um aforismo de fundo (pensamento semente) que nos guie de maneira geral. Além da oração que se pratica, pode-se ter uma frase que serve de guia, que nos devolve ao centro quando o perdemos. Suponha que você se sinta particularmente fraco mentalmente ou mesmo fisicamente, então diga a si mesmo: "O Senhor está comigo, não temerei mal algum"... Desse modo, você deveria lembrar-se disso toda vez que a fraqueza se manifesta.

E assim estamos prontos para andar no palco de cada dia: Quando a confusão aparece, lembro-me das prioridades. Quando aparece a necessidade ou complicações, trago ao presente o aforismo (pensamento) que coloquei como sentinela para indicar a direção. Precisamos recordar* que é o nosso espírito que marca a natureza das atividades e não a ação em si. Nesse sentido, tudo o que fazemos pode ser usado para nos aproximar da Presença de Deus.

Como diz Pedro Damasceno na Filocalia: "Em todo lugar e em toda obra encontramos vida e morte, salvação e perdição... Não encontrareis em toda a criação uma obra ou um lugar capaz de impedir que seja como Deus quis que fosse desde o princípio: Sua imagem e semelhança..." **


El Santo Nombre


* Usado aqui no sentido de "passar novamente pelo coração" (re-cordar)
** Do 3º vol. de Philokalia, pp. 50 e 53, ed. Lúmen



Fonte: Blog El Santo Nome
https://elsantonombre.org
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/monge-peregrina%c3%a7%c3%a3o-caminho-1077839/

SIGNIFICADO DA INICIAÇÃO


... disse que a palavra iniciação se deriva do latim Initiare e tem a mesma etimologia de initium, início, começo, ou vindo ambas de in-ire, ir para dentro ou ingredir. Então, a palavra Iniciação tem o duplo sentido de começar ou ir para dentro. Em outras palavras: Iniciação é o esforço que realiza o homem para novamente ingredir, para ir para dentro de si mesmo, em busca das verdades eternas que nunca saíram à luz, ao mundo externo.

Iniciação é equivalente a religião, de re-ligare, ligar novamente. É a volta do filho pródigo ao seio de seu Pai, depois de haver errado largo tempo no mundo material, sofrendo misérias e fomes. O iniciado é o ser que conheceu seu erro e volveu a ingressar ao interior de sua casa paterna, ao passo que o profano fica fora do templo da Sabedoria, longe do real conhecimento da verdade e da virtude, dedicado à satisfação de seus sentidos externos.

Assim, pois, esse ingresso (Iniciação) não é, nem pode considerar-se unicamente como material, nem é a aceitação de uma determinada associação, mas o ingresso a um novo estado de consciência, a um modo de ser interior, do qual a vida exterior é efeito e consequência.

É o renascimento indicado pelo Evangelho; é a transmutação do íntimo estado do homem para efetivamente iniciar -se ou ingressar na vida nova que caracteriza o Iniciado, não, como supõem aqueles que se julgam iniciados desde o momento em que começa sua Iniciação.

A Iniciação é o renascimento iniciático, ou seja, a negação de vícios, erros e ilusões que constituem os metais grosseiros ou qualidades inferiores da personalidade para afirmação da Verdade, da Virtude e da Realidade, que constitui o ouro puro da Individualidade, a perfeição do Espírito que em nós se expressa através de nossos ideais elevados.

Todo homem de boa vontade, bom e santo, é o verdadeiro Iniciado, sem ter necessidade de pertencer a uma Ordem externa, visto ser membro da Fraternidade Branca Subjetiva.



Dr. Jorge Adoun, R +



Fonte: Revista Gnose, fev. 2013
Igreja Gnóstica do Brasil
Fraternitas Rosicruciana Antiqua - www.fra.org.br
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/alvenaria-pilar-fundo-constru%c3%a7%c3%a3o-1805123/