domingo, 26 de abril de 2015

A VERDADE COMO TEORIA E COMO PRÁTICA

A verdade é um problema filosófico mas é também um problema prático, pois uma verdade não é completa enquanto se estiver só no plano do intelecto, do pensamento. Para que ela seja completa, é preciso fazê-la descer ao plano do sentimento e, mais abaixo ainda, ao da ação. Teoricamente, intelectualmente, cada um pode estar pronto a admitir uma verdade: enquanto se trata de teoria, isso não implica grande compromisso. Mas é preciso que se aceite essa verdade no coração e, finalmente, se consiga concretizá-la em atos. Isso é que é difícil!

Consideremos um exemplo muito simples. Teoricamente, é bastante fácil admitir como verdade que todos os homens são irmãos. Mas ter sentimentos fraternos em relação a eles é muito mais difícil. Quanto a agir fraternalmente sejam quais forem as pessoas e as circunstâncias, isso é a coisa mais difícil do mundo e, há que reconhecê-lo, a menos bem realizada.

Quando se lhes explica o que é justo e bom, muitas pessoas dizem: «Compreendi, compreendi…», mas depois agem em contradição com todas as leis da justiça e da bondade, porque não têm consciência de que o coração também deve pronunciar-se e a vontade deve ser mobilizada para que haja realização.

Ora, todas as ideias que não se realizam são quase inúteis.

Quando se alimenta um pensamento justo, deve-se gostar dele o suficiente para se querer agir em conformidade com ele.





Omraam Mikhaël Aïvanhov






Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal