sábado, 4 de maio de 2013

NÃO TE LAMENTES


Quando uma pessoa perde um ser amado, é o momento de maior desconexão com o Criador para um indivíduo. Mas a verdade é que nunca existe a morte, só existe a carência. De onde nos encontramos e devido a nossa própria negatividade e desejo de receber para si mesmo, criamos uma separação da Luz do Criador, e como resultado, vemos morte e carência. Assim, quando a cabala se refere à "tumat met" (impureza da morte), está se referindo a qualquer visão de carência, sendo a morte a maior de todas, obviamente, mas isto inclui tudo o que observamos como carência em nossas vidas.

A partir de nossa perspectiva e dos véus de nosso mundo, "vemos" que alguém "morre"; entretanto, o indivíduo que "morreu" não experimenta essa morte. Esse indivíduo experimenta uma continuação. A Luz existe, e está viva todo o tempo, e como cada um de nós é criado a partir da Luz do Criador, a morte realmente não pode haver. Então, quando vemos morte, é tão somente uma ilusão que criamos.

A Consciência de morte não é apenas morte, é carência, é obscuridade. Se queremos trazer uma mudança para o mundo, não podemos estar presos a esta consciência. Não podemos ter nenhuma queixa ou lamentação, porque se as tivermos quer dizer que há uma carência, uma obscuridade, uma morte.

Isso foi o que Moisés quis nos ensinar quando se referiu à "impureza da morte" (tumat met): devemos afastar a impureza da morte, a consciência de carência, a consciência de obscuridade. Este era o trabalho dos sacerdotes, e este é nosso trabalho. A maioria de nós está neste nível ainda. Quando o Criador disse a Moisés: "diga aos sacerdotes", agora sabemos que quer dizer "diga" a todos que querem trazer mudanças, misericórdia e Luz ao mundo. "Diga" que devem deixar a consciência de morte e suas queixas. Se alguma vez nos lamentamos, se não nos sentimos bem, ou que algo vai mal, então o motivo é que estamos mais conectados com a consciência de morte (a falta da Luz Divina).

Quando um número suficiente de pessoas chegar a essa consciência, o "guemar hatikun", o "fim da correção" será revelado ao mundo.

Devemos começar e nos esforçar a eliminar a consciência de morte, a falta de Luz de nossas vidas. E é nos menores atos que devemos fazê-lo, porque, então, lentamente, iremos remover o véu da morte, a falta de luz.

(texto adaptado)


Rav Michael Berg



Fonte: Centro de Cabala 
http://www.michaelberg.net/es/articles/deja-de-quejarte
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal