sábado, 25 de janeiro de 2014

PREENCHENDO O VAZIO INTERNO

Não estamos aqui apenas para transformar nossa raiva, as coisas que tenhamos feito para magoar os outros ou a dor que causamos às vidas das outras pessoas. Estamos aqui para entender que é através de ações como essas que criamos um vazio dentro de nós, impedindo a Luz de entrar. Quando compreendemos esse ponto e assumimos a responsabilidade pelo nosso próprio vazio interno, podemos atrair uma imensa quantidade de estabilidade, consciência e Luz em nossas vidas.

Separe alguns minutos para refletir sobre esse conceito. Depois, quando estiver pronto, você pode pedir ao Criador alguma coisa como: “Não quero mais ver a negatividade como algo externo a mim, mas sim quero chegar à consciência de que tudo que faço cria minha própria negatividade, minha própria doença, meu próprio sofrimento, minha própria dor. Tudo isso é causado apenas por mim e pela forma como ajo no mundo externo.

Se realmente pudermos absorver essa ideia, então poderemos transformar muito da negatividade que nos cerca e permeia o mundo.




Karen Berg




Fonte: Centro de Cabala
www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: www.imageafter.com/

COMPREENSÃO DE MOMENTO A MOMENTO

A compreensão fundamental de si mesmo não chega através do conhecimento ou do acúmulo de experiências, que é meramente o cultivo da memória. A compreensão de si mesmo se dá de momento a momento; se nós meramente acumulamos conhecimento do ego, esse próprio conhecimento impede a compreensão, pois conhecimento acumulado e experiência se tornam o centro através do qual o pensamento focaliza e tem sua existência. 





J. Krishnamurti





Fonte: The Book of Life
www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: www.imageafter.com/

ONDE COMEÇA O SOFRIMENTO

O sofrimento permeia a existência cíclica como o óleo permeia as sementes de gergelim. Como o óleo, a completa infiltração do sofrimento não é sempre aparente, especialmente em fases onde o prazer predomina e as coisas parecem ir bem. Entretanto, da mesma forma que o óleo se torna evidente quando as pequenas e duras sementes são trituradas e espremidas, também o sofrimento latente é diretamente experimentado quando nossas camadas de pretensões egoístas se arrebentam sob a opressão da existência cíclica.

Por que é assim? A resposta é que estamos sujeitos ao carma, a lei inexorável de causa e efeito. A questão que, logicamente, se segue é: O que causa o carma? A causa raiz do carma são os venenos da mente. Nossa mente é basicamente confusa porque não reconhecemos sua natureza absoluta. Na falta deste conhecimento, deslizamos para uma estrutura errônea, que é a dualidade.

De início nos agarramos a um “eu” que percebe e a um “objeto” que é percebido. Vendo o objeto, definimos seu tamanho, forma e cor. Depois o julgamos: “Isto é bonito. É feio. Gosto disso. Não gosto disso. Isso me faz feliz. Isso me faz infeliz”. Finalmente, sentimos apego ou aversão: “Quero isso. Não quero isso”. É aí que começa o sofrimento.





Chagdud Tulku Rinpoche





Fonte: do livro “Vida e Morte no Budismo Tibetano“
http://darma.info/trechos/2006/11/onde-comea-o-sofrimento/
Fonte da Gravura: http://www.imageafter.com/

25 DE JANEIRO 2014 - ORAÇÕES DIÁRIAS