segunda-feira, 30 de agosto de 2021

NOTAS SOBRE A COLUNA TRUNCADA


NOTAS SOBRE A COLUNA TRUNCADA
RITO ESCOCÊS RETIFICADO (RER)

A coluna truncada (do grau de Aprendiz no RER), colocada no lugar correto e posta em evidência na Loja, é uma herança simbólica da Estrita Observância, mas levará no RER uma dimensão incomparavelmente superior, tornando-se o símbolo por excelência da “Queda” (de Adão), e constantemente lembrará ao Irmão que ele está em um estado de lamentável miséria, que é apenas um vestígio, as ruínas de um Templo que já foi glorioso.

Há certa ousadia semântica em conferir, ipso facto, à coluna truncada que vem da Estrita Observância, um caráter inteiramente Martinista (por relacionar, como se poderia argumentar algumas vezes, de forma apressada, esta coluna com as diferentes partes da figura universal de Martinez: Imensidão Terrestre, Celeste, Supraceleste e Divina), quando o significado óbvio que lhe foi dado quando os rituais foram criados é claramente, para Willermoz, evocar os restos em ruínas de um edifício que agora deve ser reconstruído e reedificado em sua totalidade, com a ajuda do Divino Reparador.

No entanto, se considerarmos que o homem representa em si mesmo a totalidade do Grande Templo Universal danificado pela Queda, não é inteiramente errado autorizar-se a considerar que esta coluna é como uma imagem emblemática do homem que reproduz a imagem muito mais ampla do Templo Geral Universal. “O corpo do homem é uma Loja, ou um Templo, que é a repetição do Templo Geral, Particular e Universal” (Lições de Lyon, nº 04, janeiro de 1774).

Por outro lado, Willermoz declarou-se "depositário de alguns conhecimentos que poderiam ser adaptados à Maçonaria caso tivessem pertencido a ele em sua origem". No entanto, como Robert Amadou enfatizou, “Willermoz inseriu estes conhecimentos por doses sucessivas e crescentes no ritual de graus da Estrita Observância Templária, após ter contribuído para o continente o mínimo de correções que o conteúdo impunha.

É verdade que a Ordem dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa assumiu a forma de Estrita Observância Templária mais próximo do que muitas vezes se supõe, mas mudando seu espírito, substituindo a Doutrina de Reintegração de Martinez de Pasqually pela ideologia templária”. A análise de Robert Amadou coincide assim com a nossa convicção quanto a coluna truncada e a tradução que dela deve ser feita para respeitar o sentido que Willermoz queria dar-lhe e não ultrapassar, por excesso de zelo, o valor exato e o autêntico alcance pedagógico que este símbolo do primeiro grau do Retificado: “Exemplo: no primeiro grau, o quadro representa uma coluna truncada, com a divisa 'adhuc stat'. Interpretação da Estrita Observância Templária: a Ordem do Templo está decapitada, mas o tronco permanece. Você pode ter esperanças! Para os Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa, as esperanças também podem ser nutridas, mas em um sentido diferente: o homem está caído, mas ainda possui o direito de viver em seu primeiro estado, bem como o direito de possuir os meios para retornar.” (Robert Amadou, Martinisme)


Jean-Marc Vivenza



Fonte do texto e gravura: "O Elus Coën e o Regime Escocês Retificado"
https://www.masoneriacristiana.net/2015/09/notas-sobre-la-columna-truncada-en-el.html?m=1