quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

LO DIO TODO - ELE DEU TUDO DE SI


LO DIO TODO (Feb. 14)

"No adoramos para que Dios nos de algo, adoramos porque ya Él nos lo dio todo."

"Oh Dios, tú eres mi Dios; yo te busco intensamente. Mi alma tiene sed de ti; todo mi ser te anhela, cual tierra seca, extenuada y sedienta". (Sal. 63:1) (NVI)



ELE DEU TUDO DE SI (Fev. 14)

"Não adoramos para que Deus nos dê algo, adoramos porque Ele já nos deu tudo."

"Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te procuro. Minha alma tem sede de ti, minha carne te deseja com ardor, como terra árida, esgotada, sem água." (Sl 63,1) (Bíblia de Jerusalém, 2002)




Fonte do Texto e da Gravura: Café da Manhã / El Café de la Mañana
https://elcafedelamanana.com/

ALTERIDADES


A existência de outros é essencial para a mente mística e amorosa. O outro encoraja a mente a abandonar os seus padrões fixos e egocêntricos e a expandir-se para além de si mesma. Dessa forma, ampliamos nosso campo de visão do mundo e do lugar que ocupamos nele. Isto é, talvez, o que quero dizer com “uma mente católica” (mente universal, abrangente - nota deste blog): uma mente que admite abertamente o que é incapaz de descrever ou controlar. A mente católica procura intuitivamente aceitar, incluir, em vez de rejeitar, mesmo quando encontra um abismo de diferenças com o outro.

Só nos tornamos católicos no sentido pleno e integrativo através do crescimento, depois de termos passado pelas fases de cura e integração. Portanto, nenhum de nós ainda se tornou católico, nem mesmo Sua Santidade, o Papa. Sempre há um caminho a percorrer. Mas o oposto deste processo é a mente sectária que vê os outros como objetos e, através do medo e do desejo de domínio, nega-lhes a sua própria identidade. Ao longo da história, os homens cometeram esta rejeição para com os imigrantes, judeus, homossexuais e com muitas outras minorias vulneráveis ​​e, claro, com a outra metade da humanidade, através da agressiva exclusão das mulheres.

Quando negamos e subjugamos o outro nos excluímos totalmente e, portanto, nos distanciamos do caminho da santidade. Deus é sempre Sujeito, o “grande EU SOU”. Permanece impenetrável às nossas tentativas de objetivar e manipular. Encontramos esta pura emanação do Ser no nosso silêncio mais profundo, não na ideologia ou na abstração. E encontramos isso, de várias maneiras, em cada um de nós, na beleza e maravilha da criação, no oceano do Ser, com seu sofrimento e sua alegria, no qual nós e até mesmo o Criador nadamos. Este crescimento requer profundidade e profundidade requer silêncio. Portanto, a mente católica requer contemplação. Mas pensar na contemplação como um estado de relaxamento esconde completamente o significado de abrir a mente católica como a única maneira verdadeira que temos de glorificar a Deus.



Transcrição de Carla Cooper




Fonte: Trecho do Boletim de Meditação Cristã, de Laurence Freeman (Vol. 34, No. 3, outubro de 2010, pp. 4-5).
WCCM Espanha - Comunidad Mundial para la Meditación Cristiana
http://wccm.es/
Traduzido por WCCM España e para o português por este blog.
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A GRANDE MUDANÇA DO HOMEM


Há três livros que deveriam estar nas mãos de cada estudante, o Bhagavad Gitâ, o Novo Testamento e os Aforismos da Ioga, pois nestes três livros existe um quadro completo da alma e de seu desabrochar.

Nos dezoito capítulos do Gitâ nos foi dada uma descrição da alma, de Krishna, o segundo aspecto em sua verdadeira natureza como Deus manifestado, culminando naquele maravilhoso capítulo onde Ele se revela a Arjuna, o aspirante, como a alma de todas as coisas e o ponto de glória por traz do véu de cada forma.

O Novo Testamento descreve para nós a vida de um Filho de Deus em plena manifestação, na qual, livre de qualquer véu, a alma em sua verdadeira natureza caminha pela Terra. Torna-se evidente para nós, à medida que estudamos a vida do Cristo, o que significa desenvolver os poderes da alma, atingir a libertação e tornar-se, em plena glória, um Deus andando pela Terra.

Nos Aforismos da Ioga foram incluídas as leis deste futuro acontecimento e as regras, métodos e meios que - quando seguidos - tornam o homem "tão perfeito quanto vosso Pai no Céu é perfeito". Passo a passo nos é revelado um sistema gradual de desenvolvimento que leva o homem do estágio do "homem bom comum", através das etapas do aspirante, do iniciado e do mestre, até o exaltado ponto de evolução em que o Cristo agora está. João, o discípulo amado, disse que "nós seremos como Ele, pois O veremos como Ele É" e a revelação da alma do homem encarnado no plano físico provocará esta grande transformação. O próprio Cristo disse que "Maiores obras do que Eu faço, fareis vós", estendendo a nós a promessa do "reino, poder e glória" desde que nossas aspirações e persistência sejam suficientes para nos levar através do espinhoso caminho da Cruz, capacitando-nos para trilharmos o caminho que "leva sempre, montanha acima", até o cume do Monte da Transfiguração.

Como será produzida esta grande mudança? Como poderá o homem, vítima de seus desejos e de sua natureza inferior, se converter no homem vitorioso, triunfante sobre o mundo, a carne e o "diabo"? Será efetuada quando o cérebro físico do homem encarnado tiver consciência do eu, da alma, e esta conscientização só se torna possível quando o verdadeiro Eu consegue se "refletir na substância mental". A alma é inerentemente libertada dos objetivos e fica sempre no estado da unidade isolada. O homem encarnado, contudo, tem que chegar, na consciência de seu cérebro físico, ao reconhecimento destes dois estados de ser; ele tem que se libertar conscientemente de todos os objetos do desejo e se manter como um todo unificado, desprendido e livre de todos os véus, de todas as formas nos três mundos. Quando o estado de ser consciente, como é conhecido pelo homem espiritual, vier a ser também o estado de consciência do homem em encarnação física, o objetivo terá, então, sido atingido. O homem não mais será o que seu corpo físico o torna, quando identificado com ele, a vítima do mundo. Ele caminhará livre, com o rosto resplandescente (1Co 3), e a Luz de seu rosto projetar-se-á sobre tudo o que encontre. Seus desejos não mais inclinarão a carne para a atividade e seu corpo astral não mais controla-lo-á nem o subjugará.

Pela libertação da paixão e pelo equilíbrio dos pares de opostos ele se terá livrado de seu temperamento, sentimentos, anseios, desejos e reações emocionais, que caracterizam a vida do homem comum, e terá chegado ao ponto da paz. O demônio do orgulho, a personificação da natureza mental mal empregada e as distorcidas percepções da mente são vencidas e ele se torna livre dos três mundos. A natureza da alma, as qualidades e atividades inerentes à natureza amorosa de um Filho de Deus e a sabedoria que se evidencia quando o amor e a atividade (o segundo e o terceiro aspectos) se unem, caracterizam sua vida na Terra e ele pode dizer como o Cristo: "Está consumado".


Alice A. Bailey




Fonte: do livro "A Luz da Alma" - Sua Ciência e Efeito, Tomo 1
Uma Interpretação dos Aforismos de Ioga de Patânjali
Fundação Cultural Avatar, Niterói/RJ
Fundação Educacional e Editorial Universalista (FEEU), Porto Alegre/RS
1ª Edição em Português, 1981, pp. 9-10
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/dan%C3%A7a-yoga-medita%C3%A7%C3%A3o-mulher-4052847/

NÃO PODE HAVER VAZIO NO UNIVERSO


Quando dais, recebeis; é uma lei. Não pode haver vazio no Universo e, assim que ocorre um vazio em algum lugar, é imediatamente preenchido. Logo que acabais de esvaziar os vossos reservatórios interiores, dando o vosso amor e os vossos bons desejos a todas as criaturas, algo chega imediatamente do Alto para vos preencher. Amai e sereis amados. Dai e ser-vos-á dado. Dai mesmo aquilo de que tendes falta e obtê-lo-eis. Desejais ser esclarecidos e não sabeis como atrair a luz? Pois bem, é muito simples: sereis esclarecidos esclarecendo vós mesmos aqueles que o são menos do que vós, porque um outro que possui mais luz virá transmitir-vos a sua clareza. Se Jesus disse: «Não façais aos outros o que não quereis que vos façam a vós», isso subentende também que devemos fazer o que gostaríamos que nos fizessem. Assim, esforçai-vos por apoiar outros seres, por encorajá-los, e verificareis que um poder superior virá reforçar-vos. Se tiverdes necessidade de amor e de luz, procurai primeiro dá-los àqueles que ainda têm mais necessidade do que vós, e será o próprio Deus que virá amar-vos e iluminar-vos.


Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal