domingo, 10 de dezembro de 2023

ÓLEO PARA A LANTERNA MÍSTICA (A MÍSTICA DO NATAL)


Para muitas pessoas, o advento do Natal representa a época do ano em que a paz e a boa vontade para com o próximo se manifestam com mais intensidade do que em qualquer outra ocasião. É a época em que se expressa gratidão pelas bençãos recebidas e constitui, universalmente, uma ocasião para se presentear com alegria.

Não precisamos revisar o significado do Natal como entendido pela maioria das pessoas. Porém, para o Rosacruz, pode ele representar uma época para pensar em sua divindade, sua espiritualidade, seu desenvolvimento místico, e uma excelente ocasião para retrospecção, contemplação e meditação sobre aquilo que tem real e eterno valor.

O aspecto espiritual da nossa consciência nos proporciona uma perspectiva real da vida e nos eleva à sublimidade da inspiração. Sem a espiritualidade nada seríamos, pois sua ausência significaria que seríamos meros mecanismos humanos, sem acesso ao Poder criador que embeleza a Vida e o Ser.

O verdadeiro místico é uma pessoa espiritual. O místico sabe que não basta conhecer muitas coisas acerca das virtudes, dos credos, códigos de vida, ou de magnificas filosofias. Estas coisas devem ser vividas, tornando-se parte integrante de sua vida. Sabe o místico, que a espiritualidade não depende inteiramente das crenças religiosas que se professam. Depende, antes, daquilo que se faz, da maneira como se vive, como se utilizam as virtudes, inclusive a verdade, a justiça, a modéstia e a misericórdia, eliminando-se o egoismo e cultivando-se a consideração para com os outros.

Para o Rosacruz, a espiritualidade consiste num estado de ajuste à sua Consciência Divina. A espiritualidade que resulta do desenvolvimento mistico, torna-se mais eficientemente manifesta quando o corpo físico é mantido com boa saúde e quando se usa moderação em todos os assuntos e atividades, contribuindo, deste modo, para uma personalidade bem equilibrada, o que proporciona harmonia à mente e ao corpo.

O homem é Divino, pelo fato mesmo de que aspira o sopro da vida; porém, isto não o torna necessariamente espiritual. A espiritualidade desenvolve-se do Eu Interior, do nosso Ser Real. Consiste de um reflexo da Inteligência Divina que habita no interior de cada um e de todos nós. Resulta da comunhão, da harmonização com a Consciência Infinita. Torna-se manifesta pela autopercepção, pelo contato com a fonte de Infinita Sabedoria, pela elevação de nossa consciência a um plano em que nossos horizontes se expandem e a própria consciência se desenvolve no sentido da compreensão mística e do conhecimento de Deus.

Cada um de nós é uma expressão da natureza divina da vida. Vivemos para tornar manifesta a nossa divindade, para desfrutar e obter o máximo da vida. Um dos objetivos do misticismo consiste em trazer infinita realização aos que aspiram a espiritualidade. O universo inteiro é, em si mesmo, de natureza divina. Não podemos mencionar coisa alguma da Natureza que não seja divina e de origem infinita.

A Divina Consciência é constante; não muda com o fluxo e refluxo da humana compreensão.

A arte de viver consiste em viver no presente, tornando cada momento tão perfeito quanto possível, pela compreensão de que somos instrumentos e expressões do Infinito.

Deus, a Mente Suprema, a Divina Inteligência, é a fonte, o manancial da abundância.

Devemos alcançar a compreensão de que Deus abrange toda a realidade. Devemos sentir isto conscientemente, e não, aceitá-lo como reconhecimento meramente teórico de um fato. Precisamos experimentá-lo diretamente.

[...] Quanto mais tempo dedicarmos à meditação, à harmonização cósmica e à consideração para com o próximo, mais poderoso se tornará o nosso empenho e maior o nosso desenvolvimento.

[...] Com que óleo alimentamos nossa lanterna, para iluminar nosso Caminho? Certamente é com a Divina Sabedoria.

[...] A doutrina da reencarnação indica que a vida nos foi concedida como uma oportunidade de edificarmos ou criarmos o nosso destino e que, assim como o temos edificado e o estamos fazendo agora, assim como o temos criado e o estamos ainda criando, assim o será no porvir; pois o amanhã será o resultado daquilo que fazemos hoje; nosso futuro está sendo preparado no presente.

[...] Que a Grande Luz do Leste se infunda em seu Ser. Que essa Luz desperte a Consciência Infinita latente em seu interior. Que a compreensão mística da época do Natal o inspire e enriqueça sua vida com bençãos infinitas, levando-o a percepção do Reino Infinito que existe em seu interior e que todos podem contemplar.



Ordem Rosacruz - AMORC



Fonte: do livro "Luz que vem do Leste", 1ª ed., pp. 123-30, 1995, Curitiba/PR
www.amorc.org.br
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/natal-azul-preto-natal-motivo-de-2933008/