segunda-feira, 10 de novembro de 2014

CONTENTAMENTO - PUREZA - BENEVOLÊNCIA - GENEROSIDADE

Um bom método para permanecer contente e feliz é praticar meditação. É estar consciente do seu verdadeiro ser – a alma no corpo – e conectar com o Pai,  a Alma Suprema. É abastecer-se na Fonte de amor, paz, felicidade, poder e alegria supra-sensorial. O Pai dá ao filho a herança do contentamento. O reflexo dessa herança é visível na personalidade feliz do filho. Quando Pai e filho estão ligados mentalmente, o contentamento está sempre presente. (Contentment and happiness, Purity, July 2014)

Pureza é a personalidade espiritual. O sinal da pureza é limpeza e verdade. Os olhos daqueles que despertaram seu eu verdadeiro não se voltam para as fraquezas dos outros. Também não são atraídos pelo que os outros conquistaram porque aqueles que têm a personalidade da pureza são completos em sua natureza e relacionamentos. Para eles nada está faltando. E porque estão preenchidos na mente, eles permanecem contentes. (Contentment and happiness, Purity, July 2014)

A benevolência reflete um estado de espírito de profundo bem-estar e bons sentimentos para si e para os outros. As pessoas benevolentes criam à sua volta uma vibração pura e positiva capaz de dar a todos uma experiência de bondade. Elas inspiram conforto e confiança num clima de respeito mútuo. Ninguém fica amedrontado na presença de quem possui esta virtude. (António Sequeira, Virtudes para uma Nova Consciência, Centro de Raja Yoga Brahma Kumaris de Lisboa, 1999)

Generosidade é mais do que simplesmente dar. O maior ato de generosidade é ver além das fraquezas e erros dos outros, ajudando-os a reconhecer seu valor inato. Os verdadeiros generosos são aqueles que se esforçam para serem mestres de si. Eles são sempre benevolentes com aqueles que criticam ou ignoram o que é bom. Eles entendem que para haver um profundo trabalho interior é preciso alcançar a bondade. Eles têm empatia pelas pessoas porque conhecem as dificuldades enfrentadas por elas na busca do autoconhecimento. Aqueles que nunca tentaram se aprimorar tem pouca tolerância em relação aos outros. (Dadi Janki)

Os grandes tesouros da vida são: amor, paz e felicidade. A única maneira de aumentar esses tesouros é dá-los. Mesmo se tivermos apenas um pouco de um desses tesouros, se o compartilharmos nós o veremos crescer. Por exemplo, se não temos muita paciência, mas usamos o pouco que temos, nossa habilidade de ser paciente aumentará. (Dadi Janki)




Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal