sábado, 10 de janeiro de 2015

PEREGRINOS RUMO À LIBERTAÇÃO

Todos são peregrinos na jornada rumo à cidade da libertação. Cada vida é apenas um estágio na jornada, seu corpo é uma casa de repouso para uma curta estadia durante a peregrinação. A mente é o zelador do lugar de nosso descanso. Não trate a mente como um mestre ou proprietário, mas cuide dela para que a casa que temos o privilégio de ocupar não se danifique ou se polua. Devemos tratar o vigia da casa educadamente e não destruir seu interior. Uma mente inquieta é uma importante fonte de problemas de saúde. Muitos estão constantemente aflitos por uma ou outra fonte de preocupação, nunca livres de ansiedade. Por quê? Porque estão identificando-se com o corpo! Adquire-se seu corpo pelas suas atividades e feitos passados, causados pelas atrações gêmeas de amor e ódio. Você pode escapar desse ciclo se perceber a Unidade do ser Divino presente em si e em todos.




Sathya Sai Baba





Fonte:http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

CAMINHO ESPIRITUAL E SITUAÇÕES APARENTEMENTE DESFAVORÁVEIS

A partir do instante em que decidis seguir o caminho da luz, as situações aparentemente mais desfavoráveis começam a concorrer para o vosso bem. Com efeito, as forças que desencadeais quando vos comprometeis neste caminho intervêm para modificar essas situações e aquilo que deveria prejudicar-vos põe-se, pouco a pouco, ao vosso serviço. Vós apenas precisais de escolher a orientação certa. Quanto aos acidentes que poderão ocorrer pelo caminho – dificuldades, obstáculos, insucessos –, não vos demoreis neles. Aceitai-os, sabendo que, mais cedo ou mais tarde, alguma coisa intervirá para que os insucessos se transformem em sucessos e os desgostos em alegrias. Mas ai daqueles que não souberam escolher o bom caminho! Talvez comecem por ser bem-sucedidos, mas, na realidade, esses sucessos são armadilhas. Em vez de se regozijarem e se vangloriarem junto dos outros, se eles conhecessem as leis iriam tremer, pois saberiam que esses triunfos apenas preparam a sua queda.




Omraam Mikhaël Aïvanhov





Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

AMOR ESPIRITUAL

O amor espiritual é aquele que jamais causa tristeza. Em primeiro lugar é amor pela verdade. E quando há a experiência da verdade no eu, o amor se torna um fogo que destrói a negatividade. No amor espiritual há individualidade mas não me torno individualista. É um amor doador que não busca retorno, assim como o sol não busca reconhecimento do seu brilho. Não cria dependências, é real e puro. Quando consigo afastar-me do egoísmo e do apego, posso dar amor espiritual.

Eu deveria manter o sentimento de amor independente do que as pessoas sintam porque o amor cura e traz felicidade. Ser amoroso é uma maneira natural de viver. Se eu cultivar o hábito de ser mais amoroso, minha felicidade aumentará e as atitudes dos outros suavizará. Muitas pessoas tem sentimentos negativos devido a falta de amor. Tais sentimentos atropelam a energia e esgotam o bem-estar de todos. Quando reconheço isso e me determino a ficar positivo eu consigo acabar com os ciclos negativos e revelar o poder do amor em ação.




Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A PEGADA DA IMPERMANÊNCIA

A familiarização com a morte e impermanência é fundamental e muito benéfica. Através dela, se percebe que esta vida não dura e há o abandono das preocupações voltadas para esta vida*. Essa meditação é o principal incentivo para ações que asseguram boas condições em vidas futuras.

Sem a lembrança da morte, ficaremos nos preparando para uma longa permanência nesta vida: as preocupações do dia-a-dia com comida, roupas etc. Busca por bem-estar e fama, o tempo todo pensando nisso. E não faremos nada voltado para as vidas futuras.

Se lembrarmos da morte e impermanência, com a exceção dos atos que asseguram as condições das próximas vidas, não ficaremos preocupados com preparativos para esta vida. 

Por isso, o Buda Baghavan disse:

Entre todas as percepções, a percepção da impermanência é a suprema. Entre todas as pegadas, a pegada do elefante é a suprema.

O elefante tem um corpo enorme, por isso, diferentemente dos outros animais, deixa uma marca grande. Perceber a impermanência faz com que atiremos longe as preocupações mundanas.

Através de uma intensa lembrança sobre a necessidade de assegurar felicidade em vidas futuras, que provoca o abandono de ações negativas, a adoção de ações positivas e a prática do Darma sublime, a meditação sobre a morte e impermanência deixa uma pegada imensa.


* “Preocupações voltadas para esta vida” se referem aos planos e ações que consideram o bem-estar apenas nesta vida, desconsiderando a morte, a continuidade da mente e os efeitos cármicos.




Geshe Lhundup Sopa





Fonte: “Lectures on Tibetan Religious Culture”, cap. 13
http://darma.info/
Fonte da Gravura: Elias, O Profeta
Pintura de Nicholas Roerich
http://www.roerich.org/