domingo, 10 de fevereiro de 2013

DA TRISTEZA À PAZ INTERIOR


Quando sentis a tristeza a aproximar-se, não a deixeis invadir-vos, reagi! E a que é que eu chamo reagir? Procurar argumentos para afastar a tristeza não é fácil. Será mais provável conseguirdes mudar o vosso estado interior agindo no plano físico: levar uma flor ou um fruto a um amigo (sim, uma flor ou um fruto, não a vossa tristeza) ou escrever-lhe uma palavrinha, sair à rua lançando bons olhares ou mesmo um sorriso a quem passa. Há tantas coisas que se pode fazer! Coisas aparentemente pouco importantes, mas, na realidade, muito eficazes.

Muitas das vossas tristezas têm causas irrelevantes: uma pequena contrariedade, uma pequena humilhação. Pois bem, em vez de ficardes a ruminar em tudo isso e vos deixardes ir abaixo, nesse momento deveis manifestar gentileza. Não só encontrareis a vossa paz interior, mas também ganhareis amigos, sereis para eles uma fonte viva, um raio de sol, um jardim florido.

Aprendei a servir-vos da tristeza para fazer algo de bom, de útil, que talvez não tivésseis feito se vos sentísseis felizes e bem-dispostos.


Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal