sábado, 29 de junho de 2013

INDO ALÉM DAS PALAVRAS

Para compreendermos um ao outro, eu penso que é necessário não ficarmos presos em palavras porque, uma palavra como Deus, por exemplo, pode ter um sentido particular para você, enquanto que para mim pode representar uma formulação totalmente diferente, ou nenhuma formulação de fato. Assim é quase impossível se comunicar com o outro, a menos que nós dois tenhamos a intenção de compreender e ir além de simples palavras. A palavra livre geralmente implica estar livre de alguma coisa, não é? Comumente significa estar livre da ambição, da inveja, do nacionalismo, da raiva, disto ou daquilo. Por outro lado, liberdade pode ter um significado totalmente diferente que é o sentido de ser livre, e penso que é muito importante compreender este significado. Afinal a mente é feita de palavras, entre outras coisas. Ora, pode a mente estar livre da palavra inveja? Experimente isto e você verá que palavras como Deus, verdade, ódio, inveja, têm um profundo efeito na mente. E pode a mente estar tanto neurologicamente como psicologicamente livre destas palavras? Se não está livre delas, ela é incapaz de encarar o fato da inveja. Quando a mente pode olhar diretamente para o fato que ela chama “inveja”, então o próprio fato atua muito mais prontamente do que o esforço da mente para fazer alguma coisa sobre o fato. O processo de reconhecimento é pela palavra, e no momento em que reconheço o sentimento pela palavra, dou continuidade a esse sentimento. 



J. Krishnamurti



Fonte: do livro "The Book of Life"
http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

NOÇÃO EQUIVOCADA

Inquietação (Ashanti) está em alta por causa de apego, ódio e paixão. Estes nascem da ignorância, o que provoca ilusão. 

Coisas vistas na escuridão não podem ser nítidas - uma corda é confundida com uma cobra, um pedaço de vidro pode ser cobiçado como um diamante. Portanto, esta luz indistinta, ou seja, essa noção equivocada deve desaparecer. Isso só pode acontecer quando os métodos de descobrir a verdade forem aprendidos. 

Isso é o que as Escrituras e os sábios ensinam. Eles o guiam a dirigir seus sentidos investigadores de fora para dentro. O reino interior dos impulsos, instintos, hábitos, preconceitos e atitudes deve ser limpo para que Deus possa ser refletido claro e brilhante nele.



Sathya Sai Baba



Fonte: www.sathyasai.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal