sexta-feira, 8 de abril de 2022

A ORAÇÃO É O CORAÇÃO DA VIDA


... Algo que nos ajudará a meditar de maneira mais leal é crescer no conhecimento da razão pela qual devemos meditar. Acredito que todo mundo vivente tem um certo grau de percepção relacionado à totalidade e ser feliz. A maioria de nós começa com a ideia de totalidade pensando em adquirir coisas que nos fazem felizes – pode ser conhecimento ou sucesso, até mesmo conhecimento espiritual ou sucesso espiritual. É muito difícil para nós sairmos da ideia na sociedade em que vivemos, da plenitude materialista e da satisfação de adquirir. Esta é a maneira que pensamos que nos dará felicidade. Mas a experiência repetidamente prova o contrário: que a essência da totalidade surge da descoberta da harmonia, concordância ou ressonância dentro de nós mesmos que se irradia para fora para abraçar e incluir os outros e realmente se tornar uma harmonia para todo o universo. Mas para descobrir essa harmonia com tudo o que foi criado, você deve tecer o caminho para a harmonia que existe em seu coração. Você deve primeiro descobrir essa harmonia em si mesmo, e esta é a razão pela qual você deve meditar.

Todos sabemos que basta um pouco de experiência para descobrir que o sucesso, as posses, a riqueza, o respeito, embora bons ou práticos, são muito limitados. Eles podem até nos restringir à meditação em comparação com a plenitude que surge quando descobrimos que estamos em ressonância com o universo, com o próprio Deus. Ao revelar essa ressonância, a meditação é exigente. Não tenha o equívoco de que a simplicidade é fácil ou com ilusões de liberação instantânea. Não há atalhos porque não há misticismo instantâneo.

A oração é o coração da vida, a vida é o crescimento e o crescimento é um processo de mudança. Cada um de nós deve, com lealdade e disciplina, criar o caminho da conversão. Não que seja um caminho sem alegria, deleite ou admiração. Mas você descobrirá que para realizá-lo você deve ser disciplinado; você deve ser leal a ele para aceitar suas dádivas.

O problema conosco, como ocidentais, é aceitar o caminho da simplicidade. Não há maior simplicidade do que aceitar o presente. Para alcançar essa simplicidade de ser, que é a condição da plenitude, devemos nos descomplicar. Devemos começar onde somos mais complexos - com nossa mente consciente e com nosso pensamento. A meditação é um estado de ser onde você não está pensando em nada. Você não está imaginando. Você não está tendo conversas imaginárias ou revendo experiências do seu passado, presente ou futuro. Você está em perfeito estado de paz, em perfeita quietude de mente e imaginação.

O caminho da quietude é o caminho que transcende o pensamento e a imaginação. Em primeiro lugar, você deve querer encontrar o caminho desses processos. Caso contrário, a meditação pareceria ininteligível ou ameaçadora. Em segundo lugar, você deve querer urgentemente encontrar uma maneira de começar a seguir um compromisso. Terceiro, quando o Espírito que o guia assim determinar, você encontrará o caminho ...



Fr. John Main, OSB




Fonte: do livro "O Coração da Criação", Canterbury Press, 2007
Traduzido para o espanhol por Lucía Gayón, e para o português por este blog.
PERMANECER EN SU AMOR - Coordenadora: Lucía Gayón - Ixtapa, México
www.permanecerensuamor.com - permanecerensuamor@gmail.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

REGRESSA SEMPRE AO CAMINHO PARA A LIBERDADE


Quando pareces perder repentinamente tudo o que pensavas ter conquistado não desesperes. A tua cura não é linear. Deves contar com reveses e retrocessos. Não digas a ti mesmo: “está tudo perdido. Tenho que recomeçar do princípio”. Não é verdade. Não se perde o que já se conquistou.

Há por vezes pequenas coisas que se avolumam e te fazem sentir perdido por momentos. A fadiga, um comentário aparentemente frio, a incapacidade de alguém para te escutar, um esquecimento inocente, que se assemelha a desprezo – quando tudo acontece ao mesmo tempo podes sentir que voltaste ao princípio. Mas tenta pensar nesses acontecimentos como num desvio temporário da tua caminhada. Quando regressares ao caminho regressarás ao ponto onde o abandonaste, não ao princípio.

É importante não te demorares nos pequenos momentos em que não progrides. Tenta regressar a casa  imediatamente, a esse ponto sólido dentro de ti. Caso contrário esses momentos começam a ligar-se a momentos semelhantes e juntos tornam-se suficientemente poderosos para te afastarem para muito longe do teu caminho.

Tenta manter-te atento a distrações aparentemente inócuas. É mais fácil regressar ao caminho quando se está à beira da estrada do que quando se é arrastado para um pântano vizinho.

Em tudo continua a confiar em que Deus está contigo, em que Deus te deu companheiros de caminhada.

Regressa uma e outra vez ao caminho para a liberdade.



Henri Nouwen



Fonte: do livro "A Voz Íntima do Amor", Ed. Paulinas
Via: https://combonianum.org/liturgia-liturgy/quaresima-lent/40-dias-com-henri-nouwen/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal