domingo, 12 de março de 2023

O PENSAMENTO É UMA REALIDADE


Todos os pensamentos que vós formais, por mais fracos e insignificantes que sejam, são uma realidade. Até é possível vê-los e há criaturas que os veem. Um pensamento é um ser vivo. Evidentemente, no plano físico não é possível vê-lo agir nem agarrá-lo, mas na sua região, com os materiais sutis de que é formado, ele é um ser vivo e atuante. A ignorância desta verdade causa muitas dificuldades e provações. Os humanos não veem, não sentem, que o pensamento atua, que ele constrói ou destrói; permitem-se pensar irrestritamente e depois ficam espantados com o que lhes acontece. O pensamento é uma realidade viva; por isso, deveis vigiar-vos para só emanardes e projetardes os melhores pensamentos, repletos de amor, de bondade, de luz, de harmonia. O verdadeiro saber começa aí: na consciência de que o pensamento é uma realidade.



Omraam Mikhaël Aïvanhov




Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/cabe%c3%a7a-percep%c3%a7%c3%a3o-psicologia-mundo-3113192/

PURIFICANDO AS EMOÇÕES


[...] Vimos como as virtudes do arrependimento e da humildade são importantes para o nosso crescimento espiritual. No entanto, existem fortes emoções egocêntricas que podem retardar o progresso neste caminho.

Evagrio, o Pai do Deserto por excelência e mestre de Juan Casiano, em uma de suas obras mais conhecidas, "Tratado Prático", trata fundamentalmente dessa grande dificuldade: "A vida ascética é o método espiritual para limpar a alma de sua parte afetiva”. Embora Evagrio tenha lidado com os problemas dos ascetas do deserto egípcio, seu conselho é tão psicologicamente profundo que é totalmente aplicável a todos nós que estamos seriamente no caminho espiritual.

Evagrio usa o termo “demônios” para se referir aos desejos egocêntricos avassaladores que podem alimentar nosso comportamento e nos manter focados exclusivamente no mundo material. As pessoas de hoje podem não identificar esse termo, mas Evagrio está se referindo a todas aquelas fortes emoções egocêntricas que vêm de nossas profundas necessidades instintivas de sobrevivência - segurança, poder, controle e auto-estima - que não foram satisfeitas. O "ego" é nosso instinto de sobrevivência; precisamos dele e ele é valioso, é um presente de Deus. Precisamos desse instinto para sobreviver, para lidar com todos os perigos que espreitam em nosso ambiente. Mas nossas necessidades de sobrevivência devem ser atendidas em um grau saudável. Porque se os percebemos como insatisfeitos, principalmente devido às experiências da infância, devemos nos conscientizar de como esses desejos podem ser distorcidos e desproporcionais e podem estar se manifestando em forças e "demônios" que inconscientemente dirigem nosso comportamento. Assim, adverte Evagrio, eles precisam ser purificados novamente para recuperar seu estado natural de equilíbrio.

Nosso trabalho, portanto, nos diz Evagrio, é identificar nossos "demônios" pessoais. Fazemos isso através da oração, da meditação, invocando a força espiritual para nos ajudar e, através do nosso esforço, alcançar o autoconhecimento e a consciência que se consegue observando nossos pensamentos. Evagrio não está nos pedindo para contemplar o "lixo" comum e banal que flutua na superfície de nossas mentes. Isso seria inútil e terrivelmente chato. Ele se refere aos pensamentos profundos que são expressões de nossas necessidades insatisfeitas e desejos não purificados. A todos esses pensamentos significativos e associações mentais devemos dar a atenção que merecem. São os únicos indicadores que temos para realmente saber o que nos motiva a fazer o bem ou o mal. No entanto, este trabalho que fazemos não é apenas para nosso benefício. Ao purificar nossas emoções, ao curar nossas próprias feridas, a corrente de amor que flui através de nosso verdadeiro eu não é impedida e, como resultado, somos mais abertos e compassivos para com os demais.

É verdade que muitas vezes a vida é apenas sobrevivência. Mas mesmo nessas circunstâncias terríveis, encontramos pessoas que, ignorando o perigo para si mesmas, agem com integridade, amor e compaixão. Etty Hillesum, uma mística holandesa que morreu em um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial, mostrou seu apoio e conforto a todos aqueles que estavam com ela porque ela viu a essência divina dentro de cada um [...].


Kim Nataraja



Fonte: WCCM Espanha - Comunidad Mundial para la Meditación Cristiana
http://wccm.es/
Traduzido por WCCM España e para o português por este blog.
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/risonho-emoticon-raiva-bravo-2979107/